Reumatismo

PUBLICIDADE

Reumatismo – Definição

Existem várias doenças que são classificadas em distúrbios reumáticos.

termo reumatismo é um termo leigo vagamente usado para descrever a artrite reumatóide.

Os distúrbios reumatóides incluem aqueles que afetam músculos, articulações e ossos. Eles são comuns e têm um enorme impacto na saúde de uma vasta população em todo o mundo.

As condições mais graves levam a doenças reumáticas inflamatórias que causam destruição de articulações e órgãos. Estas são uma das principais causas de dor intensa, incapacidade e até morte, afetando a qualidade de vida e levando a várias comorbidades ou doenças associadas.

Reumatismo é um termo usado para descrever uma variedade de condições diferentes, todas com sintomas semelhantes. Hoje, os médicos chegam a diagnósticos muito mais específicos em relação às doenças reumáticas e não usam o termo reumatismo como diagnóstico, mas como uma categoria de condições.

Reumatismo é um termo geral aplicado a várias condições diferentes que produzem sintomas semelhantes.

As condições reumáticas causam inflamação nos músculos e articulações e podem potencialmente levar a danos na cartilagem e nos ossos.

O resultado geralmente é dor crônica, inchaço e dor nas articulações e áreas adjacentes. Às vezes, os sintomas de reumatismo podem dificultar a realização de atividades diárias.

Muitos pacientes acham que sua mobilidade, destreza e amplitude de movimento diminuem com os sintomas de reumatismo.

Na maioria dos casos, as opções de tratamento ajudam os pacientes com doenças reumáticas a continuarem a ter uma vida plena e feliz, reduzindo a dor e controlando os sintomas

Reumatismo – O que é

Reumatismo é um termo médico frequentemente usado para descrever distúrbios associados a muitas partes diferentes do corpo. Na maioria das vezes, as pessoas associam a palavra à artrite ou à febre reumática, uma complicação da faringite estreptocócica que pode resultar em danos ao coração. No entanto, o termo pode ser usado para se referir aos sintomas de várias condições que podem causar dor e/ou fraqueza.

Algumas condições que já receberam o rótulo geral de reumatismo ou chamadas de doenças reumáticas incluem artrite reumatóide, osteoartrite, lúpus, fibromialgia e tendinite. Frequentemente, os distúrbios autoimunes, uma vez que permaneciam sem nome, mas causavam dor além de afetar outros órgãos, eram agrupados sob esse rótulo.

Doenças como o lúpus eram particularmente suscetíveis de serem chamadas de reumatismo.

A compreensão posterior das ações dessas doenças mostra que o problema não é a disfunção das articulações, mas sim o sistema imunológico que pode atacar articulações, músculos e órgãos.

Algumas formas são chamadas de reumatismo não articular e podem afetar os tecidos moles causando dor em todo o corpo. Condições como tendinite e fibromialgia se enquadram nessa categoria. Além disso, essas formas podem ser localizadas em áreas específicas do corpo. A bursite é uma forma que afeta e inflama as bursas, que são bolsas especiais que protegem as articulações e os músculos sobrepostos.

Ocorre com mais frequência no local de uma articulação que pode ter sido lesionada por uso excessivo.


Reumatismo

Outras formas de reumatismo não articular também podem resultar de movimentos repetitivos. A Síndrome do Túnel do Carpo está nesta classe e geralmente é causada por má posição ao digitar ou por problemas posicionais ao montar vários produtos do mesmo tipo.

Outro tipo é a síndrome da articulação temporomandibular, que afeta apenas as articulações dos maxilares. Muitas pessoas sofrem dessa condição, que pode fazer com que a boca fique presa ao abrir ou fechar, ou causar estalos e estalos dolorosos quando a mandíbula é movida.

termo geral reumatismo raramente é ouvido agora nas comunidades médicas, porque os profissionais de saúde sentem que a nomenclatura específica das doenças pode indicar melhor os padrões de tratamento e cuidados. O tratamento do lúpus, por exemplo, é muito diferente do tratamento da bursite ou da articulação temporomandibular. Com nomes mais específicos, vêm pesquisas específicas que podem ajudar a determinar uma série de informações sobre uma doença.

Termos excessivamente gerais carecem da especificidade necessária para definir a ação de uma condição, que melhor direciona o tratamento eficaz.

O termo “reumatismo”

termo reumatismo foi usado em contextos históricos quando se referia a qualquer um da vasta gama de doenças articulares inflamatórias. Não é mais usado na literatura médica como tal e as doenças listadas em distúrbios reumatóides podem ser enumeradas em reumatismo.

Alguns países usam a palavra Reumatismo para descrever a síndrome da fibromialgia.

O reumatismo tem assim duas formas:

Articular ou aquele que afeta as articulações que geralmente inclui artrite reumatóide, lúpus, gota, espondilite, etc.
Não articulares ou que afetam tecidos moles, músculos e levam a síndromes dolorosas regionais

Houve um tempo em que as dores denominadas reumatismo eram uma parte normal do envelhecimento.

A maioria da população, à medida que envelhece, desenvolve rigidez e dor nas articulações. Muitos dos casos que foram denominados reumatismo eram, na verdade, casos de osteoartrite e não de artrite reumatóide ou qualquer um dos distúrbios inflamatórios.

Qual é a diferença entre artrite e reumatismo?


Artrite e Reumatismo

Uma das principais diferenças entre artrite e reumatismo são as condições que eles descrevem. “Artrite” é um termo usado para descrever condições que afetam principalmente as articulações, e “reumatismo” é usado para descrever condições que afetam principalmente os tecidos conjuntivos que envolvem os ossos e articulações. Existem cerca de 200 condições diferentes que se enquadram nas categorias de artrite e reumatismo. Essas condições afetam diferentes áreas do corpo, incluindo articulações, ossos, músculos, tendões, pele e órgãos.

Outra diferença entre artrite e reumatismo é que a artrite geralmente afeta apenas os idosos, ou afeta mais as pessoas à medida que envelhecem, mas o reumatismo pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade.

artrite é uma doença das articulações e consiste em mais de 100 condições, incluindo osteoartrite, artrite reumatóide, artrite séptica e gota.

A dor da artrite geralmente resulta do desgaste das articulações ou dos músculos circundantes. Como resultado, a artrite geralmente piora com o passar do dia.

A dor da artrite também pode ocorrer como resultado de inflamação, infecções ou certas doenças. A dor pode dificultar a realização de tarefas diárias, como segurar uma caneta ou lápis, digitar ou subir e descer escadas.

reumatismo é uma doença inflamatória dos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões e ligamentos. Pode afetar as articulações e os ossos, mas está principalmente associado aos músculos e outros tecidos que envolvem os ossos e as articulações. O reumatismo também pode afetar a pele, o coração e outros órgãos.

Algumas das várias formas de distúrbios reumáticos incluem bursite, fibrosite, miosite, artrite reumatóide, febre reumatóide e dor no pescoço e nas costas.

dor do reumatismo geralmente resulta de um distúrbio autoimune, no qual o sistema imunológico começa a atacar as articulações e os músculos ao redor. Embora não haja evidências sólidas, algumas pessoas sugerem que o clima frio e úmido também pode desempenhar um papel na causa da dor reumatóide.

dor associada ao reumatismo geralmente é pior pela manhã, quando os músculos estão rígidos durante a noite. Com o passar do dia, no entanto, os músculos e as articulações se aquecem devido ao movimento e a dor geralmente diminui.


O reumatismo é uma doença inflamatória dos tecidos conjuntivos,
como músculos, tendões e ligamentos

A semelhança entre artrite e reumatismo é que ambas as condições são crônicas, o que significa que são condições de longo prazo.

Ambos são difíceis de tratar e podem ter efeitos incapacitantes no corpo quando não são cuidados. As opções de tratamento para artrite e reumatismo incluem o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

No caso de artrite, fisioterapia, exercícios moderados e controle de peso podem ajudar a controlar os sintomas.

Reumatismo – Causas

artrite reumatoide é uma doença autoimune. Normalmente, seu sistema imunológico ajuda a proteger seu corpo contra infecções e doenças. Na artrite reumatóide, o sistema imunológico ataca o tecido saudável nas articulações. Também pode causar problemas médicos no coração, pulmões, nervos, olhos e pele.

Os médicos não sabem o que inicia esse processo, embora um componente genético pareça provável. Embora seus genes não causem artrite reumatóide, eles podem torná-lo mais propenso a reagir a fatores ambientais – como infecção por certos vírus e bactérias – que podem desencadear a doença.

Reumatismo – Sintomas


Reumatismo

Os distúrbios articulares inflamatórios envolvem dor intensa nas articulações, inchaço, rigidez e fadiga experimentados quando a pessoa está na meia-idade.

Isso afeta gravemente a capacidade de trabalho e funcionamento envolvendo a construção e manutenção de carreiras, criação dos filhos e atividades diárias essenciais.

Sinais e sintomas de artrite reumatóide podem incluir:

Articulações sensíveis, quentes e inchadas
Rigidez articular que geralmente é pior pela manhã e após inatividade
Fadiga, febre e perda de apetite

A artrite reumatoide precoce tende a afetar primeiro as articulações menores – particularmente as articulações que ligam os dedos às mãos e os dedos dos pés aos pés.

À medida que a doença progride, os sintomas geralmente se espalham para os pulsos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas articulações em ambos os lados do corpo.

Cerca de 40% das pessoas com artrite reumatóide também apresentam sinais e sintomas que não envolvem as articulações.

As áreas que podem ser afetadas incluem:

Pele
Olhos
Pulmões
Coração
Rins
Glândulas salivares
Tecido nervoso
Medula óssea
Veias de sangue

Os sinais e sintomas da artrite reumatóide podem variar em gravidade e podem até ir e vir. Períodos de aumento da atividade da doença, chamados surtos, alternam-se com períodos de remissão relativa – quando o inchaço e a dor diminuem ou desaparecem. Com o tempo, a artrite reumatoide pode fazer com que as articulações se deformem e se desloquem.

Reumatismo – Tratamento

Se você sofre de reumatismo, pode descobrir que uma mudança em sua dieta e estilo de vida pode ajudar a reduzir seus sintomas.

Medicamentos analgésicos – são comprimidos ou géis prescritos pelo seu médico ou disponíveis na farmácia local sem receita médica. Em geral, os analgésicos devem ser usados com cautela e é importante evitar a dependência deles.
Existem vários remédios naturais que podem ajudar com dores musculares e articulares. Estes incluem Garra do Diabo e Arnica.

Finalmente, muitas pessoas que sofrem de dores articulares e musculares de reumatismo descobrem que reduzir os níveis de estresse e ficar atento aos sinais indicadores de preocupação, mau humor ou ansiedade pode ajudar muito. Esta é a razão pela qual técnicas de relaxamento, como ioga ou hipnoterapia, podem ajudá-lo a reduzir a dor sentida.

Fonte: www.avogel.co.uk/www.news-medical.net/www.thehealthboard.com/www.mayoclinic.org/www.pakurangamedical.co.nz/www.topdoctors.co.uk/grecianhospital.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Um comentário

  1. Eliene Soares schlegel

    Foi muito bom poder conhecer tanto sobre o reumatismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.