Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Síndrome de Kluver Bucy  Voltar

Síndrome de Kluver Bucy

 

O que é

A síndrome de Kluver Bucy é provocada pela ablação do pólos temporais e tem na amígdala sua estrutura crítica, leva a um quadro de hipersexualidade e inadequação somado a diminuição da agressividade.

Acredita-se que os distúrbios comportamentais dela decorrentes se dêem por que os animais não são mais capazes de fazer uma associação entre os estímulos do ambiente e as respostas a eles adequadas.

Macacos amidalectomizados quando retornam a seu grupo social perdem sua posição hierárquica e são desprezados pelos seus companheiros justamente por estarem impossibilitados de processar estímulos e responderem de maneira adequada.

O giro do cíngulo quando estimulado provoca sensações de familiaridade, "déjà vu".

Há evidências de que a amígdala é estimulada em momentos de ansiedade, e teria ela a função de conferir uma conotação afetiva a percepção da ameaça.

O resultado desse processamento seria transmitido ao hipotálamo medial e matéria cinzenta periaquedutal, que seria responsável pelas manifestações comportamentais, neurovegetativas e hormonais do medo que constituem a reação de defesa.

Cannon descobriu que, quando um animal se defrontava com uma situação que evocava dor, raiva ou medo, respondia por um conjunto de reações fisiológicas que o preparava para enfrentar o perigo pela "luta" ou "fuga".

A raiva e a placidez está diretamente ligado a núcleos no SNC. Em relação a raiva, temos o núcleo amigdalóide e o dorso-medial, enquanto, em relação a placidez, temos o ventro-medial e o septal.

Esses núcleos interagem um inibindo o outro da seguinte maneira: o amigdalóide inibe ventro-medial, que inibe o dorso medial que inibe o septal.

Em alguns tipos de loucura, a lobotomia temporal era feita de modo que o circuito descrito anteriormente era desequilibrado, onde o núcleo amigdalóide era retitrado e o septal passava atuar, deixando o indivíduo plácido. O caso é exemplificado no filme "O estranho no ninho", que denuncia a burocracia médico-administrativa.

Fonte: www.icb.ufmg.br

Síndrome de Kluver Bucy

O que é

A Síndrome Kluver Bucy é um comprometimento comportamental rara caracterizada por comportamentos sexuais impróprios.

Outros sinais e sintomas incluem uma capacidade diminuída para reconhecer visualmente os objetos, a perda de reações normais de medo e raiva, perda de memória, distração, convulsões e demência.

Ela está associada a danos nos lobos temporais anteriores do cérebro.

Casos têm sido relatados em associação com herpes encefalite e traumatismo craniano.

É uma síndrome neurocomportamental associada com disfunção do lobo temporal medial bilateral.

As manifestações clínicas incluem os seguintes comportamentos:

Comportamento exploratório oral
Comportamento exploratório tátil
Hipersexualidade
BULIMIA
Défict de memória placide
Incapacidade de reconhecer rostos ou objetos.

Esse transtorno pode resultar de uma variedade de condições, incluindo trauma Craniocerebral, infecções, doença de Alzheimer e perturbações cérebro-vasculares.

Fonte: saude.psicologiananet.com.br

Síndrome de Kluver Bucy

O que é Síndrome Klüver-Bucy?

Síndrome de Kluver-Bucy é uma disfunção comportamental raro que está associada com danos para ambos os lóbulos temporais anteriores do cérebro. Isso faz com que os indivíduos para colocar objetos na boca e se envolver em comportamento sexual impróprio.

Outros sintomas podem incluir agnosia visual (incapacidade de reconhecer visualmente objetos), a perda de reações normais de medo e raiva, perda de memória, distração, convulsões e demência. A doença pode ser associada com herpes e o trauma, o qual pode resultar em danos cerebrais.

Existe algum tratamento?

O tratamento é sintomático e de suporte, e pode incluir terapia medicamentosa.

Qual é o prognóstico?

Não há cura para a síndrome de Klüver-Bucy. A desordem não é risco de vida, mas o paciente pode ser difícil de gerir. Com o tratamento, os sintomas podem declinar lentamente.

Resumo

Essa síndrome esta associada com a agnosia visual, hiperoralidade e hipersexualidade.

Atenção dirigida a qualquer estimulo visual com necessidade irresistível de tocá-lo.

São acompanhadas por distúrbios de memória e linguagem depois de lobotomias temporais bilaterais, traumatismo cranioencefalico, encefalite e herpética, nas demências e em casos de tumores cerebrais múltiplos. Pode ser interpretada como ocasionada por uma desconexão entre o sistema límbico e áreas corticais.

Fonte: xa.yimg.com

Síndrome de Kluver Bucy

O que é

Síndrome de Klüver-Bucy não é um fenômeno raro na Doença de Alzheimer.

Consiste ela em hiperoralidade, isto é, ingestão de substâncias não alimentares indicando distúrbio amigdaliano bilateral.

Quando houveer ingestão excessiva de substâncias alimentares é indício de lesão hipotalâmica, acarretando muitas vezes obesidade e colocação compulsiva de alimentos na boca, hiperssexualidade, andar sem rumo e continuamente, e rituais compulsivos sem uma finalidade específica.

Fonte: togyn.br.tripod.com

Síndrome de Kluver Bucy

Síndrome de Klüver-Bucy foi documentada pela primeira vez entre certos seres humanos que sofreram lobectomia temporal em 1955 por H. Terzian e GD Oregon.

Ele foi observado pela primeira vez em um ser humano com meningoencefalite em 1975 por Marlowe et al. síndrome de Klüver-Bucy pode se manifestar depois de qualquer um destes (lobectomia pode ser medicamente necessário por razões como acidentes ou tumores ), mas também pode aparecer em humanos com aguda encefalite herpes simplex ou na sequência de um acidente vascular cerebral.

Outras condições também podem contribuir para um diagnóstico de síndrome de Klüver-Bucy, incluindo Pick , doença de Alzheimer , isquemia , anoxia , subcortical progressiva gliose , síndrome de Rett , porfíria e intoxicação por monóxido de carbono , entre outros.

É raro que os seres humanos a se manifestar todos os sintomas identificados da síndrome; três ou mais são necessários para o diagnóstico.

Entre os seres humanos, os sintomas mais comuns incluem a placidez, hyperorality e mudanças na dieta.

Eles também podem apresentar uma incapacidade de reconhecer objetos ou incapacidade de reconhecer rostos ou outros distúrbios de memória .

A síndrome de Kluver-bucy é uma doença rara que provoca um distúrbio comportamental caracterizado por um quadro de hipersexualidade e hiperoralidade e diminuição da agressividade.

Esta síndrome pode pode se manifestar em associação a outras doenças de ordem neurológica como a neurociticercose, tuberculose ou meningite, herpes cerebral ou encefalopatia isquemica.

A síndrome de Kluver-bucy se instala quando os lobos temporais do cérebro são retirados ou não funcionam adequadamente

Fonte: raridades.moogo.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal