PUBLICIDADE
Impetigo – Definição
Impetigo é uma infecção bacteriana muito localizada contagiosa da pele. Atinge principalmente crianças e idosos. Existem dois tipos, bolhosa e epidêmica.
Ectima é uma forma mais grave de impetigo com feridas que afetam uma camada mais profunda da pele.
Muitas vezes deixa cicatrizes e descoloração da pele.
Impetigo – O que é
Impetigo é uma doença de pele caracterizada por lesões crostosas e comumente ocorre entre crianças em idade escolar precoce.
Bactérias, incluindo Staphylococcus aureus (S. aureus ou “staph”) e Streptococcus do Grupo A (“strep”) causam a infecção, que pode levar a feridas e bolhas com coceira.
Os sintomas se apresentam como um pequeno aglomerado de bolhas cheias de líquido que choram após estourar e formam uma crosta. Os fluidos nesses locais, bem como os fluidos nasais de pessoas que abrigam o agente causador no nariz, carregam a infecção e facilitam a transmissão entre as pessoas.
Lavar as feridas com sabão antibacteriano e cobri-las pode prevenir a transmissão da bactéria.
O tratamento com antibióticos geralmente é muito eficaz e as feridas geralmente cicatrizam lentamente sem deixar cicatrizes. A prevenção é alcançada por meio de boas práticas de higiene, como lavar as mãos e tratar outras feridas na pele para evitar o estabelecimento da infecção.
Impetigo e seus patógenos causadores (organismos causadores de doenças) são encontrados em todo o mundo.
Dentro de alguns dias de tratamento, seu filho deve começar a se sentir melhor.
O impetigo é uma infecção cutânea com comichão e por vezes dolorosa. Quando seu filho recebe um corte, mordida ou arranhão que abre a pele, as bactérias podem entrar e causar uma infecção bacteriana.
Mas o impetigo pode infectar a pele mesmo que não esteja quebrada ou perfurada.
O impetigo acontece com mais frequência nos meses mais quentes, quando as crianças estão fora de casa. Normalmente, os primeiros sinais de impetigo são feridas e bolhas na boca e no nariz do seu filho.
Também pode aparecer no couro cabeludo, na linha do cabelo, nas pernas e nos braços do seu filho.
Impetigo – Descrição
O primeiro sinal de impetigo é uma protuberância clara e cheia de líquido, chamada vesícula, que aparece na pele. A vesícula logo seca e desenvolve uma crosta cor de mel semelhante a uma crosta, que se abre e vaza fluido. Essas vesículas geralmente aparecem agrupadas e podem se espalhar e cobrir uma grande área da pele.
O impetigo geralmente afeta a área ao redor do nariz e da boca; no entanto, pode se espalhar para qualquer parte da pele, mas especialmente para os braços e pernas, bem como para as áreas das fraldas dos bebês.
A condição chamada ectima é uma forma de impetigo na qual as feridas que se desenvolvem são maiores, cheias de pus e cobertas com crostas preto-acastanhadas que podem levar a cicatrizes.
As infecções por impetigo ocorrem mais comumente durante o clima mais quente.
Impetigo – Tipos
Existem alguns tipos diferentes de impetigo, incluindo não bolhoso, bolhoso e ectima.
Impetigo não bolhoso
Impetigo não bolhoso
Não bolhoso é o impetigo em estágio inicial. É o tipo mais comum.
Os estágios iniciais do impetigo não bolhoso incluem:
Desenvolver uma ou mais feridas com coceira que estouram rapidamente.
Pele vermelha ou crua onde as feridas se abriram.
Glândulas inchadas perto das feridas.
Formam crostas cor de mel sobre as feridas, mas a pele acaba cicatrizando sem cicatrizar.
Impetigo bolhoso
Impetigo bolhoso
O impetigo bolhoso é um tipo mais raro de infecção cutânea. É mais comum em bebês. Mais de 90% dos casos de impetigo bolhoso afetam crianças menores de 2 anos.
Os estágios desse tipo incluem:
Grandes bolhas cheias de líquido se formam na pele do seu filho, mas nenhuma vermelhidão aparece ao redor da pele ao redor.
As bolhas tornam-se claras e flácidas e depois abrem-se.
Feridas com crostas se formam na pele do seu filho e a pele cicatriza sem deixar cicatrizes.
Ectima
Ectima
O impetigo não tratado pode evoluir para ectima. Ectima é um tipo mais grave de infecção da pele. Ele vai mais fundo na pele do seu filho.
Os estágios normalmente incluem:
Bolhas dolorosas se formam na pele do seu filho que se transformam em feridas profundas e abertas.
Crostas grossas se desenvolvem na pele do seu filho e a vermelhidão geralmente aparece perto da pele ao redor.
Depois que a pele do seu filho cicatriza, cicatrizes podem se formar porque a infecção foi mais profunda na pele.
Impetigo – História, características e transmissão da doença
Impetigo é uma doença de pele que resulta de infecção bacteriana, geralmente por Staphylococcus aureus, mas também por bactérias Streptococcus.
A infecção geralmente ocorre quando a barreira protetora da pele é irritada ou rompida devido a cortes, arranhões, picadas de insetos ou eczema.
A doença é uma das mais comuns entre as crianças e caracteriza-se por lesões crostosas na pele geralmente localizadas ao redor do nariz, boca, mãos e antebraços.
Os sintomas começam como pequenas feridas semelhantes a espinhas cercadas por pele avermelhada, que rapidamente se transformam em bolhas cheias de líquido. Uma vez que as bolhas se rompem, esse pedaço de pele continuará a chorar e uma crosta amarelada se desenvolverá ao longo de quatro a seis dias. As lesões podem variar um pouco dependendo do agente causador, mas geralmente os sintomas têm a mesma apresentação e aparecerão em torno de dois a três dias após a infecção.
O impetigo é extremamente contagioso e a transmissão ocorre pelo contato com o local infectado, fluido nasal ou fômites (itens como roupas e roupas de cama que contêm material infectado em sua superfície).
Coçar também pode espalhar as lesões.
Impetigo – Causas e Sintomas
Impetigo
O impetigo é mais freqüentemente causado pela bactéria Staphylococcus aureus, também conhecida como “estafilococos”, e menos freqüentemente, por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A, também conhecidos como “estreptococos”. Essas bactérias são altamente contagiosas. O impetigo pode se espalhar rapidamente de uma parte do corpo para outra por meio de arranhões.
Também pode se espalhar para outras pessoas se tocarem nas feridas infectadas ou se tiverem contato com roupas sujas, fraldas, lençóis ou brinquedos de uma pessoa infectada. Fatores como calor, umidade, aglomeração e falta de higiene aumentam a chance de o impetigo se espalhar rapidamente entre grandes grupos.
O impetigo tende a se desenvolver em áreas da pele que já foram danificadas por outros meios, como lesões, picadas de insetos, queimaduras solares, assaduras, catapora ou herpes, especialmente herpes oral.
As feridas tendem a coçar muito e coçar pode levar à propagação da doença. Manter as mãos lavadas com sabonete antibacteriano e as unhas bem aparadas são boas precauções para limitar novas infecções.
Impetigo – Diagnóstico
A observação da aparência, localização e padrão das feridas é o método usual de diagnóstico. O fluido das vesículas pode ser cultivado e examinado para identificar a bactéria causadora.
Impetigo – Tratamento e Prevenção
O foco do tratamento do impetigo é curar a infecção e aliviar os sintomas. Se a infecção for limitada a uma pequena área, uma pomada antibiótica tópica geralmente será suficiente. Se isso não for eficaz, antibióticos orais podem ser necessários. A cura começará dentro de alguns dias de tratamento e as feridas geralmente desaparecem dentro de dez dias sem cicatrizes graves.
A prevenção do impetigo pode ser alcançada mantendo boas práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente, tomar banho e cuidar de lesões na pele, como cortes, arranhões, mordidas e erupções cutâneas.
Para evitar a transmissão da infecção, os locais infectados devem ser cobertos e itens como roupas de cama e talheres não devem ser compartilhados.
Impetigo – Complicações
As complicações são raras. Certas cepas de bactérias estreptocócicas que causam impetigo também podem causar glomerulonefrite. Esta doença renal inflamatória pode produzir pressão alta e sangue no xixi (hematúria).
Outras complicações do impetigo podem incluir:
A erupção se espalhando para camadas mais profundas da pele.
A infecção bacteriana se espalhando para outras partes do seu corpo.
Danos e/ou cicatrizes permanentes na pele.
Fonte: www.hpa.org.uk/www.nlm.nih.gov/kidshealth.org/www.gale.com/my.clevelandclinic.org/www.worldhistory.org/www.oxfordreference.com/assets.ctfassets.net