Intertrigo

PUBLICIDADE

Intertrigo – Definição

intertrigo é uma dermatite inflamatória superficial que ocorre entre duas superfícies da pele que estão em contato. É causada por fricção e suor.

Intertrigo é a inflamação das dobras da pele. Tende a ocorrer em áreas quentes e úmidas do corpo, onde duas superfícies da pele se esfregam ou pressionam uma contra a outra.

Essas áreas são chamadas de áreas intertriginosas.

Intertrigo – O que é

Intertrigo é uma condição de pele comum e tratável que pode levar a uma infecção. Muitas vezes acontece em dobras cutâneas onde a pele se esfrega.

A fricção causa inflamação que se parece com uma erupção vermelha e irregular.

Intertrigo é uma condição inflamatória comum da pele causada pela fricção pele a pele (fricção) que é intensificada pelo calor e pela umidade. Geralmente se parece com uma erupção avermelhada. A umidade retida, que geralmente ocorre devido ao suor, faz com que as superfícies da pele grudem nas dobras da pele. A umidade aumenta o atrito, o que leva a danos e inflamação na pele.

Em muitos casos de intertrigo, danos à pele permitem que bactérias e/ou fungos normalmente presentes na superfície da pele cresçam demais. O calor, a humidade retida e os danos na pele induzidos pela fricção criam um ambiente ideal para o crescimento e multiplicação de bactérias e fungos.

Esse supercrescimento de bactérias e/ou fungos faz com que o sistema imunológico responda, o que resulta em inflamação secundária e erupção cutânea visível. Em casos mais graves, o supercrescimento bacteriano e/ou fúngico é significativo o suficiente para causar uma infecção secundária.

Intertrigo em si não é uma infecção. É uma condição inflamatória da pele. No entanto, o intertrigo geralmente leva a uma infecção fúngica ou bacteriana. Isso é conhecido como infecção secundária. Candida – um tipo de levedura ou fungo – é a causa mais comum de infecção secundária relacionada ao intertrigo.

Quais partes do corpo ficam intertrigo?

Intertrigo pode aparecer entre quaisquer áreas da pele que estejam em contato próximo umas com as outras, como dobras cutâneas, e que geralmente estão úmidas.

Os locais mais comuns em que o intertrigo ocorre incluem:

Na(s) dobra(s) do seu pescoço.
Nas axilas.
Abaixo ou entre os seios.
Entre as dobras da barriga.
Entre suas nádegas.
Em sua virilha em seu escroto.
Na parte interna das coxas.
Entre os dedos dos pés e das mãos.

Os bebês estão especialmente em risco de intertrigo porque sua pele é delicada e é mais provável que eles tenham a pele úmida por babar ou usar fraldas.

Os lugares mais comuns para os bebês terem intertrigo incluem:

Nas nádegas ou na região da virilha (muitas vezes referida simplesmente como assaduras).
Entre as dobras do pescoço.
Nas dobras de sua pele rola ou dobra em seus braços e pernas.

Intertrigo – Tipos

Existem alguns nomes para intertrigo (também conhecido como dermatite intertriginosa), dependendo de alguns fatores, como onde aparece e se causou uma infecção ou não.

Seu médico pode usar um ou mais destes termos para descrever seu intertrigo:

Intertrigo agudo: Se o seu intertrigo apareceu recentemente, é chamado de intertrigo agudo.
Intertrigo recorrente: Se você teve vários casos de intertrigo ao longo do tempo, é chamado de intertrigo recorrente (recorrente).
Intertrigo crônico: Se o seu caso de intertrigo durou seis semanas ou mais, é chamado de intertrigo crônico.
Intertrigo não complicado: Intertrigo não complicado significa que seu intertrigo não causou uma infecção.
Intertrigo interdigital: O intertrigo entre os dedos das mãos ou dos pés é chamado de intertrigo interdigital.
Intertrigo por Candida: O intertrigo por Candida ocorre quando seu intertrigo é infectado pela levedura (fungo) Candida. Candida é a causa mais comum de infecções por intertrigo.
Assaduras: Também conhecida como dermatite das fraldas, as assaduras são uma forma de intertrigo.

Intertrigo – Causas

Intertrigo
Intertrigo

Intertrigo é causado pelo atrito pele a pele que é agravado pelo calor e pela umidade. Isso geralmente acontece entre as dobras ou vincos da pele e entre os dedos dos pés ou dedos.

A umidade retida – geralmente devido ao suor – faz com que as superfícies da pele grudem. Isso aumenta o atrito entre as superfícies da pele, o que causa danos à pele, crescimento excessivo de bactérias e/ou fungos e inflamação. Em muitos casos de intertrigo, a pele se rompe devido ao atrito, o que permite que bactérias e/ou fungos entrem na pele, causando uma infecção.

A umidade e o calor criam um ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias e fungos. Se a área afetada entrar em contato com suor, xixi ou cocô, isso pode piorar o seu intertrigo.

Diferentes tipos de fungos e bactérias que podem causar infecções secundárias incluem:

Candida: Candida, um tipo de levedura e fungo, é a causa mais comum de infecções secundárias em casos de intertrigo.
Dermatófitos: Os dermatófitos são fungos que requerem queratina (um tipo de proteína) para crescer. Esses fungos podem causar infecções na pele e nas unhas. Fungos dermatófitos geralmente causam infecções secundárias de intertrigo entre os dedos das mãos ou dos pés.
Staphylococcus aureus: Esta bactéria – muitas vezes chamada de estafilococo – é uma causa comum de infecções bacterianas intertrigo.

Intertrigo – Sinais e Sintomas

Sinais e sintomas de intertrigo dependem de quão grave é e se há uma infecção ou não.

Os primeiros sintomas de intertrigo sem infecção podem incluir:

Apresentar uma erupção cutânea um tanto simétrica, vermelha ou marrom-avermelhada, com pequenas protuberâncias em uma área onde a pele se esfrega contra si mesma.
Ter coceira, ardor e/ou queimação na área afetada.
Sensação de desconforto ou dor na área afetada.

Se o intertrigo não for tratado em sua fase inicial, você pode desenvolver os seguintes sintomas:

Sensação de que a pele afetada está em carne viva.
Ter rachaduras na pele afetada.
Experimentando sangramento ou exsudação de sua pele afetada.
Ter a pele com crostas e/ou escamosa na área afetada.

Os sintomas de intertrigo com uma infecção podem incluir:

Ter um mau cheiro na área afetada.
Ter inchaços na pele afetada que contenham pus.
Tendo levantado, inchaços macios em sua pele afetada.

Se você tiver sinais de infecção, é importante consultar seu médico ou ir ao hospital mais próximo o mais rápido possível.

As infecções precisam de tratamento médico adequado e podem levar a complicações graves se não forem tratadas.

Intertrigo – Diagnóstico

Embora o intertrigo seja uma condição comum, pode ser difícil de diagnosticar porque pode se parecer com outras doenças da pele que podem afetar as dobras cutâneas.

Seu médico fará perguntas completas sobre seu histórico, concentrando-se em quaisquer problemas de pele que você tenha ou já teve no passado. Eles também farão perguntas sobre medicamentos que você toma, alergias e sensibilidades que você possa ter e se você usou certos tipos de pomadas ou sabonetes tópicos. Eles farão um exame visual da pele afetada.

Se o seu médico suspeitar que você tenha uma infecção do seu intertrigo, eles podem realizar alguns testes, como raspagem da pele, para ver que tipo de organismo está causando a infecção.

Intertrigo – Tratamento

Intertrigo
Intertrigo

A principal maneira de tratar o intertrigo que não causou infecção é manter a área afetada seca, limpa e fresca.

As maneiras pelas quais você pode manter seu intertrigo seco, limpo e fresco em casa incluem:

Seque-se bem com uma toalha limpa após o banho. Seque a área afetada dando tapinhas com uma toalha, sem esfregar.
Use um ventilador ou secador de cabelo na configuração “frio” sobre a área afetada várias vezes ao dia.
Use roupas largas e tecidos respiráveis, como algodão.
Use um antitranspirante suave (desodorante) nas axilas ou sob os seios para minimizar a transpiração.
Use um agente de secagem em pó, como pó de talco, na área afetada. Se você usar uma pomada para o seu intertrigo, não use e pó ao mesmo tempo. Eles criarão uma pasta pegajosa.

Outras coisas que você pode fazer para tratar o intertrigo não infectado incluem:

Use cremes de barreira para a pele ou géis anti-irritação: Cremes ou pomadas com óxido de zinco e/ou petrolato podem ajudar a reduzir o atrito entre a pele afetada criando uma barreira.
Use barreiras de pele de fibra: Use materiais como gaze limpa ou algodão para separar a pele afetada que está tocando pode ajudar a reduzir o atrito.
Use um creme esteroide tópico: seu médico pode recomendar um creme esteroide tópico para ajudar na inflamação. Você pode comprar cremes esteróides leves em sua farmácia local sem receita médica.
Use cremes antifúngicos e/ou antibacterianos tópicos: seu médico pode recomendar um creme esteróide tópico para ajudar a combater o supercrescimento de fungos e bactérias que contribui para a inflamação. Você pode comprar cremes antifúngicos e antibacterianos em sua farmácia local sem receita médica.

O tratamento para intertrigo que causou uma infecção depende do que a causou. Seu médico precisará descobrir que tipo de bactéria ou fungo causou sua infecção para lhe dar o tratamento adequado.

O tratamento para intertrigo infectado pode incluir:

Creme antifúngico: Se você tiver uma infecção causada por um fungo, seu médico pode solicitar que você use um creme ou pomada antifúngica tópica específica na área afetada.
Creme antibióticoSe você tiver uma infecção causada por bactérias, seu médico pode solicitar que você use um creme ou pomada antibacteriana tópica específica na área afetada.
Medicação oral: 
Seu médico pode prescrever um ou mais medicamentos orais (pílulas) para tratar sua infecção. Estes podem incluir antibióticos ou medicamentos antifúngicos.

Intertrigo – Fatores de risco

Os fatores de risco para obter intertrigo incluem:

Obesidade: Intertrigo está fortemente associado à obesidade. As pessoas que têm obesidade geralmente apresentam dobras cutâneas mais pronunciadas e aumento da sudorese. Também pode ser mais difícil para as pessoas com obesidade limpar e cuidar adequadamente de suas dobras cutâneas.
Diabetes: Ter diabetes pode causar aumento da sudorese, o que ajuda a contribuir para o intertrigo. Além disso, ter diabetes e açúcar elevado crônico no sangue pode aumentar o pH da superfície da pele, o que a torna mais ideal para o crescimento e multiplicação de bactérias e fungos. Isso pode colocar as pessoas com diabetes em maior risco de contrair uma infecção por intertrigo.
Incontinência: As pessoas que têm incontinência urinária (não conseguem controlar a bexiga) e/ou incontinência fecal (não conseguem regular os movimentos intestinais) correm maior risco de intertrigo porque o xixi e/ou cocô em uma roupa íntima absorvente cria um calor e ambiente úmido. Se você já tem intertrigo, o contato com suor, xixi ou cocô pode piorar seu intertrigo.
Sudorese excessiva: A transpiração excessiva (conhecida como hiperidrose) pode aumentar o risco de intertrigo.
Excesso de pele devido à perda significativa de peso: as pessoas que têm excesso de pele devido à perda significativa de peso têm maior probabilidade de desenvolver intertrigo devido à fricção das dobras cutâneas.
Viver em um ambiente quente e úmido: o intertrigo é causado pelo atrito da pele devido à umidade retida; portanto, viver em um ambiente quente e úmido, onde é mais provável que você sue, aumenta o risco de contrair intertrigo.
Sua idade: Intertrigo é mais comum em bebês e idosos. Os bebês correm um risco maior de intertrigo porque sua pele é sensível e muitas vezes têm a pele úmida por babar ou usar fraldas. Pode ser mais difícil para os idosos tomar banho e cuidar da pele rotineiramente, portanto, eles correm um risco maior de intertrigo.

Intertrigo – Prevenção

Intertrigo
Intertrigo

Há várias coisas que você pode fazer para tentar evitar o intertrigo, incluindo:

Mantenha a pele fresca, seca e limpa, especialmente nas áreas onde a pele se esfrega.
Tome banho e seque completamente todos os dias e especialmente depois de se exercitar ou suar.
Evite usar roupas ou sapatos apertados.
Use roupas feitas de tecidos respiráveis e absorventes, como algodão, e evite roupas feitas de materiais sintéticos.
Use um creme protetor de barreira da pele se tiver incontinência.
Troque a fralda do seu filho com frequência para evitar assaduras (uma forma de intertrigo).

Se você teve casos repetidos de intertrigo, as seguintes ações podem ajudar a prevenir casos futuros:

Tenha uma rotina de cuidados com a pele estruturada: converse com seu médico ou dermatologista sobre uma rotina de cuidados com a pele que pode ajudar a prevenir o intertrigo. O plano pode incluir limpeza suave, hidratação e uso de um protetor de barreira da pele, como óxido de zinco ou vaselina.
Perder peso: Se você tem obesidade, perder peso pode ajudar a prevenir futuros casos de intertrigo. Consulte seu médico e/ou um nutricionista registrado para discutir maneiras de perder peso de forma saudável e segura.
Faça uma redução de mama: Se você teve casos de intertrigo sob os seios, uma redução de mama pode ajudar. Converse com seu médico.
Faça cirurgia de contorno corporal: Se você teve casos de intertrigo devido a excesso de pele devido a perda significativa de peso, converse com seu médico sobre cirurgias de contorno corporal, como abdominoplastia (abdominoplastia) e braquioplastia, para remover a pele extra.

Fonte: www.oxfordreference.com/www.sciencedirect.com/medlineplus.gov/www.aafp.org/my.clevelandclinic.org/www.webmd.com/familydoctor.org/dermnetnz.org/www.canesten.co.uk/www.msdmanuals.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …