Epistaxe

PUBLICIDADE

Epistaxe – Definição

Epistaxe é o sangramento do nariz, que pode ser causado por infecção bacteriana de baixo grau da frente do nariz, hipertensão, distúrbios de coagulação ou tumores do nariz ou dos seios da face.

sangramento do nariz, também conhecido como sangramento nasal, é muito comum, especialmente em crianças e pessoas com mais de 65 anos. O termo médico para sangramento nasal é “epistaxe“.

Existem várias causas de sangramento nasal, mas raramente são preocupantes.

As hemorragias nasais podem ser angustiantes para as crianças, mas geralmente podem ser facilmente interrompidas com os primeiros socorros e não causam problemas mais duradouros.

Epistaxe – O que é

Entende-se por epistaxe todos originários sangramento nas narinas.Pequenos vasos presentes nessa região se rompem.

Uma hemorragia nasal, também conhecida como epistaxe, é a ocorrência comum de sangramento pelo nariz. Geralmente, é notado quando o sangue escorre através das narinas.

Existem dois tipos: anterior (o mais comum) e posterior (menos comum, mais propensos a exigir atenção médica).

Às vezes, em casos mais graves, o sangue pode virar o ducto nasolacrimal e sair do olho. O sangue fresco e o sangue coagulado também podem fluir para o estômago e causar náuseas e vômitos.

Embora a visão de grandes quantidades de sangue possa ser alarmante e pode justificar atenção médica, as hemorragias nasais raramente são fatais.

Cerca de 60% das pessoas têm hemorragia nasal em alguns ponto da sua vida.

Cerca de 10% das hemorragias nasais são graves.


Epistaxe

Epistaxe – Sangramento nasal

As hemorragias nasais (também chamadas de epistaxe) podem ocorrer facilmente devido à localização do nariz e à localização próxima à superfície dos vasos sanguíneos no revestimento do nariz.

A maioria dos sangramentos nasais pode ser tratada em casa, mas certos sintomas devem ser verificados por um médico.

O que é uma hemorragia nasal?

Simplificando, uma hemorragia nasal é a perda de sangue do tecido que reveste o interior do nariz.

Sangramentos nasais (também chamados de epistaxe) são comuns. Cerca de 60% das pessoas terão pelo menos uma hemorragia nasal durante a vida.

A localização do nariz no meio da face e o grande número de vasos sanguíneos próximos à superfície no revestimento do nariz o tornam um alvo fácil para lesões e hemorragias nasais.

Epistaxe – Hemorragia nasal

Simplificando, uma hemorragia nasal é a perda de sangue do tecido que reveste o interior do nariz.

Sangramentos nasais (também chamados de epistaxe) são comuns. Cerca de 60% das pessoas terão pelo menos uma hemorragia nasal durante a vida.

A localização do nariz no meio da face e o grande número de vasos sanguíneos próximos à superfície no revestimento do nariz o tornam um alvo fácil para lesões e hemorragias nasais.

Hemorragias nasais – Tipos


Epistaxe

As hemorragias nasais são descritas pelo local da hemorragia. Existem dois tipos principais e um é mais grave que o outro.

Uma hemorragia nasal anterior começa na frente do nariz na parte inferior da parede que separa os dois lados do nariz (chamado de septo). Os capilares e pequenos vasos sanguíneos nesta área frontal do nariz são frágeis e podem facilmente quebrar e sangrar. Este é o tipo mais comum de hemorragia nasal e geralmente não é grave.

Essas hemorragias nasais são mais comuns em crianças e geralmente podem ser tratadas em casa.

Uma hemorragia nasal posterior ocorre profundamente dentro do nariz. Este sangramento nasal é causado por um sangramento em vasos sanguíneos maiores na parte de trás do nariz perto da garganta.

Esta pode ser uma hemorragia nasal mais grave do que uma hemorragia nasal anterior. Pode resultar em sangramento intenso, que pode fluir pela parte de trás da garganta.

Você pode precisar de atenção médica imediatamente para esse tipo de sangramento nasal. Este tipo de hemorragia nasal é mais comum em adultos.

As hemorragias nasais são graves?

Embora ver sangue saindo do barulho possa ser alarmante, a maioria dos sangramentos nasais não é grave e pode ser tratada em casa. Alguns, no entanto, devem ser verificados pelo seu médico. Por exemplo, se você tiver sangramentos nasais frequentes, consulte seu médico. Isso pode ser um sinal precoce de outros problemas médicos que precisam ser investigados.

Algumas hemorragias nasais começam na parte de trás do nariz. Esses sangramentos nasais geralmente envolvem grandes vasos sanguíneos, resultam em sangramento intenso e podem ser perigosos.

Você precisará de atenção médica para esse tipo de sangramento, especialmente se o sangramento ocorrer após uma lesão e o sangramento não parar após 20 minutos de aplicação de pressão direta no nariz. (Leia para aprender os passos de como parar uma hemorragia nasal.)

Epistaxe – Causas


Epistaxe

As causas das hemorragias nasais geralmente podem ser divididas em duas categorias, fatores locais e gerais, embora um número significativo de hemorragias nasais ocorra sem causa óbvia.

As hemorragias nasais têm muitas causas. Felizmente, a maioria não é grave.

causa mais comum de sangramento nasal é o ar seco. O ar seco pode ser causado por climas quentes e de baixa umidade ou ar interno aquecido. Ambos os ambientes fazem com que a membrana nasal (o tecido delicado dentro do nariz) seque e fique com crostas ou rachaduras e mais provável de sangrar quando esfregado ou cutucado ou quando assoar o nariz.

Outras causas comuns de hemorragias nasais incluem:

Colheita de nariz.
Resfriados (infecções respiratórias superiores) e sinusite, especialmente episódios que causam espirros, tosse e assoar o nariz repetidos.
Assoar o nariz com força.
Inserindo um objeto em seu nariz.
Lesão no nariz e/ou face.
Rinite alérgica e não alérgica (inflamação do revestimento nasal).
Medicamentos para afinar o sangue (aspirina, anti-inflamatórios não esteróides, varfarina e outros).
Cocaína e outras drogas inaladas pelo nariz.
Irritantes químicos (produtos químicos em produtos de limpeza, vapores químicos no local de trabalho, outros odores fortes).
Altitudes elevadas. O ar fica mais rarefeito (falta de oxigênio) e mais seco à medida que a altitude aumenta.
Septo desviado (forma anormal da parede que separa os dois lados do nariz).
Uso frequente de sprays nasais e medicamentos para tratar coceira, corrimento ou nariz entupido. Esses medicamentos – anti-histamínicos e descongestionantes – podem ressecar as membranas nasais.

Outras causas menos comuns de hemorragias nasais incluem:

Uso de álcool.
Distúrbios hemorrágicos, como hemofilia ou doença de von Willebrand ou leucemia.
Pressão alta.
Aterosclerose.
Cirurgia facial e nasal.
Tumores nasais.
Pólipos nasais.
Trombocitopenia imune.
Leucemia.
Telangiectasia hemorrágica hereditária.
Gravidez.

Epistaxe – Fatores

Trato contundente (geralmente um golpe afiado para o rosto, como um soco, às vezes acompanhando uma fratura nasal )
Corpos estranhos
Reação inflamatória ( por exemplo, infecções agudas do trato respiratório, sinusite crônica, rinite ou irritantes ambientais )
Inalação de produtos químicos
Uso de drogas
Doenças
Clima muito seco

Epistaxe – Sintomas


Epistaxe

Se uma hemorragia nasal for causada por um objeto estranho no nariz, também pode haver dor ou coceira, uma secreção fedorenta de uma narina e mau hálito, além do sangramento.

Se a hemorragia nasal for causada por febre do feno, você também pode ter um nariz escorrendo, com coceira ou congestionado, espirros e olhos lacrimejantes ou com coceira.

Se, além de uma hemorragia nasal, você também tiver sintomas como cansaço, anemia (tornando-o pálido, fraco e sem fôlego), infecções repetidas e muitos hematomas, você pode ter um distúrbio sanguíneo.

Epistaxe – Prevenção

Em alguns casos, hemorragias nasais podem ser evitáveis. Depende da causa. Por exemplo, se as hemorragias nasais são causadas por cutucar o nariz, então elas podem ser interrompidas por não cutucar o nariz.

Se os sangramentos nasais persistirem e se tornarem um problema, você pode precisar de tratamento, como uma cirurgia para cauterizar (queimar) os vasos sanguíneos do nariz.

Converse com seu médico sobre suas opções.

Depois de ter uma hemorragia nasal, tente não cutucar o nariz. Em vez disso, sopre-o suavemente. Evite que o interior do nariz seque usando um umidificador ou colocando uma pequena quantidade de creme lubrificante como vaselina ou pomada de pata dentro do nariz. Certifique-se de que lavou as mãos antes de aplicar o creme lubrificante.

Beber muitos líquidos e comer fibras evitará a constipação, para que você não se esforce no banheiro, o que pode iniciar outro sangramento nasal.

Fonte: www.encyclopedia.com/en.wikipedia.org/my.clevelandclinic.org/www.healthdirect.gov.au/www.findatopdoc.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.