Ascaridíase

PUBLICIDADE

Ascaridíase – O que é

A ascaridíase é uma infecção do intestino por lombrigas parasitas que geralmente não causa sintomas, mas às vezes é grave.

Acontece através do contato mão-boca com os ovos do verme Ascaris lumbricoides.

Os sintomas da ascaridíase podem incluir dor de estômago.

A ascaridíase é comum em todo o mundo em lugares onde o saneamento é precário. Nessas áreas, as pessoas podem estar carregando o parasita que causa a infecção.

Ascaridíase, ancilostomíase e tricurídeo são vermes parasitas. Eles são conhecidos como helmintos transmitidos pelo solo porque a infecção se espalha pelo solo contaminado.

Ascaris, às vezes abreviado como A., é o grupo de vermes que causam ascaridíase. O verme se parece com a minhoca comum.

ascaridíase é uma das infecções parasitárias humanas mais comuns.

ascaridíase é mais comum em crianças entre 3 e 8 anos.

Ascaridíase – Parasitas

O mundo está cheio de lombrigas. Centenas de milhares de tipos diferentes habitam a Terra, e alguns tipos também habitam os corpos dos humanos. O mais comum deles é um verme chamado Ascaris (nome completo Ascaris lumbricoides), que se estima infectar 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

ascaridíase, como é chamada a infecção ou infestação, geralmente ocorre em áreas tropicais e subtropicais onde o saneamento é precário e onde esgoto humano bruto ou tratado inadequadamente é usado para irrigar ou fertilizar as plantações.

Ascaris é um parasita. Como muitos outros parasitas, geralmente leva uma existência de viver e deixar viver, causando poucos danos ao seu hospedeiro. Mas ao contrário de muitos parasitas, infecta apenas humanos.

Embora os vermes Ascaris sejam encontrados em pessoas de todas as idades, as crianças são mais propensas a serem fortemente infectadas.

Qual é o ciclo de vida do verme Ascaris?

Os vermes adultos de Ascaris vivem na porção superior do intestino delgado. Eles têm 20 a 40 cm de comprimento, 3 a 6 mm de diâmetro e vivem por cerca de 1 ano.

As fêmeas fertilizadas produzem até 240.000 ovos microscópicos por dia, que saem do corpo de uma pessoa infectada nas fezes. Os ovos fertilizados devem permanecer no solo por 2 a 3 semanas antes que possam infectar outra pessoa. Os ovos, no entanto, podem permanecer vivos e viáveis no solo por anos.

A infecção geralmente começa quando o solo contendo ovos chega às mãos das pessoas. Se eles comerem ou tocarem a boca antes de lavar as mãos, os ovos podem entrar na boca e ser engolidos.

Os ovos também podem entrar no corpo em alimentos que foram contaminados com dejetos humanos.

Os ovos eclodem no intestino delgado e liberam larvas que nadam livremente. As larvas penetram na parede do intestino delgado e entram na corrente sanguínea. Em seguida, vem o estágio pulmonar da infecção, quando as larvas entram nos pulmões e sobem pelos brônquios, que são as passagens que transportam o ar de e para os pulmões. Eles finalmente atingem a faringe (tintas FAR), a parte de trás da garganta, onde são engolidos. Em seguida, eles se movem através do estômago e voltam para o intestino delgado, onde foram chocados. No intestino delgado, eles se tornam adultos e acasalam, e as fêmeas começam a produzir ovos. Todo o ciclo, desde a deglutição dos ovos até a produção de novos ovos, leva de 2 a 3 meses.

O que é um parasita?


Ascaris lumbricoides

Um parasita é uma criatura que precisa viver em outra criatura para sobreviver. Muitas vezes, o parasita causa problemas para seu hospedeiro (a criatura da qual depende).

As lombrigas precisam do corpo de um ser humano ou outro animal para amadurecer em adultos que põem ovos.

Ascaridíase – Causa

A infecção por Ascaris é causada pela ingestão (deglutição) dos ovos da lombriga A. lumbricoides.

As pessoas ficam infectadas por ascaridíase por consumir alimentos ou bebidas contaminados com ovos da lombriga.

Ascaridíase é a infecção por parasitas intestinais mais comuns. Ela está relacionada à falta de higiene pessoal e saneamento.

Pessoas que vivem em lugares onde fezes humanas são usadas como adubo também estão em risco desta doença.

Uma vez consumido, a eclosão dos ovos e vermes libertar imaturos chamados larvas dentro do intestino delgado. Em poucos dias, as larvas em seguida mover-se através da corrente sanguínea para os pulmões.

Eles viajam através grandes vias aéreas dos pulmões, e são engolidas volta para dentro do estômago e alcançar o intestino delgado.

Como o movimento das larvas através dos pulmões que pode causar uma forma rara de pneumonia chamada pneumonia eosinofílica. Uma vez que eles estão de volta no intestino delgado, as larvas amadurecem em vermes adultos. Os vermes adultos vivem no intestino delgado, onde eles põem ovos que estão presentes nas fezes. Eles podem viver 10-24 meses.

Estima-se que 1 bilhão de pessoas infectadas em todo o mundo. Ascaridíase ocorre em pessoas de todas as idades, embora as crianças são afetadas mais severamente do que os adultos.

Ascaris lumbricoides – Lombriga


Lombriga

A contaminação pelo Ascaris lumbricoides ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com ovo embrionado. No interior do intestino delgado (duodeno) ocorre eclosão do ovo com liberação de uma larva denominada Rabiditóide

Essa larva passa pela corrente sanguínea, para o fígado, coração e pulmão.

No interior dos pulmões as larvas Rabiditóide perfuram os alvéolos pulmonares sofrendo mudas, se tornando resistentes e maiores, provocando irritação

Dos pulmões as larvas passam para o Intestino delgado ( irritam o sistema respiratório e digestivo) transformando-se em vermes adultos

No interior do intestino delgado ocorre reprodução sexuada com liberação de ovos (milhares) que serão eliminados através das fezes

Ascaris lumbricoides – Epidemiologia

ascaridíase é uma das helmintoses mais comuns no Brasil senão a helmintose mais comum, bem como em todo o mundo, principalmente nas regiões subtropicais do planeta.

Nas sociedades de baixo nível socioeconômico, sua prevalência facilmente ultrapassa os 80%.

Ascaridíase – Sintomas

Ascariais geralmente não causa sintomas. Em infecções pesadas, no entanto, ocorrem cólicas abdominais e, ocasionalmente, uma massa de vermes pode bloquear os intestinos, causando dor, vômito e inchaço.

Os vermes adultos também podem bloquear outras partes do trato digestivo, como o apêndice, o ducto biliar ou o ducto pancreático, causando sintomas semelhantes. Quando as larvas estão migrando pelos pulmões, podem causar febre, tosse seca, chiado no peito e, às vezes, asma.

Ascaridíase – Diagnóstico

Como o Ascaris produz uma abundância de ovos, eles geralmente podem ser vistos quando as amostras de fezes são examinadas ao microscópio. Menos comumente, um verme adulto pode ser eliminado nas fezes ou pode rastejar pela garganta e tentar sair pela boca ou nariz. As larvas de Ascaris podem ser identificadas no escarro ou catarro expelido durante a fase pulmonar.

Os médicos podem prescrever vários medicamentos orais diferentes para tratar a ascaridíase. Se o intestino estiver bloqueado, a cirurgia pode ser necessária. Se o estágio pulmonar for grave, os corticosteróides podem ser prescritos para diminuir os sintomas.

O método mais comum de diagnóstico envolve uma amostra de fezes. Usando um microscópio, um médico pode procurar os ovos do parasita nas fezes de uma pessoa.

Pode ser difícil para um médico diagnosticar infestações precoces, pois os ovos podem não estar presentes.

Um médico também pode solicitar exames de imagem para ajudá-los a determinar quantos vermes estão dentro da pessoa e localizá-los.

Algumas técnicas de imagem que um médico pode usar incluem:

Endoscopia para olhar dentro do intestino
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Ultrassom
Raio X

Ascaridíase – Tratamento

Um médico tratará a maioria dos casos de ascaridíase com medicamentos antiparasitários. Eles podem considerar opções de tratamento adicionais para infestações graves.

Um médico pode não ter como objetivo curar a infestação, mas simplesmente reduzir o número de vermes e ovos em uma pessoa para aliviar seus sintomas.

Um médico pode sugerir cirurgia para ajudar a remover um grande número de vermes. A cirurgia também é uma boa opção se a infestação bloquear uma parte do intestino.

O tratamento inclui medicamentos que paralisam ou matar vermes parasitas intestinais, como o albendazol ou mebendazol. Estes medicamentos não deve ser utilizado para pacientes grávidas.

Pamoato de pirantel é o medicamento preferido para pacientes grávidas.

Se houver um bloqueio do intestino causadas por um grande número de vermes, endoscopia pode ser usado para remover os vermes. Em casos raros, a cirurgia é necessária.

Os pacientes devem ser verificados novamente em 3 meses. Trata-se de examinar as fezes para verificar se há ovos de vermes. Se os ovos estão presentes, o tratamento deve ser administrado novamente.

Ascaridíase – Prevenção

Recomenda-se lavar bem frutas e vegetais em água limpa, lavar as mãos antes de comer ou preparar alimentos e lavar as mãos depois de usar o banheiro.

A melhoria do saneamento e da higiene nos países em desenvolvimento reduziria o risco de infecção nessas áreas. Juntamente com essas melhorias, o tratamento de rotina ou preventivo com desparasitantes, chamados medicamentos anti-helmínticos (ant-hel-MIN-tik), poderia reduzir a prevalência da ascaridíase em todo o mundo.

Ascaridíase – Transmissão

ascaridíase se espalha através do contato mão-boca – quando uma pessoa toca e engole ovos fertilizados de Ascaris.

Em locais sem saneamento adequado, as pessoas infectadas com ascaridíase podem defecar (cocô) do lado de fora. Em algumas áreas, as pessoas usam fezes humanas como fertilizante.

As fezes contaminadas contendo ovos de Ascaris podem ficar em campos, ruas e quintais. Os ovos podem sobreviver a temperaturas e umidade extremas, muitas vezes por anos.

As pessoas podem engolir os pequenos ovos quando:

Toque o solo contaminado e, em seguida, coloque as mãos na boca ou perto da boca.
Coma frutas e vegetais cultivados no solo infectado sem lavar, descascar e cozinhar os produtos.

Ascaridíase – Resumo


Ascaris lumbricoides

A ascaridíase (asquelminte), vulgarmente denominado lombriga, cujo corpo é alongado e cilíndrico, com as extremidades afiladas. O comprimento varia entre 15 e 35 centímetros.

Os machos apresentam a cauda enrolada e são menores que as fêmeas. A dimensão do corpo destes vermes varia de acordo com o seu número e intensidade do parasitismo. O número pode chegar a 600 exemplares num mesmo hospedeiro. é causada pelo Ascaris lumbricoides, verme nematelminte

Sua cutícula é lisa, brilhante, de coloração branco-amarela. Na porção anterior, fica a boca ladeada por três grandes lábios. A transmissão desta verminose dá-se por ingestão de ovos embrionados, através de mãos sujas de terra, por alimentos ou água contaminados. Cada fêmea põe mais de 200 mil ovos por dia.

Portanto, se considerarmos principalmente, as condições precárias de higiene e saneamento, é fácil perceber a facilidade de se contrair a doença. Ao evacuar no solo e ao ingerir alimentos e água contaminados, as crianças expõem-se com maior facilidade, desrespeitando, assim, as mais elementares regras de higiene. São consideradas, portanto, o grupo mais parasitado por este verme.

Ascaridíase – Ciclo Evolutivo

Os ovos ingeridos liberam larvas que rompem a parede intestinal, caindo na circulação, iniciando um percurso pelo fígado, coração e pulmões. Dos pulmões, as larvas passam para as vias respiratórias (brônquios, traquéias, laringe) e depois para o tubo digestivo. No tubo digestivo, evoluem para as formas adultas que ser reproduzem, reiniciando o ciclo. O único hospedeiro é o homem.

Na fase pulmonar, os principais sintomas são: dificuldade respiratória, tosse seca,febre e irritação brônquica. Na fase digestiva, ocorrem desde flatulência, dor abdominal, cólica, digestão difícil, náusea, vômito, diarreia e até presença de vermes nas fezes. Podem ocorrer sintomas alérgicos, como dermatoses, rinites e conjuntivites.

Complicações mais graves podem ocorrer, como a pneumonia, abscesso hepático e choque anafilático. Nas parasitoses maciças em crianças, pode ocorrer a oclusão intestinal e até a morte.

Há outras espécies de lombrigas, como a Ascaris suum, que parasita o porco.


Ascaris lumbricoides

As principais medidas profiláticas estão relacionadas à higiene, tanto pessoal quanto dos alimentos e da água. No tratamento, o pamoato de pirantel e mebendazol são muito eficazes e possuem os menores efeitos secundários. Como atuam apenas na luz intestinal, não possuem efeitos sobre as larvas, podendo ser necessária a administração de corticosteróides.

Se uma pessoa ingere os ovos de Ascaris lumbricoides, a lombriga progredirá através de seu ciclo de vida dentro do corpo do hospedeiro.

As fases da vida de uma lombriga são as seguintes:

Os ovos eclodem em larvas no intestino do hospedeiro.
As larvas se movem através do corpo através da corrente sanguínea para os pulmões.
As larvas amadurecerão nos pulmões antes de entrar na garganta.
Uma pessoa vai engolir ou tossir as larvas.
Se ingeridas, as larvas se movem para o intestino e amadurecem em vermes adultos.
Um verme fêmea produzirá cerca de 200.000 ovos por dia.
Os ovos deixarão o corpo nas fezes de uma pessoa.

Fonte: my.clevelandclinic.org/www.medicalnewstoday.com/www.encyclopedia.com/www.mjdrdypu.org/www.nlm.nih.gov/www.estudanet.hpg.ig.com.br

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.