Breaking News
Home / Saúde / Candidíase

Candidíase

O que é Candidíase?

PUBLICIDADE

Por Candidíase, ou monilíase, ou sapinho, se compreende uma doença de origem fúngica, ou seja, ela pode ser causada pelos fungos Candidaalbicans, Candidatropicalis e outras espécies de Candida, lembrando que a Candida albicans causa a maioria das infecções.

Este microrganismo encontra-se normalmente na flora intestinal, vaginal e peniana dos mamíferos. A questão é que, ao ter condições específicas, ele consegue se desenvolver e se proliferar exageradamente, desencadeando a doença. Trata-se, portanto, de uma micose que atinge a superfície cutânea e/ou as membranas mucosas.

É importante ressaltar que candidíase é o termo usado para a designação da inflamação originada pelo fungo Candida. Ou seja: apresentar, de forma assintomática a Candida, é diferente de ter a doença candidíase.

Quando a pessoa está com candidíase, esta doença pode afetar diversos órgãos, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca são os lugares mais comuns. No caso de algumas pessoas que apresentam imunidade debilitada, a candidíase pode atacar órgãos como esôfago, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Fatores que desencadeiam a candidíase:

Alguns fatores podem auxiliar com que esta doença se desenvolva, como umidade elevada, uso de roupas apertadas, alta ingestão de carboidratos e bebidas alcoólicas, uso de antibióticos, tudo isso relacionada a uma baixa imunidade.

PUBLICIDADE

Tratamento e prevenção

O tratamento pode ser feito em casa e normalmente são utilizados medicamentos antifúngicos em comprimidos ou pomada. Lembrando: todo medicamente deve ser prescrito pelo médico.Para tanto, a pessoa deve ir até um médico (clínico geral) para identificar qual o tipo de candidíase e, com isso, ser indicado o melhor especialista. No caso de homens, pode ser indicado um urologista e, em mulheres, um ginecologista.

Alguns cuidados são essenciais para auxiliar no processo de tratamento e, inclusive, de prevenção. Entre eles: fazer uma boa higiene corporal, além de manter a região íntima bem seca; utilizar preservativos em relações sexuais; evitar roupas apertadas; dar preferência ao uso de roupas mais largas e de algodão; evitar o uso abusivo de remédios, principalmente o de antibióticos; se hidratar; evitar consumo de álcool, açúcar e alimentos gordurosos.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

PUBLICIDADE

GINECO. Candidíase. Disponível em: <http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/candidiase-2/>. Acesso em 03/08/17

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças infecciosas e parasitárias. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021559.pdf>. Acesso em 03/08/17

SEDICIAS, S. Tratamento para candidíase. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/tratamento-para-candidiase/>. Acesso em 03/08/17

Candidíase

É uma infecção na região genital, causada por alguns fungos que vivem no rgão genital feminino como Candida albicans, Candida tropicallis,Candida glabrata, Candida krussei, Candida parapsilosis.

Como se pega?

A relação sexual não é considerada a principal forma de transmissão, pois esse microorganismos podem fazer parte da flora vaginal normal.

IMPORTANTE: Existem alguns fatores que contribuem para o aparecimento da candídiase como gravidez, diabetes mellitus (descompensado), obesidade, higiene pessoal, roupas íntimas sintéticas e uso de alguns medicamentos.

Quais os sintomas?

Pode ser asssintomática (não apresentar sintomas), mas os sintomas principais são coceira na região genital, dor ao urinar, corrimento branco (parecido com leite coalhado), vermelhidão, inchaço, pequenas rachaduras na vulva e dor na relação sexual.

Quanto tempo demora para aparecer os sintomas?

Não dá para se saber ao certo, mas o mais o importante é sempre procurar um serviço de saúde para ver como anda a saúde.

Como é o tratamento?

Para iniciar o tratamento deve procurar um serviço de saúde, pois só assim o tratamento será correto e eficiente.

Portal São Francisco

Check Also

Minério de Ferro

PUBLICIDADE Os minérios de ferro são rochas a partir das quais o ferro metálico pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.