Gêmeos Siameses

PUBLICIDADE

Gêmeos Siameses – Definição

Gêmeos Siameses são gêmeos monozigóticos cujos corpos estão unidos.

A conexão pode ser leve ou extensa; pode envolver a pele e os músculos ou a cartilagem de uma região limitada, como a cabeça, o tórax, o quadril ou as nádegas, ou os gêmeos podem compartilhar um órgão, como um intestino ou partes da coluna vertebral. Se juntou superficialmente, os gêmeos podem ser facilmente separados por cirurgia logo após o nascimento. Se mais profundamente unidos, eles podem ter que passar pela vida com sua desvantagem, se eles sobreviverem.

Gêmeos siameses são causados por dois embriões que se unem durante a fertilização, resultando em gêmeos fisicamente conectados, mais comumente no abdômen, tórax ou cabeça.

Gêmeos siameses são raros.

As complicações podem ser reduzidas com o gerenciamento próximo dos profissionais de saúde.

Novas técnicas de cirurgia possibilitam separar alguns gêmeos siameses cujas ligações físicas são altamente complexas.

Gêmeos Siameses – O que são

Os gêmeos siameses, também conhecidos como gêmeos unidos, são gêmeos idênticos que não se separaram completamente durante o desenvolvimento embrionário precoce.

Na maioria dos casos, gêmeos idênticos são formados a partir de um único ovo fertilizado que se divide em dois embriões separados muito cedo na gravidez.

Os gêmeos siameses ocorrem quando o ovo não se divide inteiramente, resultando em dois bebês que são fundidos. Esta ocorrência é bastante rara, com apenas um em 200.000 nascidos vivos sendo gêmeos unidos.

prognóstico para os gêmeos siameses depende de vários fatores.

Primeiro, os gêmeos mais conjugados compartilham uma placenta e saco amniótico durante o desenvolvimento fetal. Em alguns casos, um gêmeo pode receber mais nutrição do que o outro ou a placenta pode não ser capaz de fornecer apoio suficiente para dois bebês de uma só vez.

Isso também pode acontecer com gêmeos idênticos completamente separados. Por esta razão, entre 40 e 60 por cento de todos os gêmeos unidos chegam nascidos mortos.

Ao nascer, os gêmeos siameses enfrentam obstáculos adicionais. Dependendo de onde eles se juntam, muitos gêmeos siameses compartilham sistemas de órgãos vitais.

Ambos os bebês podem ter apenas um coração ou fígado entre eles, o que significa que o órgão único deve suportar ambos os bebês de uma só vez.

Isso pode levar a uma tremenda pressão sobre ambos os bebês à medida que crescem porque os órgãos não são feitos para suportar duas crianças crescentes ao mesmo tempo. Muitas vezes, um ou ambos os bebês vão morrer nos primeiros anos de vida.

Em alguns casos, os gêmeos podem ser separados se as partes do corpo que compartilham não estão conectadas em veias ou artérias principais e se não compartilham órgãos importantes.

As operações geralmente são arriscadas e, em muitos casos, ambos os gêmeos não sobrevivem. A decisão de separar os gêmeos siameses é importante, especialmente se um gêmeo estiver mais em risco do que o outro. Enviar gêmeos para a cirurgia sabendo que um pode não ser difícil, embora às vezes seja necessário salvar o gêmeo mais forte e garantir a sua sobrevivência a longo prazo.

O termo “gêmeos siameses” vem de Eng e Chang Bunker, gêmeos unidos da Tailândia, então chamou Siam. Eles alcançaram a fama internacional como adolescentes aparecendo em shows de circo e, eventualmente, se tornaram empresários de sucesso nos Estados Unidos.

O termo gêmeos siameses foi usado para se referir a eles porque eles vieram de Sião. Embora ainda seja amplamente utilizado, o termo gêmeos siameses não é considerado apropriado.

Gêmeos conjugado é o nome próprio para a condição.

Embora os pesquisadores não saibam o motivo, os gêmeos conjugados são mais frequentemente masculinos. Mesmo assim, a maioria dos gêmeos conjugados que vivem hoje são mulheres, porque as meninas tendem a se destacar melhor do que as suas homólogas do sexo masculino. A razão para isso é desconhecida.

Gêmeos Siameses – Origem


Gêmeos Siameses

Gêmeos siameses surgem quando há clivagem incompleta e separação de gêmeos monozigóticos (único ovo). Os gêmeos podem ser unidos na extremidade da cabeça (craniópagos) ou na extremidade da cauda (isquiópagos e piópagos), mas a maioria dos que sobrevivem são unidos ventralmente com vários graus de coalescência (toracópagos e onfalópagos). Eles podem compartilhar coração, vasos sanguíneos, fígado e intestino. A separação cirúrgica bem-sucedida dependerá do grau de coalescência dos principais órgãos.

Ao longo da história registrada, há muitas referências a gêmeos siameses sobreviventes. Um dos primeiros relatos diz respeito a Mary e Eliza Chalkhurst, nascidas em Biddenden, Kent, Inglaterra, no ano de 1100.

Elas morreram em 1134 com seis horas de diferença uma da outra. Eles legaram 20 acres de terra aos guardas da igreja, dos quais uma renda anual era usada para fornecer, para os pobres, bolos com a marca de suas efígies “em seu hábito enquanto viviam” junto com pão e queijo. Por muitos anos, esta cerimônia ocorreu na segunda-feira de Páscoa em seu local de nascimento. Ainda em 1874, um observador observou que os bolos Biddenden Maids são “simples farinha e água, têm dez centímetros de comprimento por cinco centímetros de largura e são muito procurados”. Eles carregam a data de 1100 e também sua idade na morte.

Os mais notáveis foram os gêmeos siameses, Eng e Chang, que nasceram no Sião em 1811, a quarta gravidez de pai chinês e mãe meio siamesa/chinesa. Eles foram unidos no peito e no abdome superior. Eles foram “descobertos” em 1829 por um comerciante escocês, Andrew Hunter, que percebeu seu potencial comercial e os levou para a Inglaterra em 1830, onde os exibiu como “The Siamese Double Boys” (Os meninos duplos siameses) por cinco anos.

Chang, Eng e Hunter então embarcaram em uma turnê pela América, onde Phineas T. Barnum os “adquiriu” em 1835 como exposições em “O Maior Espetáculo da Terra”.

Em 1840, eles ganharam dinheiro suficiente para se aposentar e se tornaram fazendeiros na Carolina do Norte. Em 1844 eles se casaram com Addie e Sally Yates, filhas de um fazendeiro próximo, e durante os 20 anos seguintes tiveram 21 filhos entre eles, 10 de Addie, que era casada com Chang, e 11 de Sally.

Com o advento da Guerra Civil em 1861, Chang e Eng foram forçados a se mudar para o norte com suas famílias e, em Nova York, eles se juntaram a Barnum e recuperaram suas fortunas perdidas.

Durante suas viagens no show, eles foram vistos por muitos cirurgiões famosos, que consideraram sua separação. Sir James Young Simpson, professor de medicina e obstetrícia na Universidade de Edimburgo, fornece detalhes completos de seu exame no British Medical Journal de 13 de fevereiro de 1869.

Durante uma viagem de Liverpool a Nova York em 1872, Chang teve um derrame paralítico e foi parcialmente arrastado por Eng por alguns meses depois disso. Felizmente, eles já haviam juntado dinheiro suficiente para voltar ao sul e reconstruir suas mansões. Aos 63 anos, Chang, que era o mais briguento e agressivo dos irmãos e que bebia em excesso, desenvolveu uma infecção pulmonar. Por muitos anos, era costume as famílias passarem duas semanas em mansões alternadas. A “bronquite” de Chang desenvolveu-se na segunda-feira, 12 de janeiro de 1874 e, apesar de estar doente, mudou-se para a casa de Eng na quinta-feira daquela semana. Ele morreu na manhã de sábado enquanto dormia em um sofá em frente ao fogo. Eng acordou e descobriu seu irmão morto, mas morreu pouco mais de duas horas depois. Exames post-mortem mostraram que eles compartilhavam tecido muscular e hepático e foram enterrados, ainda juntos, em uma única cova na Carolina do Norte.

Gêmeos Siameses – História

Um dos primeiros casos documentados de gêmeos unidos foram Mary e Eliza Chulkhurst. Elas nasceram em Biddenden, Condado de Kent, Inglaterra, no ano 1100.


Gêmeos Siameses

As irmãs ricas, conhecidas como Biddenden Maids, viveram por 34 anos. Quando morreram, deixaram uma pequena fortuna para a Igreja da Inglaterra. Em homenagem a sua generosidade, os cidadãos ingleses costumavam fazer pequenos biscoitos e bolos nas imagens das irmãs e dar-lhes aos pobres.

Outro grupo de gêmeos famosos foram Eng e Chang Bunker, que nasceram na Tailândia (então chamado Siam) em 1811.

O termo gêmeos siameses foi inventado como uma referência a Eng e Chang, que alcançaram a fama internacional pouco depois de deixar Siam como adolescentes.


Chang e Eng Bunker, aquarela em marfim, 1835 ou 1836

Eles se juntaram no peito inferior por uma faixa estreita de carne, que ligava seus fígados. Eles foram exibidos em shows de circo em todo o mundo antes de se instalarem nos Estados Unidos, onde se casaram com duas irmãs e tinham quase duas dúzias de crianças. Eles foram bem-sucedidos empresários e fazendeiros no condado de Wilkes, Carolina do Norte, onde viveram até 1874. Eles tinham 63 anos quando morreram.

O termo gêmeos siameses já não é considerado apropriado. Os gêmeos Conjoined não se limitam a qualquer grupo racial ou étnico e, de fato, nasceram em todo o mundo.

Gêmeos Siameses – Tipos


Gêmeos Siameses

Há quase uma dúzia de diferentes tipos de gêmeos unidos. Uma das classificações mais comuns é gêmeos toracópagos. Estes gêmeos estão conectados na parte superior do tronco.

Os gêmeos toracópagos compartilhar um coração, que, dependendo de quão perto eles são unidos, torna quase impossível separá-los e guardá-los ambos. Os gêmeos toracópago representam cerca de 40% de todos os casos conjugados.

Outro tipo comum de conjugado é chamado omphalopagus, onde gêmeos são ligados a partir do esterno até a cintura. Cerca de 33 por cento de todos os casos conjugados são classificados como omphalopagus.

Estes gêmeos pode compartilhar um fígado, gastrointestinal ou funções genito-urinário, mas raramente compartilham um coração.

Um dos tipos mais raros de gêmeos siameses é gêmeos craniopago, que estão unidos no crânio ou na cabeça. Na verdade, apenas 2 por cento de todos os gêmeos unidos são unidos dessa maneira.

Gêmeos siameses são identificados por termos específicos. Esses termos descrevem o ponto de conexão.

Gêmeos podem ser unidos no:

Abdômen (onfalópago).
Peito (toracopago).
Topo da cabeça até o umbigo, de frente um para o outro (cefalópagos).
Somente cabeça (craniópago).
Pélvis, voltadas uma para a outra (isquipagos).
Pélvis, lado a lado (parapago).
Alcatra a alcatra (pigópago).
Coluna vertebral (rachipagus).

Gêmeos Siameses – Causa

Existem duas teorias sobre o que causa gêmeos siameses:

Fissão: um embrião inicial, composto por uma pequena esfera de células idênticas, divide-se em duas esferas, mas não se separa completamente. Cada uma das duas esferas se desenvolve independentemente em gêmeos siameses.
Fusão: Uma gravidez de gêmeos idênticos contém “esferas” separadas de embriões gêmeos iniciais que se fundem e se juntam em um ponto aleatório de conexão.

Ambas as teorias ajudam a explicar como os gêmeos siameses podem se formar durante os primeiros 12 a 14 dias de fertilização. Mas os cientistas ainda não sabem por que isso acontece.

Fonte: www.umm.edu/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.encyclopedia.com/www.oxfordreference.com/urlscan.io/www.cbc.ca

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.