Ínguas

PUBLICIDADE

Ínguas – Definição

Os gânglios linfáticos estão presentes em todo o corpo. Eles são uma parte importante do seu sistema imunológico. Os linfonodos ajudam seu corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas.

O termo “glândulas inchadas” refere-se ao aumento de um ou mais gânglios linfáticos. O nome médico para gânglios linfáticos inchados é linfadenopatia.

Em uma criança, um nódulo é considerado aumentado se tiver mais de 1 centímetro de largura.

Ínguas – O que são

Ínguas são Nódulos linfáticos inchados geralmente ocorrem como resultado da exposição a bactérias ou vírus.

Quando os gânglios linfáticos inchados são causados por uma infecção, isso é conhecido como linfadenite. Raramente, os gânglios linfáticos inchados são causados por câncer.

Os linfonodos, também chamados glândulas linfáticas, desempenham um papel vital na capacidade do seu corpo para combater infecções. Eles funcionam como filtros, captura de vírus, bactérias e outras causas de doenças antes que eles possam infectar outras partes do seu corpo. Áreas comuns onde você pode notar nódulos linfáticos inchados incluem o pescoço, sob o queixo, nas axilas e na virilha.

Em alguns casos, a passagem do tempo e compressas quentes podem ser tudo que você precisa para tratar os gânglios linfáticos inchados. O tratamento da linfadenite depende da causa.

Quando você não está se sentindo tão bem, como quando está ficando doente, pode notar algum inchaço nas laterais do pescoço.

Esses caroços provavelmente parecem macios e sensíveis ao toque e podem até doer um pouco. Essas protuberâncias no seu pescoço são gânglios linfáticos inchados.

Os termos médicos para gânglios linfáticos inchados são adenopatia ou linfadenopatia.

A linfadenopatia é comum e, na verdade, uma coisa boa. O inchaço nesses gânglios linfáticos do tamanho de ervilhas ou feijões é uma das reações naturais do seu corpo a doenças ou infecções.

Gânglios linfáticos inchados significam que o sistema imunológico do seu corpo está trabalhando para eliminar infecções e/ou vírus ou bactérias invasores.

Muitas pessoas as chamam de glândulas inchadas, embora na verdade não sejam glândulas, mas parte do sistema linfático. Um dos sistemas menos conhecidos do seu corpo, é responsável por equilibrar seus níveis de fluidos.

Suas glândulas inchadas agem como filtros que ajudam seu corpo a se livrar de germes, células ou outros materiais estranhos que passam pelo fluido linfático.

O fluido linfático é um fluido claro ou ligeiramente amarelado composto de glóbulos brancos, proteínas e gorduras.

Quando você pensa em gânglios inchados, pode estar pensando em gânglios linfáticos inchados em um ou ambos os lados do pescoço.

Mas você também pode desenvolver gânglios linfáticos inchados e dolorosos nas axilas.

Os termos médicos para gânglios linfáticos inchados nas axilas são adenopatia axilar ou linfadenopatia axilar.


Nódulos linfáticos inchados

Você pode movê-los ligeiramente com os dedos. Você pode ter gânglios linfáticos inchados sob a mandíbula e na virilha também.

Você também tem gânglios linfáticos em todo o corpo que não consegue sentir.

Há uma rede de cerca de 600 deles (a contagem exata varia de pessoa para pessoa) em:

Mandíbula.
Peito.
Braços.
Abdômen.
Pernas.

Ínguas – Nódulos linfáticos inchados


Nódulos linfáticos inchados

Os gânglios ou Nódulos linfáticos inchados são a reação natural do seu corpo a doenças ou infecções. Esses pequenos caroços são macios, macios e muitas vezes dolorosos.

causa mais comum de gânglios linfáticos inchados é uma infecção respiratória superior, mas eles podem ter várias causas. Se eles estiverem aumentados sem causa óbvia, consulte seu médico para descartar algo mais sério.

Ínguas – Sintomas

Nosso sistema linfático é uma rede de órgãos, vasos e linfonodos situados em todo o seu corpo.

Muitos gânglios linfáticos estão localizados na região da cabeça e pescoço.

Nódulos linfáticos que frequentemente incham estão nesta área, bem como em suas axilas e área na virilha.

Nódulos linfáticos inchados são um sinal de que algo está errado em algum lugar em seu corpo.

Quando seus gânglios linfáticos incham, você pode notar:

Sensibilidade e dor nos gânglios linfáticos
Inchaço que pode ser do tamanho de uma ervilha ou feijão, ou ainda maior nos gânglios linfáticos

Dependendo da causa de seus gânglios linfáticos inchados, outros sinais e sintomas que você pode ter incluem:

Irritação nasal, dor de garganta, febre e outras indicações de uma infecção respiratória superior
Inchaço geral de linfonodos em todo o corpo – o que pode indicar uma infecção, como o HIV ou mononucleose, ou um distúrbio imune, como lúpus ou artrite reumatoide
Nódulos rígidos, fixos, em rápido crescimento, indicando um possível tumor
Febre
Suor noturno

Ínguas – Causas


Nódulos linfáticos inchados

Um nó de linfa é um pequeno, redondo ou cluster em forma de feijão de células cobertos por uma cápsula de tecido conjuntivo. As células são uma combinação de linfócitos – que produzem partículas proteicas que capturam invasores, como vírus – e macrófagos, que quebram o material capturado.

Linfócitos e macrófagos filtrar seu fluido linfático enquanto viaja através do seu corpo e protegê-lo, destruindo invasores.

Os linfonodos estão localizados em grupos, e cada grupo drena uma área específica de seu corpo. Você pode ser mais propensos a notar inchaço em determinadas áreas, como nos gânglios linfáticos no pescoço, sob o queixo, nas axilas e na virilha. O local dos gânglios linfáticos inchados pode ajudar a identificar a causa subjacente.

A causa mais comum de nódulos linfáticos inchados é uma infecção, particularmente uma infecção viral, como o resfriado comum.

Outras causas possíveis de nódulos linfáticos inchados incluem:

Infecções comuns:

Faringite (Garganta) estreptocócica
Sarampo
Infecções do ouvido
Dente infectado (abscesso)
mononucleose
Infecções cutâneas ou da ferida, tais como celulite
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) – o vírus que causa a AIDS

Infecções pouco frequentes

Tuberculose
Certas infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis
Toxoplasmose – uma infecção parasitária resultante do contato com as fezes de um gato infectado ou comer carne mal cozida.

Doenças do sistema imunitário

Lúpus – uma doença inflamatória crônica que pode direcionar suas articulações, pele, rins, células sanguíneas, coração e pulmões
Artrite reumatóide – uma doença inflamatória crônica que alveja o tecido que alinha suas articulações (sinóvia)

Cancros

Linfoma – câncer que se origina em seu sistema linfático
Leucemia – câncer do tecido sangüíneo do seu corpo, incluindo sua medula óssea e sistema linfático
Outros cancros que se propagaram (metástase) aos gânglios linfáticos.

Ínguas – Complicações

Se a infecção é a causa de seus gânglios linfáticos inchados e não é tratada, estas complicações podem ocorrer:

Formação de abscesso. Um abscesso é uma coleção localizada de pus causada por uma infecção. Pus contém líquido, glóbulos brancos, tecido morto e bactérias ou outros invasores. Um abscesso pode exigir drenagem e tratamento antibiótico.
Infecção do sangue (bacteremia).
 Uma infecção bacteriana em qualquer parte do seu corpo pode progredir para sepsis, que é uma infecção esmagadora da corrente sanguínea. A sepse pode evoluir para falência de órgãos e morte. O tratamento envolve hospitalização e antibióticos intravenosos.

Ínguas – Diagnóstico

Para diagnosticar o que pode estar causando seus gânglios linfáticos inchados, seu médico pode precisar de:

Sua história médica. Além disso, o seu médico vai querer saber quando e como seus gânglios linfáticos inchados desenvolvidos e se você tiver quaisquer outros sinais ou sintomas.
Um exame físico.
 Seu médico também vai querer verificar os gânglios linfáticos perto da superfície de sua pele para o tamanho, sensibilidade, calor e textura. O local de seus gânglios linfáticos inchados e seus outros sinais e sintomas oferecerão pistas para a causa subjacente.
Exames de sangue.
 Dependendo do que seu médico suspeita está causando seus gânglios linfáticos inchados, certos exames de sangue podem ser feitos para confirmar ou excluir a condição subjacente suspeita. Os testes específicos dependerão da causa suspeita, mas provavelmente incluirão uma contagem sanguínea completa (CBC). Isso ajuda a avaliar sua saúde geral e detectar uma série de distúrbios, incluindo infecções e leucemia.
Estudos de imagem.
 Uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada (CT) da área afetada pode ajudar a determinar possíveis fontes de infecção ou encontrar tumores.
Biopsia de linfonodo. 
O seu médico pode fazer com que seja submetida a uma biópsia. Ele ou ela irá remover uma amostra de um nódulo linfático ou mesmo um nódulo linfático inteiro para exame microscópico.

Ínguas – Tratamento

Nódulos linfáticos inchados causados por um vírus podem voltar ao normal após a infecção viral resolve. Os antibióticos não são úteis para tratar infecções virais.

Se os gânglios linfáticos inchados forem encontrados apenas em uma área do corpo, são chamados de gânglios linfáticos inchados localizados. E na maioria das vezes, você tem um vírus, então não há nenhum tratamento realmente necessário e ele simplesmente seguirá seu curso. Os nós irão encolher gradualmente de volta ao seu tamanho normal.

Para algumas infecções, seu médico pode recomendar medicamentos para ajudar a eliminá-lo.

Gânglios linfáticos inchados generalizados significam que você os tem em duas ou mais áreas do corpo. Isso geralmente aponta para uma doença sistêmica mais grave (o que significa que está em todo o corpo).

Estes são abrangentes e podem incluir:

Doenças autoimunes (como lúpus ou artrite reumatoide).
Toxoplasmose.
Infecções sexualmente transmissíveis (como HIV ou sífilis).
Infecções bacterianas (como doença de Lyme ou febre tifóide).
Infecções virais (como sarampo ou Epstein-Barr).
Cânceres (como linfoma ou leucemia).

Essas condições exigirão tratamentos mais agressivos por um longo período de tempo. Seus gânglios linfáticos inchados podem não retornar ao seu tamanho normal até que o tratamento termine.

O tratamento para nódulos linfáticos inchados de outras causas depende da causa:

Infecção. O tratamento mais comum para nódulos linfáticos inchados causados por uma infecção bacteriana é antibióticos. Se os gânglios linfáticos inchados são devido a uma infecção por HIV, você receberá tratamento específico para essa condição.
Desordem imune. 
Se os gânglios linfáticos inchados são o resultado de certas condições, como lúpus ou artrite reumatóide, o tratamento é direcionado para a condição subjacente.
Câncer. 
Nódulos inchados causados por câncer requerem tratamento para o câncer. Dependendo do tipo de câncer, o tratamento pode envolver cirurgia, radiação ou quimioterapia.

O que são linfonodos?

Os linfonodos são estruturas pequenas mas muito importantes no sistema linfático, que é parte do sistema imunológico maior no corpo.

Esses nós atuam como filtros, removendo partículas nocivas e combatendo bactérias.

Muitas pessoas percebem que alguns gânglios linfáticos em seus corpos se incham quando ficam doentes, porque essas estruturas estão trabalhando horas extras para produzir mais glóbulos brancos para combater a infecção. Nódulos linfáticos inchados também podem ser sintomas de um problema mais sério, como um câncer.

sistema linfático é um extenso sistema interconectado que transporta linfa, um líquido claro a amarelado, através do corpo.

A linfa contém glóbulos brancos chamados linfócitos, juntamente com certas proteínas e alguns glóbulos vermelhos. Este fluido ajuda o corpo a combater a infecção, e à medida que passa através dos gânglios linfáticos, estes nodos puxam agentes infecciosos como bactérias para fora do fluxo da linfa de modo que eles não continuem a circular através do corpo.

Existem centenas de linfonodos em todo o corpo. Quando normalmente dimensionado, os nós são em torno do tamanho e forma de um feijão. Uma espessa camada de tecido fibroso protege o interior de cada nó, que se assemelha a um favo de mel. Este projeto de favo de mel atua como um filtro para retirar as partículas que são muito grandes para passar por ele.

Uma vez que um nódulo linfático neutralizou uma substância nociva, ele pode liberá-lo no sistema linfático novamente para que o corpo pode secreta-lo, juntamente com outros resíduos corporais.

Estes nós são às vezes chamadas “glândulas”, apesar do fato de que eles não produzem hormônios ou outros fluidos. Nódulos linfáticos inchados não são necessariamente uma causa de alarme, como eles indicam que seu corpo está lutando contra uma infecção, e fazê-lo com pelo menos algum sucesso. No entanto, quando se torna extremamente grande ou concurso, é uma boa idéia para ver um médico.

O conteúdo dos gânglios linfáticos às vezes são usados como ferramentas de diagnóstico para verificar várias condições, e biópsias de envolvimento desses nós são rotineiramente tomadas quando um câncer é identificado, para garantir que o câncer não se espalhou para o sistema linfático.

Íngua ou Adenite

Íngua ou Adenite é um termo geralmente usado para a inflamação de uma glândula ou linfonodos.

Gânglios linfáticos – íngua – aumento de volume dos gânglios.

Tipos Íngua ou Adenite:

Adenite cervical é uma inflamação de um linfonodo em o pescoço.
Adenite mesentérica é uma inflamação dos gânglios linfáticos no abdômen.
Adenite sebáceo é uma inflamação das glândulas sebáceas da pele.
Adenite tuberculosa (escrofulose) é uma infecção da pele tuberculosa do pescoço.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.mayoclinic.org/www.wisegeekhealth.com/my.clevelandclinic.org/www.mountsinai.org/www.pbmchealth.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.