Língua Geográfica

PUBLICIDADE

Língua Geográfica – Definição

língua geográfica são áreas de eritema, refletindo perda benigna de papilas, na superfície da língua que mudam de dia para dia.

glossite é um problema no qual a língua está inchada e inflamada. Isso geralmente faz com que a superfície da língua pareça suave.

Pessoas com língua geográfica têm manchas lisas e avermelhadas cercadas por bordas brancas em suas línguas. É uma condição inofensiva e não contagiosa. No entanto, se sentir dor ou desconforto na língua, tome analgésicos e evite os alimentos que desencadeiam a dor.

Língua geográfica é um tipo de glossite.

definição de glossite de acordo com a terminologia médica pode ser definida como uma condição caracterizada pela inflamação da língua desencadeada por uma infecção que faz com que a língua inche e assuma uma cor diferente.

glossite faz com que a língua se alise removendo as papilas, que são projeções semelhantes a dedos que aparecem na superfície da língua.

Língua Geográfica – O que é

língua geográfica, também conhecida por vários outros termos, é uma condição inflamatória da membrana da mucosa da língua, geralmente na superfície dorsal. É uma condição comum, que afeta aproximadamente 2-3% da população em geral.

É caracterizada por áreas de despapilação lisa e vermelha (perda de papilas linguais) que migram com o tempo.

O nome vem da aparência cartográfica da língua, com manchas que lembram as ilhas de um arquipélago.

A causa é desconhecida, mas a condição é inteiramente benigna e não há tratamento curativo.

Infelizmente, a língua geográfica pode causar uma sensação de queimação na língua, para a qual vários tratamentos foram descritos com pouca evidência formal de eficácia.

língua geográfica é uma condição da língua que se apresenta com manchas descoloridas transitórias que se assemelham a um mapa na aparência. Resultantes da descamação das papilas, as manchas que se formam na superfície da língua assumem um aspecto característico que permite fácil identificação e diagnóstico. Também conhecida como glossite migratória benigna, a língua geográfica pode exigir o uso de medicamentos de venda livre (OTC) ou prescritos para aliviar o desconforto.

De natureza migratória, as manchas que se formam na língua geralmente se apresentam em uma área da superfície da língua, cicatrizam e depois se apresentam em outra área.

A natureza regenerativa das papilas geralmente segue um ciclo de uma a duas semanas em que as papilas são eliminadas e substituídas. Por que as papilas são eliminadas da superfície da língua, para começar, permanece desconhecido. A perda dessas protuberâncias semelhantes a dedos não prejudica a funcionalidade da língua; mais especificamente, o indivíduo afetado não perde sua capacidade de saborear.

Muitas vezes, as áreas afetadas da língua podem parecer distintas e mudar de aparência.

As bordas externas das manchas nuas e avermelhadas podem ser definidas por protuberâncias brancas ou rosadas que adotam uma aparência de borda delineando a área afetada.

A fluidez de apresentação associada à língua geográfica é comum, muitas vezes mudando a cada minuto, hora ou dia.

A natureza mercurial das manchas também pode contribuir para a intensidade variável do desconforto que pode se desenvolver.

Tem sido afirmado que indivíduos com alergias e certas condições crônicas, como asma e psoríase, muitas vezes demonstram uma suscetibilidade acentuada ao desenvolvimento da língua geográfica.

Também foram realizados estudos que sugerem fortemente que a glossite migratória benigna pode ser uma condição hereditária.

Fatores adicionais que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição inofensiva incluem flutuações hormonais e estresse extremo.

Fumantes e aqueles que bebem álcool regularmente também correm maior risco de desenvolver língua geográfica.

Facilmente identificável com um exame visual, a língua geográfica geralmente não requer tratamento.

Alguns indivíduos podem desenvolver sensibilidade e dor episódicas que coincidem com o desenvolvimento de novas manchas, necessitando o uso de medicação. Geralmente, os indivíduos sintomáticos são instruídos a enxaguar com um enxaguante bucal à base de anestésico e tomar um analgésico de venda livre para aliviar o desconforto. Raramente, desconforto extremo pode exigir a administração de um analgésico forte prescrito ou medicação para dor. Na maioria dos casos, a língua geográfica desaparece sem a administração contínua de tratamento extensivo.

Indivíduos diagnosticados com língua geográfica são frequentemente encorajados a registrar sua condição, registrando detalhes, como datas e duração dos surtos, bem como possíveis gatilhos.

Uma vez que os indivíduos aprendam a reconhecer seus gatilhos, eles podem tomar medidas proativas para reduzir os surtos e gerenciar melhor o desconforto que podem sentir. Evitar gatilhos conhecidos, como bebidas ácidas e alimentos condimentados, e adaptar os próprios comportamentos, incluindo limitar a exposição a estressores, pode ajudar a promover o gerenciamento eficaz dos sintomas.

Língua geográfica – Glossite

termo glossite é uma inflamação da língua. É dolorido, vermelho e inchado. Em alguns casos, parece extraordinariamente suave, um efeito colateral da destruição dos botões, os componentes sensoriais do paladar.

A língua pode ser propensa a inflamação devido a uma infecção, como a escarlatina, ou de origem dentária ou alérgica; no contexto da glossite isolada, chama-se glossite aguda.

Mas há também glossite crônica que pode ser causada por certos tipos de deficiências ou doenças, como a sífilis, entre outras coisas.

tratamento da glossite é o tratamento da causa da inflamação.

A Glossite – Língua geográfica


Língua humana exibindo glossite migratória benigna

Glossite refere-se a inflamação da língua. A condição faz com que a língua inche em tamanho, mude de cor e desenvolva uma aparência diferente na superfície.

A língua é o pequeno órgão muscular na boca que ajuda a mastigar e engolir alimentos. Também ajuda com o seu discurso.

glossite pode fazer com que os pequenos inchaços na superfície da língua (papilas) desapareçam.

As papilas contêm milhares de pequenos sensores chamados papilas gustativas e desempenham um papel em como você come.

A inflamação severa da língua que resulta em inchaço e vermelhidão pode causar dor e pode mudar a maneira de comer ou falar.

Glossite – O que é

glossite é uma condição inofensiva que resulta da inflamação da língua. A irritação aguda ou crônica faz com que a língua fique lisa, fique vermelha e inche.

Algumas pessoas herdam a condição de seus pais, mas a maioria dos casos de glossite é causada por vários fatores ambientais.

Um dentista pode ajudar os pacientes a encontrar alívio dos sintomas, identificando e tratando as causas subjacentes.

Manter uma dieta nutritiva e boas práticas de higiene bucal pode ajudar a evitar que problemas na língua retornem.

Uma língua saudável é coberta por pequenas protuberâncias e projeções semelhantes a pêlos chamadas papilas que contêm papilas gustativas e ajudam a engolir os alimentos.

inflamação da língua e o inchaço fazem com que as papilas desapareçam, e a língua assume uma aparência suave e uniforme.

glossite pode ser causada por infecções bacterianas e virais, reações alérgicas a produtos de higiene bucal e deficiências de vitamina B ou ferro. A língua também pode ser irritada por uma queimadura grave, uso de tabaco, álcool e alimentos condimentados.

À medida que a língua incha, ela geralmente se torna um tom escuro de vermelho e fica macia. Alguns casos de glossite, especialmente aqueles causados por infecções, resultam em uma constante e dolorosa sensação de queimação na língua.

Uma condição chamada língua geográfica ocorre quando apenas parte da língua é afetada pela inflamação, resultando em uma aparência distinta, semelhante a um mapa, de manchas claras e de cor escura.

O inchaço pode ser grave o suficiente para prejudicar a fala e a deglutição, e algumas pessoas enfrentam problemas respiratórios quando a língua aumentada bloqueia suas vias aéreas.


Uma língua saudável é coberta por pequenas protuberâncias e
projeções semelhantes a pelos chamadas papila


As papilas podem desaparecer da língua como um sintoma de glossite

A irritação da língua que causa descoloração e inchaço deve ser inspecionada por um dentista para garantir um diagnóstico preciso.

A causa subjacente dos sintomas deve ser determinada para garantir que os pacientes recebam tratamento eficaz.

Um dentista pode inspecionar cuidadosamente a língua e tentar identificar a causa da glossite. Se as razões para a inflamação da língua não forem claras, um paciente pode ser encaminhado a um médico para realizar testes de sangue e tecido.

Os pacientes geralmente recebem medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas imediatos de dor e inchaço.

glossite causada por alimentos quentes, álcool ou tabaco geralmente pode ser aliviada simplesmente evitando-se os irritantes.

Queimaduras e lesões diretas tendem a cicatrizar por conta própria em poucos dias, sem cuidados médicos diretos, e a maioria das infecções pode ser tratada com antibióticos orais.

No caso de uma deficiência de vitamina, um médico pode sugerir que o paciente tome suplementos e faça mudanças na dieta.

Independentemente da causa da glossite, a prática de uma boa higiene bucal e o agendamento de exames odontológicos regulares são importantes para evitar futuros problemas na boca e na língua.

Língua geográfica – Etiologia/Fisiopatologia

Possui etiologia desconhecida. As lesões começam como pequenas manchas brancas e, à medida que se estendem ou migram, desenvolvem uma zona atrófica vermelha central devido à perda das papilas filiformes).

Língua geográfica – Fatores de Risco

Alguns investigadores sugerem que a língua geográfica ocorre com maior frequência em pacientes com psoríase (inclusive psoríase pustulosa) ou dermatite atópica e em indivíduos com língua fissurada.

Pesquisadores também têm indicado associação da língua geográfica com distúrbios hormonais, alergias, síndrome de Down, deficiências nutricionais e até mesmo uma predisposição genética.

Língua geográfica – Características Clínicas

língua geográfica se apresenta como áreas vermelhas, bem demarcadas, nas partes dorsal e lateral da língua, com bordas brancas irregulares.

Alguns pacientes podem apresentar sintomas de queimação, sensibilidade e dor, principalmente quando tem a ingestão de alimentos cítricos, condimentados ou quentes.

Língua geográfica – Causa

A causa é desconhecida. A língua geográfica geralmente não causa sintomas e, nos casos em que há sintomas, um hábito parafuncional oral pode ser um fator contributivo.

As pessoas com hábitos parafuncionais relacionados à língua podem apresentar descamação nos lados da língua. Alguns sugerem que os fatores hormonais podem estar envolvidos.

Língua geográfica – Sintomas


Língua geográfica

Embora muitas pessoas não percebam nenhum sintoma, o sinal mais reconhecível da língua geográfica é a aparência do padrão na língua. Os sintomas podem ir e vir e podem durar algumas semanas ou anos.

Eles incluem:

Manchas vermelhas na língua: As manchas vermelhas na língua aparecem em um padrão irregular semelhante a um mapa e geralmente são cercadas por bordas brancas ou cinzas. Eles aparecem em qualquer lugar no topo, nas laterais e na ponta da língua. As manchas podem ir e vir e podem mudar de tamanho, forma e localização ao longo do tempo.
Ausência de papilas: O interior das manchas vermelhas é visivelmente mais liso porque não possui papilas. As papilas são pequenas protuberâncias que cobrem e protegem toda a língua e nos ajudam a mastigar os alimentos. Algumas papilas também têm papilas gustativas.
Sensação de queimação: algumas pessoas com língua geográfica sentem uma sensação de ardência, formigamento ou queimação na língua, especialmente ao comer. O desconforto geralmente é leve e pode ir e vir junto com as manchas vermelhas.
Manchas em outras áreas da boca: Ocasionalmente, manchas vermelhas semelhantes podem se formar nas gengivas, no topo da boca ou dentro das bochechas. Essas manchas são chamadas de estomatite geográfica ou eritema migratório. As manchas não são as mesmas da erupção cutânea do eritema migratório que aparece nos estágios iniciais da doença de Lyme. Ter essas manchas na boca não significa que você tenha a doença de Lyme.

Língua geográfica – Tratamento

Como a língua geográfica é uma condição benigna, o tratamento não é necessário. Se sentir dor ou desconforto, evite comer qualquer coisa que possa irritar a língua, como alimentos condimentados.

Para aliviar a sensação de ardência ou queimação, seu médico pode recomendar:

Colutório com um anti-histamínico (medicamento para aliviar a reação alérgica).
Analgésicos tópicos (analgésicos) que você pode aplicar diretamente na língua.
Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Fonte: medlineplus.gov/www.wisegeek.org/en.wikipedia.org/www.britannica.com/www.primehealthchannel.com/health.ccm.net/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.