Breaking News
Home / Saúde / Abulia

Abulia

PUBLICIDADE

Definição

Abulia é a ausência de força de vontade ou incapacidade de agir decisivamente, um sintoma de esquizofrenia ou outra doença mental.

Abulia um sintoma de transtorno mental que envolve deficiência ou perda de vontade.

O que é Abulia?

Abulia, também chamada de doença de Blocq, é uma condição neurológica em que o paciente não tem vontade ou iniciativa.

Está no meio do espectro de doenças conhecidas como as Desordens da Motivação Diminuída, das quais a menos grave é a apatia e a mais severa é o mutismo acinético, no qual o paciente tende a não falar ou falar.

A abulia pode ser causada por lesões no lobo frontal ou nos gânglios da base do cérebro, disfunção relacionada à dopamina ou lesão cerebral. O lobo frontal controla o pensamento superior, enquanto os gânglios da base controlam o movimento, de modo que os danos a qualquer área podem resultar em motivação reduzida.

A abulia é caracterizada por movimento voluntário fraco ou diminuído, dificuldade em iniciar ou sustentar movimentos, redução da responsividade emocional, aumento do tempo de resposta a perguntas e sugestões, aumento da passividade e diminuição da interação social e interesse em atividades regulares.

Alguns pacientes também têm um apetite reduzido e podem ser incapazes de mastigar e engolir completamente os alimentos.

A condição às vezes aparece sozinha e às vezes como sintoma de alguma outra condição neurológica, como doença de Alzheimer, esquizofrenia ou depressão. A doença de Huntington, a doença de Parkinson e outros distúrbios degenerativos do sistema nervoso central podem causar a formação de legiões que podem levar ao desenvolvimento de abulia.

A abulia é mais comum em pacientes que sofrem da doença de Alzheimer. Vinte e cinco a 50% dos pacientes com Alzheimer demonstram falta de motivação.

Quanto mais grave e avançado o caso da doença de Alzheimer, maior a probabilidade de apresentar falta de motivação.

A Abulia pode ser difícil de diagnosticar por causa de seu status como um ponto no espectro das Desordens da Motivação Diminuída.

A observação clínica e a discussão com os familiares e cuidadores do paciente são os passos iniciais no diagnóstico do distúrbio.

A tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética ( RM ) podem ajudar a identificar lesões no cérebro que podem ser a causa da abulia.

A Abulia é tipicamente tratada com medicação, geralmente antidepressivos. Antes de prescrever tal medicação, os médicos tentam tratar as causas subjacentes do distúrbio, como controlar dores de cabeça ou convulsões, ou otimizar a visão, audição e fala. Esses métodos podem ser suficientes para ajudar a melhorar a condição do paciente.

Abulia – Tipo de Apatia

Abulia
Abulia

Abulia é um estado de motivação diminuída.

Em geral, abulia refere-se a um tipo de apatia que se desenvolve como resultado da doença, especificamente doença que afeta o cérebro.

Algumas pessoas que têm abulia estão cientes da mudança no nível de motivação, mas é particularmente perceptível e perturbador para amigos e entes queridos.

Um indivíduo que experimenta abulia pode apresentar sintomas que variam de sutis a esmagadores em níveis de severidade, com o mutismo (não falando) sendo a forma mais extrema.

A abulia é mais comumente associada a condições neurológicas ou psiquiátricas. Estima-se que cerca de 20-30% dos sobreviventes de AVC experimentem apatia ou abulia.

Quando abulia resulta de um evento súbito, como um acidente vascular cerebral, pode tornar-se aparente durante ou após a recuperação do AVC.

Quando abulia resulta de uma doença progressiva, como a doença de Alzheimer ou a doença de Parkinson, pode piorar com o tempo.

Sintomas

Existem vários sintomas de abulia.

Sintomas típicos podem incluir qualquer combinação dos seguintes:

Apatia – falta de interesse ou motivação em fazer as coisas começarem ou em participar das atividades. Não está entusiasmado em fazer as coisas. Dificuldade para iniciar ou concluir projetos ou tarefas importantes.
Desinteresse por coisas que estão acontecendo ou participando de atividades ou eventos.
Passividade
Falta de opinião ou falta de expressão de opinião sobre preferências
Asocial – falta de interesse em outras pessoas, falta de interação com os outros, comunicação limitada com os outros, evitando outros
Silêncio extremo ou mudez
Lentidão física do movimento
Falta de espontaneidade
Emocionalmente remoto
Dificuldade em tomar decisões ou planos, indecisão
Mastigar alimentos por longos períodos de tempo sem engolir.

Diagnóstico

O diagnóstico de abulia pode levar algum tempo.

A Abulia é diagnosticada através de uma história médica que detalha os sentimentos e ações da pessoa que pode ter abulia, bem como uma história das observações feitas por amigos e entes queridos. O seu médico pode fazer mais perguntas e fazer observações clínicas durante a visita ao consultório. Em alguns casos de abulia, exames de imagem diagnósticos com tomografia computadorizada de crânio ou ressonância nuclear magnética (RNM) cranioencefálica podem revelar lesões cerebrais localizadas, como acidente vascular cerebral, uma das principais causas de abulia.

Fonte: en.oxforddictionaries.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.verywellhealth.com/www.hinfoways.com/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Neuroendocrinologia

PUBLICIDADE Definição A neuroendocrinologia é a disciplina que estuda a produção de hormônios pelos neurônios, a sensibilidade …

Teste de Watson

Teste de Watson

PUBLICIDADE Definição O teste de Watson é um teste de diagnóstico para instabilidade entre os ossos escafoide …

Síndrome de Lesch-Nyhan

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Lesch-Nyhan é uma condição genética rara que resulta em anormalidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.