Breaking News
Home / Saúde / Alexitimia

Alexitimia

PUBLICIDADE

Definição

Alexitimia é uma característica de personalidade em que o indivíduo é incapaz de identificar e descrever suas emoções. A característica principal da alexitimia é uma falta de consciência emocional, falta de ligação social e relacionamentos interpessoais deficientes. Além disso, aqueles que sofrem de alexitimia têm dificuldade em reconhecer e entender as emoções dos outros.

O que é Alexitimia?

Alexitimia é uma desordem psicológica inadaptada caracterizada pela incapacidade de identificar e descrever verbalmente emoções e sentimentos em si mesmo, bem como em outros.

A palavra significa literalmente “sem palavras para a emoção”, e vem do grego lexis “falta” e timia para “emoção”.

As pessoas que sofrem de alexitimia são limitadas em sua capacidade de experimentar fantasias ou sonhos ou pensar de forma imaginativa. Em vez disso, elas exibem uma forma de pensar focada externamente, dependendo de fatos e especificidades. As pessoas com a alexitimia são muitas vezes descritas por outros, incluindo seus entes queridos, como frios e distantes. Eles são severamente carentes de habilidades empáticas e têm grande dificuldade em entender e responder eficazmente aos sentimentos de outras pessoas.

Esta condição pode ser uma característica variável que muitas vezes é medida por pesquisadores e psicólogos através de questionários de escolha múltipla. Cada resposta tem uma pontuação predeterminada e a pontuação total do questionário é analisada para indicar a presença ou falta de alexitimia em um indivíduo em particular. Pesquisas que dependem dessas medidas mostraram que aqueles que pontuam alto são severamente limitados em sua capacidade de formar e manter relações íntimas. Menor pontuação mostra apenas dificuldade nos relacionamentos.

No passado, alexitimia foi classificada e limitada a distúrbios psicossomáticos, que são desordens que envolvem sintomas físicos do corpo criados ou exacerbados pela mente. Por exemplo, alguém que está muito irritado, mas não expressa sua raiva, pode desenvolver uma dor de estômago. Esta condição como uma desordem psicossomática muitas vezes se manifesta sob a forma de queixas corporais e sintomas de um indivíduo que não pode efetivamente expressar emoção.

Existem dois tipos desta doença: estado e traço. Alexitria do estado tem uma causa específica e geralmente é uma condição temporária. O transtorno de estresse pós-traumático, causado por um evento horrível, é um exemplo que é conhecido por desencadear esse tipo. O traço da alexitimia é pensado para ser uma característica inerente à própria personalidade. Esse tipo pode ser inato ou causado por eventos que ocorrem na primeira infância de uma pessoa, como abuso ou negligência de um cuidador primário.

Sintomas da Alexitimia

Alexitimia, é um termo clínico para a incapacidade de entender os meandros dos sentimentos e emoções.

A existência e o estudo das experiências alexitímicas começaram na década de 1970.

Algumas pesquisas sugerem que alexitimia é mais predominante nos homens do que nas mulheres.

Alexitimia também é entendido como tendo dois componentes; um componente cognitivo onde as pessoas podem enfrentar desafios com pensamento e emoções enquanto tentam nomear, entender e falar sobre sentimentos, bem como um componente afetivo, onde as pessoas podem lutar com a experiência de compartilhar, responder e sentir emoções.

As pessoas que experimentam os efeitos da alexitimia podem notar algumas coisas diferentes, tais como:

Falta de controle de impulso
Explosões violentas ou perturbadoras
Indiferença em relação a outras pessoas
Dificuldades com as emoções articulantes
Dificuldades para distinguir diferentes tipos de emoções
Luta para identificar emoções expressadas por outros
Aumento da sensibilidade para imagens, sons ou toque físico
Capacidade estreita para entender as razões por trás de certas emoções

Alexitimia não é apenas uma falta de interesse na conexão emocional, está enraizada em acidentes psicológicos e neurológicos que podem ser fontes de frustração para as pessoas que experimentam os sintomas, bem como pessoas ao

Características da Alexitimia

As principais características da alexitimia são disfunções marcadas na consciência emocional, no apego social e nas relações interpessoais. Além disso, os indivíduos que sofrem de alexitimia também têm dificuldade em distinguir e apreciar as emoções dos outros, o que é pensado para levar a respostas emocionais ineficazes e ineficazes.

Fonte: www.mentalhelp.net/www.wisegeek.org/www.disabled-world.com/www.sciencenews.org

Veja também

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Blastoma

Blastoma

PUBLICIDADE Definição O blastoma é um tipo de câncer que surge nas células em desenvolvimento de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.