Alopecia areata

PUBLICIDADE

Alopecia areata – Definição

O termo alopecia significa perda de cabelo.

Na alopecia areata, uma ou mais manchas calvas redondas aparecem repentinamente, na maioria das vezes no couro cabeludo.

A alopecia areata também é chamada de alopecia autoimune.

O que é Alopecia areata?

Alopecia areata é uma condição da pele que pode afetar o cabelo na cabeça ou no corpo e nas unhas. É bastante comum, pois afeta 1,7% das pessoas em algum momento de suas vidas.

Não é uma doença grave: não “esconde” nada e não há nenhuma doença subjacente que os médicos precisem procurar.

Alopecia areata – Perda de Cabelo

Alopecia areata é uma desordem auto-imune caracterizada por perda de cabelo transitória, não-cicatricial e preservação do folículo piloso.

A perda de cabelo pode assumir várias formas, desde a perda de manchas bem definidas até a perda de cabelo difusa ou total, o que pode afetar todos os locais de produção de cabelo.

A Alopecia areata irregular que afeta o couro cabeludo é o tipo mais comum.

Alopecia areata afeta quase 2% da população geral em algum momento durante a sua vida.

Alopecia areata
Alopecia areata

As biópsias de pele da alopecia areata da pele afetada mostram infiltrado linfocitário no bulbo ou na parte inferior do folículo capilar na fase anágena (crescimento capilar).

Acredita-se que um colapso do privilégio imunológico do folículo piloso seja um fator importante na alopecia areata.

A alopecia areata geralmente é diagnosticada com base em manifestações clínicas, mas a dermoscopia e a histopatologia podem ser úteis.

A alopecia areata é difícil de administrar medicamente, mas recentes avanços na compreensão dos mecanismos moleculares revelaram novos tratamentos e a possibilidade de remissão em um futuro próximo.

Princípios

A alopecia areata é um tipo recorrente de perda de cabelo que pode afetar qualquer área de formação de cabelo e pode se manifestar em muitos padrões diferentes.

Embora seja uma condição benigna e a maioria dos pacientes seja assintomática, pode causar sofrimento emocional e psicossocial.

Alopecia areata
Alopecia areata

Alopecia areata
Alopecia areata

Com o que se parece?

A alopecia areata pode aparecer na forma de manchas sem pêlo que geralmente são redondas ou ovais; esta é a forma mais comum.

Às vezes, começa na parte de trás da cabeça e gradualmente se espalha para os lados e acima das orelhas.

Mais raramente, pode afetar toda a cabeça (alopecia totalis).

Se o pelo do corpo também for afetado, isso é conhecido como alopecia universalis.

As unhas podem mostrar pequenos amassados que se parecem com aqueles em um dedal (pitting) ou podem ser danificados em uma área mais ampla, com uma aparência áspera, como se tivessem sido ralados longitudinalmente (traquioníquia).

Qualquer uma das estruturas capilares do corpo pode ser afetada individualmente: sobrancelhas, pêlos de barba nos homens, algumas áreas dos pêlos do corpo e a queda de cabelo pode ser desigual ou generalizada.

Nas bordas das manchas, podem ser vistos pêlos de exclamação, que são pequenos pêlos quebrados que têm apenas alguns milímetros de comprimento e se soltam facilmente.

O que causa a alopecia areata?

Alopecia areata é classificada como um distúrbio auto-imune.

É histologicamente caracterizado por células T ao redor dos folículos pilosos.

Essas células T CD8 (+) do grupo NK 2D positivo (NKG2D (+)) liberam citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas que rejeitam o cabelo. O mecanismo exato ainda não é compreendido.

O aparecimento ou a recorrência de perda de cabelo é, por vezes, desencadeada por:

Infecção viral
Trauma
Alteração hormonal
Estressores emocionais / físicos

O que é a Alopecia Totalis?

Alopecia totalis é um tipo de alopecia que causa perda total de cabelo na cabeça, incluindo todos os pelos faciais, sobrancelhas e cílios.

Esta calvície total geralmente ocorre dentro de seis meses após o início da condição. Acredita-se que a causa subjacente da alopecia total e de outros tipos de alopecia seja um distúrbio autoimune. Muitas pessoas com essa condição acham que a perda de cabelo é exacerbada pelo estresse, mas a alopecia não se limita a pessoas com estilos de vida de alto estresse.

Alopecia totalis é uma versão mais grave da alopecia areata, na qual o cabelo é perdido em manchas do couro cabeludo e outras áreas do corpo.

Um terceiro tipo de alopecia, chamado alopecia universalis, leva à perda de todos os pêlos do corpo, incluindo o couro cabeludo, face, tronco, membros e área genital.

Todos esses tipos de alopecia são condições recorrentes que não causam nenhum dano à saúde física de uma pessoa, mas podem causar estresse psicológico e emocional considerável.

Uma quantidade considerável de evidências aponta para um distúrbio auto-imune como a causa da alopecia.

Células imunológicas e anticorpos que são sensibilizados para destruir os folículos capilares foram encontrados em pessoas com alopecia, indicando que seus sistemas imunológicos se tornaram, de alguma forma, preparados para atacar essas células. Em um estudo, descobriu-se que 90% das pessoas com alopecia tinham anticorpos capazes de atacar certas estruturas nos folículos pilosos.

Alopecia areata
A alopecia não causa danos à saúde física de uma pessoa,
mas pode causar estresse psicológico e emocional considerável

Evidências científicas também sugerem que a genética desempenha um papel no desenvolvimento da alopecia totalis. Um estudo descobriu que até 20 por cento das pessoas com alopecia têm uma história familiar da doença, enquanto menos de dois por cento das pessoas que não têm alopecia têm essa história familiar.

Esta e outras evidências indicam que certos genes podem aumentar a probabilidade de alguém desenvolver alopecia. Na população global, um indivíduo tem aproximadamente 1,7 por cento de chance de desenvolver alguma forma de alopecia; o tipo mais comum é a alopecia areata.

O tratamento da Alopecia totalis envolve o uso de medicações tópicas ou injeções. Para pessoas com menos de 50% de perda de cabelo no couro cabeludo, as mais comumente usadas são injeções de corticosteróides ou cremes tópicos. Aproximadamente 60% das pessoas que recebem injeções regulares de corticosteróides no couro cabeludo experimentarão o crescimento do cabelo dentro de quatro a seis semanas da primeira injeção.

Quando mais de 50 por cento do cabelo do couro cabeludo foi perdido, o tratamento é mais provável que consista em medicamentos de imunoterapia tópica.

O que é Alopecia Universalis?

Alopecia areata
Alopecia Universalis

Alopecia universalis é uma condição marcada pela extensa perda de cabelo na cabeça e no corpo. Uma pessoa com esta condição normalmente terá perda de cabelo completa em sua cabeça, no nariz, nas axilas e em todo o corpo.

Apesar desse nível extremo de perda de cabelo, as pessoas com alopecia universal são normalmente saudáveis.

Este tipo de perda de cabelo pertence à mesma classe de uma condição chamada alopecia areata, que geralmente envolve perda de cabelo em pequenas manchas redondas, principalmente no couro cabeludo.

Existem diferentes variações de condições que estão no grupo alopecia areata.

A alopecia universalis recebe esse nome porque é muito mais extensa do que outras formas de alopecia e envolve todo o corpo de uma pessoa.

Pode parecer razoável que uma pessoa com essa condição teria outros problemas de saúde.

A maioria das pessoas com alopecia universalis não estão com problemas de saúde, no entanto. Aqueles com a condição são um pouco mais propensos a doenças da tireóide e uma condição da pele chamada vitiligo do que outros, mas uma pessoa pode ter alopecia universalis sem quaisquer outras condições de saúde.

Os cientistas determinaram que a alopecia universalis é causada pela mutação de um gene e é uma condição hereditária. Aqueles com a condição pode nascer com o cabelo, embora eles normalmente começam a sentir a perda de cabelo logo após o nascimento. Esta condição de perda de cabelo é extremamente rara, e os cientistas ainda precisam descobrir o que causa a mutação do gene que leva a ela.

Algumas pessoas com alopecia universal também lidam com problemas nas unhas. Em alguns casos, eles desenvolvem pequenos recortes em suas unhas. Em outros casos, as unhas se desenvolvem de forma mais séria, deformando as alterações que afetam a unha de uma pessoa.

Uma pessoa com esta condição pode não sentir perda de cabelo durante toda a sua vida. Algumas pessoas começam a crescer de novo depois de um curto período de tempo. Outros podem lidar com a falta de cabelos durante toda a vida. O potencial está sempre presente para uma pessoa regenerar o cabelo, mesmo depois de muitos anos de calvície terem passado. Neste momento, os médicos e cientistas são incapazes de prever quem experimentará a regeneração e quando a regeneração ocorrerá.

Não há cura para a alopecia universalis.

Muitas pessoas com essa condição usam perucas. Outros podem tentar tratar a doença com imunoterapia tópica, o que envolve provocar uma reação alérgica na pele da pessoa afetada. Este tratamento é pensado para irritar os folículos pilosos em produzir o cabelo mais uma vez. Infelizmente, isso não é eficaz para todos os pacientes. Alguns pacientes tentam injeções de cortisona, com sucesso limitado e alto potencial de efeitos colaterais.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/emedicine.medscape.com/www.therapeutique-dermatologique.org/www.wisegeek.org/www.dermnetnz.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.