Breaking News
Home / Saúde / Amenorreia

Amenorreia

PUBLICIDADE

A amenorreia é a ausência de menstruação. Pode ser normal ( fisiológico) ou indicativo de doença ( patológica ).  No último caso, a amenorreia não é o diagnóstico, mas é um sintoma de uma doença anatômica, genética ou neuroendócrina.

Classificação

De acordo com o período de estabelecimento e sua fisiopatologia, eles são classificados em três grupos.

Amenorreia fisiológica.
Amenorreia primária.
Amenorreia secundária.

Amenorréia fisiológica

A falta de menstruação é fisiológica:

Antes da puberdade: a menarquia (primeira menstruação) geralmente ocorre entre 10 e 14 anos.
Na gravidez: a amenorreia está sempre presente na gravidez.
Na amamentação: a amenorreia que ocorre durante a lactação é de origem hipotálamo-hipofisária e é de duração variável. O endométrio não cresce ou se desenvolve devido a uma diminuição na produção de estrogênio e progesterona. Isto é devido ao fato de que, juntamente com a liberação de prolactina, há uma diminuição na liberação de gonadotropinas, a maturação dos folículos ovarianos não ocorre .
Após a menopausa, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. É porque o ovário perde a funcionalidade. Começa a ocorrer quando a secreção hormonal deixa de ser rítmica.

Amenorréia primária
A amenorreia primária é considerada como sendo todos os casos em que a menarquia não ocorreu antes dos 16 anos (97% das mulheres têm menarquia antes de 15 anos e meio) ou antes dos 14 anos se não tiverem características sexuais secundário

A amenorreia primária ocorre quando há uma alteração no funcionamento normal dos ovários e manifesta-se por menarca diferida, ou seja, na primeira menstruação, há uma aparência de características sexuais secundárias, que são o cabelo e as axilas , desenvolvimento dos peitos ou seios e falta de definição na estrutura do corpo feminino, como cintura, quadris.

Isso é causado pela falta de produção de hormônios, como progesterona, estrogênios, androgênios e corticosteróides ou pela presença de cistos nos ovários. Também pode ser causada pelo desenvolvimento anormal do útero e da vagina ou pela presença de um hímen não perfurado e muito fechado, o que dificulta a eliminação do fluxo sanguíneo.

Amenorreia secundária
A amenorreia classicamente secundária é definida , como a ausência de menstruação durante três meses ou mais em mulheres que já menstruaram, no entanto, para fins de diagnóstico e tratamento, essa classificação não é muito útil.

Etiologia
Nas mulheres em idade reprodutiva, as duas principais causas de amenorreia são a gravidez e a lactação.  As causas patológicas da amenorreia são diversas. Qualquer alteração nos órgãos que regulam a menstruação ( sistema nervoso central , hipotálamo , glândula pituitária , ovários , útero , vagina ) pode levar à ausência de uma regra.

A amenorreia, primária ou secundária, é um sintoma que indica alguma anormalidade anatômica, genética ou neuroendócrina. As causas podem ser caracterizadas em dois grandes grupos:

Anomalias anatômicas dos órgãos genitais.
Anormalidades na função endócrina.

O que é

Amenorreia é a ausência de menstruação por no mínimo três ciclos, ou quando a primeira menstruação (menarca) não surge.
Classifcada em:
Amenorreia primária: ausência de menstruação aos 14 anos associada  a falha no desenvolvimento sexual (características secundárias) ou ausência de menstruação aos 1% anos, mesmo com o desenviolamento sexual normal
Amenorreia secundária: ausência de menstruação por seis meses ou pelo período equivalente a três ciclos.

Fonte: es.wikipedia.org/pt.scribd.compt.scribd.com

Veja também

Cisto renal

Cisto Renal

PUBLICIDADE Definição A doença renal policística é um dos mais comuns de todos os distúrbios …

Cardite

PUBLICIDADE Definição Inflamação do tecido cardíaco ou tecido muscular no coração é chamada como cardite. …

Arritmia

PUBLICIDADE Definição Uma arritmia é um problema com a frequência ou ritmo do seu batimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.