Breaking News
Home / Saúde / Aponeurose

Aponeurose

PUBLICIDADE

Visão Geral

Aponeurose é qualquer uma das fáscias mais profundas e mais grossas que prendem os músculos aos ossos; assemelham-se a tendões achatados. Eles geralmente diferem dos tendões apenas por serem planos e finos.

Uma membrana fibrosa achatada, semelhante a um tendão, que une os músculos ou os conecta a outras partes do corpo, como pele ou osso.

As aponeuroses são camadas de tendões largos e chatos. Eles têm uma cor brilhante, prateada e esbranquiçada, são histologicamente semelhantes aos tendões e são fornecidos com moderação em vasos sanguíneos e nervos. Quando dissecadas, aponeuroses são fino como papel e descascam por seções. As regiões primárias com aponeurose espessa estão na região abdominal ventral, na região lombar dorsal e na região palmar e plantar. Sua principal função é unir músculos e partes do corpo nos quais os músculos agem, seja ele osso ou músculo.

Definição

Aponeurose, uma folha plana ou fita de material tendinoso que ancora um músculo ou o conecta com a parte que o músculo se move.

A aponeurose é composta de tecido conjuntivo fibroso denso contendo fibroblastos (células fusiformes secretoras de colágeno) e feixes de fibras colágenas em arranjos ordenados.

As aponeuroses são estruturalmente semelhantes aos tendões e ligamentos.

Aponeurose – Fáscia Profunda

Uma aponeurose é um tipo ou uma variante da fáscia profunda, na forma de uma folha de tecido fibroso branco-perolado que prende músculos parecidos com uma folha, que precisam de uma ampla área de fixação.

Sua principal função é unir os músculos e as partes do corpo em que atuam, sejam ossos ou outros músculos.

Eles têm uma cor brilhante, prateada e esbranquiçada, são histologicamente semelhantes aos tendões e são fornecidos com moderação em vasos sanguíneos e nervos. Quando dissecadas, aponeuroses são fino como papel e descascam por seções.

As regiões primárias com aponeuroses espessas estão na região abdominal ventral, na região dorsal lombar, no ventrículo nas aves e nas regiões palmar (palmas) e plantar (solas).

O que é Aponeurose?

Aponeurose é uma membrana fibrosa (formada principalmente por fibras de colágeno), que serve para a inserção dos músculos. Mais cedo também se denominaram com este nome as coberturas musculares, especialmente as mais grossas, mas hoje em dia são normalmente chamadas fáscias.

A aponeurose é constituída por extensos lençóis tendinosos de tendões planos, duros na natureza, presentes na palma da mão, sola do pé e parte frontal do abdome e região lombar nas costas. Destinam-se a proteger os tecidos moles subjacentes e a fortalecer a parede abdominal e a parte posterior dos músculos lombares. Eles são muito úteis na proteção contra hérnia em casos em que a pressão intra-abdominal é aumentada durante o levantamento de pesos pesados.

Seu suprimento de sangue é escasso. Se ocorrer necrose por qualquer motivo, o reparo é muito difícil. Melhor não negligenciar a lesão ou infecção nessas regiões.

Qual é a Aponeurose?

As conexões dos músculos ao osso são geralmente vistas como tendões longos e colágenos. Os músculos, no entanto, também podem ser fixados por tendões planos e semelhantes a lençóis chamados aponeuroses. Em essência, a aponeurose é a expansão membranosa de um músculo ou de um grupo muscular. Sob um microscópio, parece semelhante a um tendão, mas tem menos nervos e vasos sanguíneos.

Existem várias aponeuroses no corpo, mas as aponeuroses mais conhecidas são encontradas no abdômen, palmas das mãos e solas dos pés. No abdome, o oblíquo externo, que é o maior e mais superficial músculo abdominal plano, tem sua própria aponeurose. Quando as fibras do oblíquo externo correm em direção à linha média, elas se tornam aponeuróticas. A parte mais fina da aponeurose externa chamada linea alba pode ser encontrada na linha média traçando uma linha vertical ao longo do umbigo. Com a gravidez ou cirurgia abdominal, a aponeurose oblíqua externa pode enfraquecer, razão pela qual os exercícios abdominais são aconselháveis após esses eventos.

A aponeurose palmar pode ser encontrada na mão. Ela cobre os tecidos moles e os tendões dos músculos flexores. Quando há um aumento progressivo no tecido fibroso dessa estrutura, ocorre uma condição chamada contratura de Dupuytren ou fibromatose palmar. As bandas fibrosas que as ligam às bases dos dedos tornam-se mais curtas e espessas. Isso leva a uma acentuada flexão ou flexão dos dígitos, de tal forma que os dígitos não podem ser esticados.

Aponeurose palmar
Aponeurose palmar

Pessoas com contratura de Dupuytren têm 40 anos ou mais. Os dedos mais comumente afetados são o dedo anular e o dedinho, enquanto o polegar e o indicador geralmente são poupados. A progressão é geralmente lenta e indolor. Se causar uma deficiência ou incapacidade significativa, a contratura de Dupuytren pode ser resolvida através de cirurgia. O procedimento, no entanto, não é curativo e é repleto de complicações, como lesões nervosas e arteriais e infecção.

A aponeurose plantar é encontrada na sola do pé. A parte central é muito grossa, mas se afasta lateralmente e anteriormente. É também chamada de fáscia plantar, porque as fascias são tecidos conectivos que são densos e regularmente distribuídos. A principal função desta estrutura é apoiar os arcos do pé e manter as estruturas do pé juntas. À medida que vai para os dígitos, divide-se em cinco bandas que cobrem os tendões digitais.

Aponeurose palmar


Inflamação da aponeurose plantar caracterizada por dor é chamada fascite plantar

Inflamação da aponeurose plantar caracterizada por dor é chamada fascite plantar. Frequentemente ocorre em atletas devido a trauma repetitivo nas solas.

Deformidades nos pés, obesidade e atrofia relacionada à idade do coxim adiposo do pé também podem ser fatores predisponentes.

Os tratamentos não cirúrgicos da fascite plantar incluem descanso, terapia com frio, fisioterapia, alongamento e calçados para corrida com controle de movimento. A farmacoterapia inclui a administração de medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteróides, aspirina, ibuprofeno e outros antiinflamatórios não-esteróides. Órteses ou suportes para os pés também podem ser experimentados. A cirurgia é um último recurso devido ao risco de lesão ou infecção de nervos ou artérias.

Anatomia

Uma folha de tecido fibroso branco perolado que toma o lugar de um tendão em músculos planos com uma ampla área de fixação.

Fonte: www.cun.es/www.doctorschierling.com/www.definitions.net/www.wisegeek.org/en.oxforddictionaries.com/www.quora.com/www.proprofs.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.