Breaking News
Home / Saúde / Calcitriol

Calcitriol

PUBLICIDADE

Definição

Calcitriol é a forma ativa da vitamina D.

calcitriol é formado nos rins ou produzido no laboratório.

É usado como um medicamento para aumentar os níveis de cálcio no corpo, a fim de tratar deficiências de cálcio esqueléticas e relacionadas ao tecido causadas por distúrbios renais ou da tireoide.

O que é o Calcitriol?

O calcitriol é a forma ativa da vitamina D.

É uma substância que ocorre naturalmente no corpo e é responsável pelo aumento dos níveis de cálcio no sangue. É também um medicamento que é usado para tratar ou prevenir baixos níveis de cálcio devido a várias doenças.

Quimicamente, o calcitriol pode ser referido como 1,25-di-hidroxicolecalciferol ou 1,25- (OH) 2D3. Quando se refere à medicação, calcitriol é o nome genérico.

As marcas disponíveis incluem: Rocaltrol®, Calcijex® e Decostriol®.

Fórmula química: C27H44O3

A maior parte da vitamina D é naturalmente derivada da exposição à luz solar.

Os raios ultravioletas convertem o 7-desidrocolesterol na pele em colecalciferol, que é uma forma inativa da vitamina D. Os rins então convertem o colecalciferol em 1,25-diidroxicolecalciferol, que é ativo e capaz de desempenhar funções fisiológicas normais. Quando os níveis de cálcio no sangue diminuem, os rins produzem mais calcitriol.

O calcitriol aumenta os níveis de cálcio no sangue de três maneiras diferentes.

O mais importante é aumentar a absorção dietética de cálcio do intestino delgado. O calcitriol também aumenta a reabsorção de cálcio nos rins e, em conjunto com o hormônio da paratireoide, estimula a liberação de cálcio dos ossos. Todos esses mecanismos asseguram que os níveis sanguíneos de cálcio sejam mantidos dentro de uma faixa estreita.

Calcitriol
O calcitriol é usado para combater as condições que levam à osteoporose

Quando usado como uma droga, o calcitriol ajuda a tratar condições que causam níveis baixos de cálcio no sangue. Os baixos níveis crônicos de cálcio podem levar à liberação de cálcio dos ossos, o que, por sua vez, leva a ossos enfraquecidos e, eventualmente, à osteoporose. Isto é principalmente um problema em pacientes com doença renal que estão recebendo diálise, e em pacientes com uma glândula paratireoide comprometida ou não funcional. Este último é chamado hiperparatireoidismo, e pode ser devido à remoção cirúrgica ou a uma condição hereditária.

Além de tratar baixos níveis de cálcio, o calcitriol também é usado para tratar pacientes com ossos enfraquecidos causados pela falta de vitamina D. Isso é chamado osteomalácia em adultos e raquitismo em crianças. Finalmente, o calcitriol é usado em combinação com suplementos de cálcio para prevenir ou tratar a osteoporose, que é o resultado da menopausa ou de medicamentos como os corticosteroides. Para máxima eficácia nestas condições, os pacientes devem ter ingestão adequada de cálcio em sua dieta.

calcitriol está disponível como cápsula, líquido oral e como injeção. Geralmente é muito bem tolerado. O principal efeito colateral é o excesso de cálcio no sangue, chamado hipercalcemia, que pode ser evitado com um monitoramento rigoroso dos níveis de cálcio no sangue. Os sinais mais comuns de hipercalcemia incluem náuseas e vômitos, constipação, sonolência, diminuição dos reflexos, fraqueza, aumento da micção, perda de apetite e perda de peso. Para reduzir o risco de hipercalcemia, os pacientes devem evitar tomar outros produtos contendo cálcio, como antiácidos.

O que é síntese de vitamina D?

síntese de vitamina D é o processo de criação de vitamina D no corpo. Os seres humanos devem consumir a maioria das vitaminas e minerais nos alimentos que comem, mas a vitamina D pode ser sintetizada na pele durante a exposição direta à luz solar. Esta vitamina lipossolúvel é essencial para manter o metabolismo normal do cálcio, e uma deficiência da vitamina pode causar uma série de condições adversas.

Como a vitamina D é incomum em alimentos, a principal fonte é a síntese de vitamina D, em que o colesterol é transformado em vitamina. Dietas com baixo teor de colesterol, portanto, podem levar à diminuição dos níveis de vitamina D.

Enquanto a exposição à luz solar permite que os seres humanos sintetizem a vitamina, fatores como época do ano, nebulosidade e uso de filtro solar diminuem a capacidade do organismo de absorver a vitamina. luz ultravioleta. A falta de exposição solar adequada também pode levar a níveis esgotados da vitamina.

Calcitriol
A luz solar direta permite que a pele humana sintetize a vitamina D

Para tornar a vitamina biologicamente inativa pronta para uso, a síntese de vitamina D deve ocorrer.

Existem dois processos que a vitamina D deve sofrer antes que o corpo possa acessá-la. Primeiro, é transformada em 25-hidroxivitamina D, também conhecida como calcidiol, no fígado. Em seguida, os rins transformam o calcidiol na 1,25-di-hidroxivitamina D ativa, ou calcitriol. Quando a vitamina D é transformada em calcitriol, ela pode ser usada para regular os níveis de cálcio no sangue.

Nos alimentos, a vitamina D é encontrada principalmente em peixes e óleo de fígado de peixe. Pequenas quantidades podem ser encontradas no fígado bovino, queijo e gema de ovo, todos considerados alimentos ricos em colesterol. Em muitos países desenvolvidos, a vitamina D também é freqüentemente adicionada a outros alimentos, como leite enriquecido com vitaminas ou cereais matinais. Existem suplementos de vitamina D disponíveis para pessoas com deficiência da vitamina também.

A deficiência de vitamina D pode causar dor nos músculos e articulações, diminuição da função do sistema imunológico e problemas para estabilizar o humor.

Eventualmente, distúrbios sérios como raquitismo e osteomalácia também podem se desenvolver. Embora estas condições sejam geralmente o resultado da diminuição da ingestão de vitamina D, ocasionalmente elas também podem surgir de uma capacidade reduzida de síntese de vitamina D.

No raquitismo, uma condição infantil grave, os ossos não conseguem mineralizar. Sem a mineralização adequada, os ossos em crescimento em membros com peso, como as pernas, tornam-se curvados. Os ossos da caixa torácica também podem mostrar malformações. Nos adultos, a falta de vitamina D pode levar à osteomalácia, que torna os ossos moles. Mesmo que os ossos não estejam mais crescendo, eles ainda estão sendo reconstruídos à medida que as células velhas morrem e novas células surgem para substituí-las.

Calcitriol – Uso

Calcitriol é utilizado para tratar e prevenir baixos níveis de cálcio e doença óssea em pacientes cujos rins ou glândulas paratireóides (glândulas no pescoço que liberam substâncias naturais para controlar a quantidade de cálcio no sangue) não estão funcionando normalmente.

Também é usado para tratar o hiperparatireoidismo secundário (uma condição na qual o corpo produz muito hormônio da paratireóide (PTH); uma substância natural necessária para controlar a quantidade de cálcio no sangue e doença óssea metabólica em pessoas com doença renal.

calcitriol está em uma classe de medicamentos chamados análogos da vitamina D.

Funciona ajudando o organismo a usar mais cálcio encontrado em alimentos ou suplementos e regulando a produção de hormônio da paratireóide.

Calcitriol – Vitamina D

A vitamina D é importante para a absorção de cálcio do estômago e para o funcionamento do cálcio no organismo.

O calcitriol é utilizado para tratar o hiperparatiroidismo (glândulas paratireoides hiperativas) e a doença óssea metabólica em pessoas com insuficiência renal crônica e que não estão recebendo diálise.

O calcitriol também é usado para tratar a deficiência de cálcio (hipocalcemia) e doença óssea metabólica em pessoas que estão recebendo diálise.

O calcitriol também é usado para tratar a deficiência de cálcio em pessoas com hipoparatireoidismo (glândulas paratireoides hipoativas) causadas por cirurgia, doença ou outras condições.

Fonte: medlineplus.gov/www.vivo.colostate.edu/www.wisegeek.org/www.drugs.com/www.sciencedirect.com/www.merriam-webster.com/www.cancer.gov/www.nhsgrampian.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Filovírus

Filovírus

PUBLICIDADE Definição A febre hemorrágica filoviral está associada a múltiplas manifestações hemorrágicas, comprometimento hepático acentuado, coagulação intravascular …

Radiografia

PUBLICIDADE Radiografia é a arte e ciência do uso da radiação para fornecer imagens dos tecidos, …

Pielonefrite

PUBLICIDADE Pielonefrite é o termo médico para uma infecção nos rins. A pielonefrite é definida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.