Breaking News
Home / Saúde / Clinofobia

Clinofobia

PUBLICIDADE

O que é

Clinofobia é o medo irracional de ir para a cama ou de adormecer.

Tal como acontece com muitas outras fobias, os clinofóbicos reconhecem que o sujeito do medo não é ameaçador, mas são incapazes de controlar sua reação física ou psicológica ao estímulo que os assusta.

Esta fobia também pode ser referida como somnifobia, mas para um psicólogo, os termos não são completamente intercambiáveis.

Fobias se desenvolvem como resultado de uma associação entre trauma e o assunto da fobia.

Para muitas pessoas, uma fobia do sono tem uma causa subjacente que se relaciona com seus hábitos de sono ou com um evento que acontece enquanto eles estão dormindo.

Por exemplo, uma criança pode desenvolver a clinofobia se ele ou ela molha a cama ou tiver pesadelos frequentes. Da mesma forma, um adulto pode desenvolver essa fobia se sofrer de apneia do sono.

Às vezes a condição tem uma causa psicológica; por exemplo, um indivíduo pode desenvolver clinofobia se conhecer alguém que morreu durante o sono.

Os sintomas da clinofobia estão relacionados aos efeitos de ir dormir e tentar dormir ou às vezes até pensar em dormir ou tentar dormir.

O padrão de sintomas experimentado difere de pessoa para pessoa, muitas vezes dependendo da gravidade da fobia. Para algumas pessoas, a fobia faz com que elas se sintam desconfortáveis e ansiosas quando tentam dormir.

Em casos mais graves, tentar dormir pode provocar ansiedade grave ou ataques de pânico.

Os sintomas da fobia do sono podem incluir tontura, boca seca, tremores ou tremores, tensão muscular, hiperventilação, taquicardia e palpitações cardíacas.

Algumas pessoas podem sentir um senso de realidade elevado, no qual seus sentidos são elevados a um nível angustiante.

Alguns podem se sentir como se estivessem fora de controle ou presos, ou podem achar que algo desastroso está prestes a acontecer.

Pessoas com clinofobia devem lidar não apenas com a fobia em si, mas também com suas conseqüências. A insônia é um resultado muito comum dessa fobia.

Como resultado da redução do sono e do que muitas vezes equivale a dormir de má qualidade, muitos clinofóbicos sofrem de cansaço constante e fadiga, o que pode causar um mau desempenho no trabalho ou na escola e pode até mesmo se tornar perigoso.

O medo de ir para a cama ou dormir costuma ser autodiagnosticado, porque a maioria dos adultos perceberá que o medo, ou o medo dos filhos, é irracional.

Um clinófobo que visita seu médico geralmente recebe uma recomendação para visitar um psicólogo ou outro profissional de saúde mental para avaliação, diagnóstico e tratamento. Possíveis tratamentos e suporte incluem terapia de conversa tradicional, hipnoterapia, técnicas de auto-ajuda, grupos de apoio e medicação anti-ansiedade.

Significado

A origem da palavra clino é grego (que significa cama) e fobia é grego (significa medo).

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.