Breaking News
Home / Saúde / Dermatofibroma

Dermatofibroma

PUBLICIDADE

O dermatofibroma,  é um tumor benigno, muitas vezes afeta a pele. Aparece em adultos com idade de 30 anos, está localizado de preferência nas extremidades inferiores e é mais freqüente nas mulheres. Geralmente não causa nenhum tipo de sintomas e tem um tamanho pequeno, com menos de um centímetro de diâmetro.

Ele se manifesta como um pequeno nódulo na pele de forma arredondada e marrom acinzentado ou rosa. Não requer tratamento, exceto quando há dúvidas sobre sua natureza ou diagnóstico ou por razões estéticas. Nesses casos, pode ser ressecada por cirurgia.

Dermatofibroma

O que é isso?

Um dermatofibroma é um lesão muito comum, firme, como o crescimento da pele.

Sua cor geralmente é mais escura do que a pele circundante. Normalmente ocorre nos braços e pernas. Pode ser macio ao toque ou à pressão.

O que causa isso?

A causa é desconhecida, mas alguns dermatologistas acreditam que é uma reação crônica a uma picada de inseto anterior. Dermatofibroma aparecem gradualmente ao longo de vários meses e podem persistir por anos. Todas as idades e ambos os sexos são suscetíveis ao dermatofibroma.

É perigoso?

Dermatofibromas não são perigosos.

Pode ser curado?

A remoção cirúrgica geralmente não é recomendada porque a cicatriz é mais intimamente inaceitável do que o dermatofibroma. A remoção cirúrgica ou a biópsia podem ser necessárias se o dermatofibroma estiver repetidamente traumatizado, tiver um diagnóstico incerto ou é cosmeticamente inaceitável.

Será que se espalhará? É comum ter mais de um dermatofibroma, mas não se espalham para “outras áreas”.

É contagioso?

Dermatofibromas não são contagiosas e você não pode “pegar” de qualquer pessoa.

Os dermatofibromas são lesões fibrosas benignas. Apresentam-se como lesões firmes, deprimidas ou elevadas, de tamanho variável entre alguns milímetros e vários centímetros de diâmetro. São geralmente de cor acastanhada, mas ocasionalmente podem ser cor-de-rosa.
Os dermatofibromas são mais frequente encontrados nas partes inferiores do corpo dos adultos, mas podem ocorrer também em qualquer outra localização.
Os dermatofibromas são frequentemente diagnosticadas erradamente como cistos ou nevos melanocíticos. Podem, no entanto, ser identificados através do aperto das margens da lesão entre dois dedos, observando-se uma depressão ou prega no centro da lesão e sentindo-se um nódulo palpável.

Fonte: es.wikipedia.org/www.orlandoskindoc.com/www.euromelanoma.org

Veja também

Onicodistrofia

Onicodistrofia

PUBLICIDADE Definição A onicodistrofia representa vários processos patológicos das unhas, tais como doenças infecciosas e não infecciosas, …

Síndrome de Dressler

Síndrome de Dressler

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Dressler pode ser descrita como uma forma de pericardite que normalmente se …

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

PUBLICIDADE Definição A hérnia de disco é a ruptura do tecido que separa os ossos vertebrais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.