Breaking News
Home / Saúde / Doença de Lyme

Doença de Lyme

PUBLICIDADE

Definição

A doença de Lyme é uma doença disseminada por picadas de carrapatos infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi, Borrelia afzelii ou Borrelia garinii.

A doença de Lyme pode afetar a pele, articulações, coração e sistema nervoso.

Origem

A doença de Lyme, doença bacteriana transmitida por carrapatos que foi identificada pela primeira vez em 1975 e recebeu o nome da cidade de Connecticut, EUA, na qual foi observada pela primeira vez. A doença foi identificada em todas as regiões dos Estados Unidos e na Europa, Ásia, África e Austrália.

Doença de Lyme – Bactéria

A doença de Lyme é causada por uma bactéria, a Borrelia burgdorferi, que é transmitida aos seres humanos através de uma picada de um carrapato preto infectado. Os sintomas podem ocorrer de 3 a 30 dias após a picada, e os sintomas podem variar, dependendo do estágio da infecção.

A doença de Lyme é causada por uma espiroqueta – uma bactéria em forma de saca-rolha chamada Borrelia burgdorfer.

O que é a Doença de Lyme?

 Doença de Lyme
Foto de um carrapato de perna preta, que é um vetor conhecido responsável pela doença de Lyme

A doença de Lyme é uma doença transmitida por carrapatos que afeta milhares de pessoas todos os anos. Geralmente avança em três estágios, com os sintomas finais causando danos cerebrais. A doença pode ser prevenida e tratada, geralmente com muito sucesso.

O carrapato Ixodes carrega a bactéria que causa a doença de Lyme. Este carrapato pode ser identificado por suas pernas pretas e é encontrado principalmente em alguns estados dos EUA, incluindo Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Rhode Island e Wisconsin. Casos foram relatados em todos os 50 estados dos EUA, no entanto, bem como no Canadá, Europa e Ásia.

Quando um carrapato morde, a bactéria que vive dentro dele passa para a pessoa que está sendo picada e entra na corrente sanguínea da pessoa. O resultado inicial é uma erupção cutânea e a doença prossegue a partir daí.

O primeiro estágio é chamado estágio localizado e envolve sintomas que não vão além da área imediatamente ao redor do ponto de mordida inicial. Uma erupção de anéis vermelhos aparece no ponto de mordida e pode durar até cinco semanas. Outros sintomas desta fase incluem fadiga, dores de cabeça e dores generalizadas, dor nas articulações e inchaço das glândulas linfáticas perto do ponto de mordida.

O segundo estágio, ou estágio inicial disseminado, começa de duas semanas a três meses após a primeira mordida. Os sintomas incluem uma erupção cutânea em áreas próximas ao ponto de mordida, fadiga severa e dores de cabeça, batimentos cardíacos irregulares, febre, sensibilidade à luz e às vezes até paralisia facial.

O último estágio é chamado de estágio final. O aparecimento dos sintomas nesta fase pode variar de algumas semanas a alguns anos após a primeira mordida.

Artrite, especialmente nos joelhos, é um sintoma comum. Uma complicação extrema no estágio tardio é uma diminuição na função cognitiva.

A doença de Lyme geralmente pode ser tratada e, quanto mais cedo ela for detectada, mais eficaz e menos grave será o tratamento. Na maioria dos casos, o tratamento consiste em antibióticos orais e / ou intravenosos para combater as bactérias causadoras da doença. A grande maioria dos pacientes experimenta uma erradicação completa das bactérias rapidamente, uma vez que os antibióticos entram em ação. Os profissionais da área médica também recomendam técnicas de prevenção para evitar essa doença em primeiro lugar.

Qual é a causa da doença de Lyme?

Doença de Lyme
Carrapato de Cervo

A principal causa da doença de Lyme é a picada de um carrapato, que geralmente carrega uma cepa infecciosa chamada Borrelia burgdorferi. Uma mordida de um carrapato de cervo que carrega a doença pode levar a uma infecção em humanos e em animais de estimação, embora, se detectada precocemente, o carrapato não tenha tempo suficiente para transferir a doença.

A causa da doença de Lyme foi descoberta em etapas, e é nomeado para Lyme, Connecticut, onde vários casos da doença eclodiram na década de 1970. Os sintomas da doença incluem fadiga, depressão, febre, fortes dores de cabeça e uma erupção ao redor da área da picada.

Num sentido mais amplo, a causa da doença de Lyme pode ser atribuída a uma grande população de veados nos Estados Unidos e na Europa, combinada com a expansão suburbana em áreas outrora arborizadas. Os carrapatos de cervos vivem em cervos como adultos, porque os cervos têm um amplo suprimento de sangue, no qual o carrapato dos cervos pode se alimentar, permitindo assim que o carrapato deixe seus ovos. A presença de cervos em bairros e outras áreas habitadas por seres humanos e animais de estimação significa mais transferência de carrapatos de veados para as residências. Crianças e pessoas que passam muito tempo ao ar livre estão particularmente em risco de contrair a doença de Lyme.

Nenhuma outra causa da doença de Lyme existe. Não pode ser transferido de humano para humano ou de animal para humano, e não é transferível através de fluidos corporais ou de picadas de outros insetos. Carrapatos de veados são a única causa da doença de Lyme conhecida hoje, e muitas pessoas nem percebem que foram infectadas, já que o carrapato é tão pequeno no momento da infecção. Quando um carrapato de veado infectado pica um humano ou um animal, uma erupção em forma de olho de boi se formará ao redor da picada, e a pessoa infectada começará a exibir outros sinais de infecção imediatamente.

A doença de Lyme é tratada com antibióticos e os impactos da doença podem ser mínimos se descobertos com antecedência suficiente.

As crianças e os idosos sofrem as piores consequências da doença, e algumas pessoas experimentam sintomas recorrentes muito depois de o tratamento com antibióticos ter sido administrado. Para evitar a propagação da doença de Lyme, muitas comunidades começaram a controlar a população de cervos, bem como a população de roedores, uma vez que o carrapato dos veados vai viver em pequenos roedores durante os primeiros estágios de sua vida.

Outras formas de prevenir a doença de Lyme incluem verificar cuidadosamente os animais de estimação antes de serem autorizados a entrar na casa e usar roupas de cores claras, o que torna a identificação dos pequenos carrapatos muito mais fácil.

Fonte: www.lymedisease.org/www.wisegeekhealth.org/www.webmd.com/www.medicinenet.com/www.britannica.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.