PUBLICIDADE
Tripanossomíase Humana Africana, também conhecida como a doença do sono, é um parasita da doença de humanos e outros animais.
É causada por protozoários do espécies Trypanosoma brucei.Existem dois tipos que infectam o homem, Trypanosoma brucei gambiense (TBG) e Trypanosoma brucei rhodesiense (ROC). Tbg faz com que mais de 98% dos casos notificados.
Transmissão
Ambos são normalmente transmitida pela picada de um infectado pela mosca e são mais comuns em áreas rurais. Inicialmente, no primeiro estágio da doença, existem febres, dores de cabeça, coceira, e dores nas articulações. Este começa uma a três semanas após a picada.
Semanas a meses depois, a segunda etapa começa com confusão, má coordenação, dormência e problemas para dormir. O diagnóstico é feito através de encontrar o parasita em um esfregaço de sangue ou no fluido de um nó linfático. A punção lombar é muitas vezes necessária para dizer a diferença entre doença primeira e segunda fase.
A prevenção da doença grave envolve o rastreio da população em risco com os testes de sangue para Tbg.
Tratamento
O tratamento é mais fácil quando a doença é detectada precocemente e antes que os sintomas neurológicos ocorrem.
O tratamento da primeira fase é com a medicamentos pentamidina ou suramina.
Tratamento da segunda fase envolve: eflornitina ou uma combinação de nifurtimox e eflornitina para Tbg. Enquanto o melarsoprol funciona para ambas as fases, que é tipicamente utilizada apenas para Tbr, devido a efeitos secundários graves.
Sem tratamento, tipicamente resulta em morte. A doença ocorre regularmente em algumas regiões da África sub-saariana com a população em risco de ser cerca de 70 milhões em 36 países.
O que é
A doença do sono, também chamado de Tripanossomíase Humana Africano, é uma doença tropical generalizada que pode ser fatal se não for tratada. É transmitida pela picada de uma mosca tsé-tsé infectada (Glossina), uma espécie nativa do continente Africano.
Sessenta milhões de pessoas que vivem principalmente em zonas rurais do Leste, África Ocidental e Central estão em risco de doença contratação de dormir.
A mordida da mosca irrompe em uma ferida vermelha e dentro de algumas semanas, a pessoa pode sentir febre, aumento dos gânglios linfáticos, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça e irritabilidade.
Em estágios avançados, a doença ataca o sistema nervoso central e as pessoas presentes com mudanças na personalidade, alteração do relógio biológico (ritmo circadiano), confusão, fala arrastada, convulsões e dificuldade em andar e falar. Estes problemas podem se desenvolver ao longo de muitos anos, e se não for tratada, a pessoa morre.
As principais abordagens para a Tripanossomíase Africana de controle são reduzir os reservatórios da infecção e a presença da mosca tsé-tsé.
Triagem de pessoas em risco ajuda a identificar pacientes em um estágio inicial. Diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível e antes do estágio avançado para evitar procedimentos de tratamento complicados, difíceis e arriscadas.
Doença do sono,” é causada por parasitas microscópicos das espécies Trypanosoma bruce. É transmitida pela mosca tsé-tsé, que é encontrado apenas na África rural.
Embora a infecção não é encontrado nos Estados Unidos, historicamente, tem sido um problema grave de saúde pública em algumas regiões da África sub-saariana.
Atualmente, cerca de 10.000 novos casos por ano são comunicados à Organização Mundial de Saúde; No entanto, acredita-se que muitos casos não são diagnosticados e não declarada. A doença do sono é curável com medicação, mas é fatal se não tratada.
Fonte: en.wikipedia.org/www.who.int/www.cdc.gov