Breaking News
Home / Saúde / Dor psicológica

Dor psicológica

PUBLICIDADE

O que é

Quando alguém está passando por problemas emocionais de uma situação atual ou passada que afetou sua vida até certo ponto, isso é conhecido como dor psicológica.

Ao contrário da dor que uma pessoa pode incorrer de uma doença física ou trauma, a dor psicológica é uma forma de sofrimento mental.

Para muitos que estão aflitos com esta forma de doença não física, o tratamento de um especialista em saúde mental qualificado pode ser recomendado.

Muitas formas de dor psicológica podem levar a depressão severa e, em alguns casos, tendências suicidas se não forem tratadas. O trauma psicológico pode afetar virtualmente todas as pessoas em todas as faixas etárias.

As causas do sofrimento emocional variam muito.

Muitas vezes, um evento traumático que ocorreu na vida de alguém pode produzir sintomas de depressão e ansiedade severa. Isso pode levar a dor e sofrimento mental se o indivíduo não puder controlar seu estado emocional.

A dor emocional também pode interferir nas atividades diárias. Muitos indivíduos que sofreram um aborto espontâneo, por exemplo, são conhecidos por sofrer de depressão severa e dor emocional.

Os sintomas diferem dos sintomas físicos que a pessoa pode ter experimentado porque esse sofrimento está em um nível emocional.

Outra forma de dor mental pode ser descrita como uma condição menos conhecida, chamada de psiquiatria. Isso às vezes pode ser acompanhado por alucinações ou paranoia.

As tendências para a paranoia podem levar a comportamentos obsessivos ou pensamentos, que podem causar dor emocional à medida que as ações ou tendências do indivíduo saem do controle.

Muitas formas de doença mental e distúrbios podem causar dor psicológica.

Por exemplo, uma pessoa com um problema de personalidade múltipla pode adquirir características semelhantes a um sentimento de tormento ou ataques de raiva e choro.

Isto pode ser devido à pessoa assumir traços de um indivíduo angustiado associado ao complexo de múltiplas personalidades.

As crianças podem sofrer de dores mentais devido a várias situações que podem experimentar. O abuso infantil pode causar uma grande quantidade de danos emocionais e aflições mentais em jovens que foram vitimados.

Outro exemplo de dor não física que uma criança pode sentir pode ser devido ao bullying de colegas ou colegas de escola. Se eles ficarem extremamente chateados e emocionalmente traumatizados com esses eventos, a dor psicológica pode acontecer.

Se a dor emocional está presente em uma criança ou adulto, existem opções de tratamento disponíveis.

Psicólogos e conselheiros infantis são treinados no tratamento de crianças que sofrem com a dor de distúrbios emocionais e sofrimento.

Os adultos podem procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado especializado no tratamento de tais condições.

Dor psicológica, dor mental ou a dor emocional

A dor psicológica, a dor mental ou a dor emocional são um sentimento desagradável (um sofrimento) de origem psicológica e não física.

Um pioneiro no campo da suicidologia, Edwin S. Shneidman, descreveu-o como “o quanto você machuca como ser humano. É sofrimento mental, tormento mental”.

Não há escassez nas muitas maneiras pelas quais a dor psicológica é referida. usar uma palavra diferente geralmente reflete uma ênfase em um aspecto particular da vida da mente.

Termos técnicos incluem também dor mental, dor emocional, dor psíquica, dor social, dor espiritual ou da alma ou sofrimento.

Embora estes claramente não sejam termos equivalentes, uma comparação sistemática de teorias e modelos de dor psicológica, dor psíquica, dor emocional e sofrimento concluiu que cada um descreve o mesmo sentimento profundamente desagradável.

Acredita-se que a dor psicológica seja um aspecto inescapável da existência humana.

Outras descrições de dor psicológica são “uma ampla gama de experiências subjetivas caracterizadas como uma consciência de mudanças negativas no self e em suas funções acompanhadas de sentimentos negativos”, “uma experiência subjetiva difusa … diferenciada da dor física que é muitas vezes localizada e associada a estímulos físicos nocivos “, e” um sentimento duradouro, insustentável e desagradável, resultante da avaliação negativa de uma incapacidade ou deficiência do self. O termo self, em português, pode ser traduzido por “si” ou por “eu”.

Fonte: Colégio São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macrocefalia

PUBLICIDADE Definição Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um …

Síndrome da Cabeça Chata

PUBLICIDADE O que é A síndrome da cabeça chata é uma condição na qual a cabeça de …

Polifagia

Polifagia

PUBLICIDADE Definição A polifagia é uma condição caracterizada por fome excessiva e aumento do apetite. Não importa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.