Breaking News
Home / Saúde / Ecopraxia

Ecopraxia

PUBLICIDADE

Definição

A ecopraxia é a imitação involuntária dos movimentos de outra pessoa.

A ecopraxia é uma característica da esquizofrenia (especialmente a forma catatônica), síndrome de Tourette e algumas outras doenças neurológicas. De eco + a praxia grega que significa ação.

Ecopraxia – Repetição involuntária

A ecopraxia é um tique caracterizado pela repetição involuntária do comportamento ou dos movimentos de outra pessoa.

Está intimamente relacionado com a ecolalia, que é a repetição involuntária da fala de outra pessoa. Uma pessoa com ecopraxia pode imitar a inquietação, o estilo de andar ou a linguagem corporal de outra pessoa.

Embora muitas vezes as crianças imitem os movimentos e comportamentos dos outros como parte de seu desenvolvimento e socialização, essas ações não se qualificam como ecopraxia.

A ecopraxia é indicada apenas quando os sintomas são involuntários e repetitivos.

Ecopraxia

Ecopraxia e Tiques

Como outros tiques, a ecopraxia é um movimento repetitivo que envolve grupos separados de músculos. Difere de uma contração muscular, que envolve o mesmo músculo ou grupo muscular.

As pessoas muitas vezes inconscientemente refletem a linguagem corporal e o movimento dos outros.

Consequentemente, a ecopraxia pode ser menos perceptível do que alguns outros tiques.

No entanto, o tique pode causar grande sofrimento à pessoa que o experimenta e, dependendo da gravidade da ecopraxia, pode interferir nas relações sociais e no funcionamento normal.

A ecopraxia pode parecer deliberada, porque o tique é altamente complexo e geralmente requer a imitação de vários tipos de comportamento ao mesmo tempo.

No entanto, as pessoas que experimentam essa condição não têm controle sobre o tique.

O que é Ecopraxia?

ecopatia ou ecomimia é a repetição involuntária das palavras ou ações de outra pessoa. Quando palavras são imitadas, isso pode ser definido como ecolalia.

Quando uma pessoa repete compulsivamente as ações de outra pessoa, ela é chamada de ecopraxia.

As pessoas podem sofrer de ecolalia e ecopraxia, ou simplesmente de ecopatia.

Deve ser entendido que existe uma distinção muito grande entre repetir intencionalmente as ações ou palavras de outra pessoa e fazê-lo sem um propósito consciente.

No primeiro caso, é um gesto irritante e muitas vezes provocador que ocorre frequentemente entre as crianças das escolas, particularmente os irmãos.

Neste último, o movimento ou os sons repetidos não são propositais e certamente não são destinados a provocar ou irritar os outros.

A distinção é valiosa porque há algumas pessoas que sofrem de ecopraxia, ou mais geralmente ecopatia, que podem viver em ambientes muito convencionais.

Pessoas com síndrome de Tourette podem sofrer esta condição, e em um ambiente escolar, os movimentos de outros estudantes podem ser apanhados pela criança e reproduzidos de forma ecafrática. Obviamente, ensinar outros alunos em uma aula a não se importar com esse comportamento seria importante para o sucesso na integração.

Não se deve presumir que a ecopraxia só é sofrida por pessoas com síndrome de Tourette, e todas as pessoas com síndrome de Tourette não sofrem.

Existem muitas doenças ou condições em que a ecopraxia pode ocorrer.

Algumas pessoas com autismo são ecopráticas, e a condição ocasionalmente se apresenta em pessoas com esquizofrenia.

Outras doenças associadas à ecopatia incluem o Transtorno de Ganser e ocasionalmente o transtorno depressivo maior.

De tempos em tempos, a literatura médica apresenta informações sobre outras pessoas que sofreram de ecopraxia, e isso inclui aqueles que sofreram tumores cerebrais e alguns tipos de distúrbios convulsivos.

Devido à variedade de condições associadas à ecopraxia, é difícil dizer exatamente o que a causa em todos os casos ou como é melhor tratada.

Na maioria das vezes, tratar a doença subjacente é a melhor maneira de minimizar a ecopatia. Os pais podem achar particularmente desafiador ajudar as crianças com essa condição quando conversam com médicos. Qualquer demonstração de novos movimentos ou comportamentos pelos pais pode resultar em novos tiques por parte da criança ecoprática.

As crianças, principalmente para o benefício delas, também são extremamente observadoras, e podem notar pequenos movimentos em outros que podem facilmente ser transformados em um movimento repetitivo por si mesmos. É claro que pode-se dizer que, para qualquer um, a condição de ter movimentos repetitivos indesejados é extremamente difícil. Este é especialmente o caso, já que muitas vezes as pessoas com esta condição são bastante conscientes de que o comportamento é incomum, possivelmente desconfortável, e muitas vezes chama a atenção indesejada.

Fonte: www.goodtherapy.org/www.wisegeek.org/psychcentral.com/en.oxforddictionaries.com/www.collinsdictionary.com/www.medfriendly.com

Veja também

Afasia

PUBLICIDADE Definição de Afasia A afasia é um comprometimento da linguagem, afetando a produção ou …

Síncope Cardíaca

PUBLICIDADE Definição A síncope cardíaca é a perda súbita de consciência, seja com sintomas premonitórios momentâneos ou …

Coristoma

PUBLICIDADE Definição Uma massa formada pelo desenvolvimento defeituoso de tecido de um tipo normalmente não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.