Breaking News
Home / Saúde / Hipospádia

Hipospádia

PUBLICIDADE

Definição

A maioria dos meninos nasce com um o órgão sexual masculino que parece normal e funciona bem. Mas alguns meninos nascem com uma condição comum chamada hipospádia.

A hipospadia forma um órgão sexual masculino que não só não funciona bem como também não parece normal. Urologistas pediátricos surgiram com muitas técnicas cirúrgicas para resolver esse problema.

O que é

A hipospádia é uma condição que ocorre quando um homem nasce com a abertura da uretra localizada embaixo do órgão sexual masculino.

A uretra é um tubo que direciona a urina da bexiga e fora do corpo e é normalmente localizado na ponta do órgão sexual masculino nos machos.

Os homens que apresentam hipospádia normalmente o tratam cirurgicamente enquanto ainda são lactentes, a fim de evitar dificuldades ao longo da vida com micção e atividade sexual.

O sintoma mais comum da condição é um órgão sexual masculino em que a urina expulsa de qualquer local que não seja a ponta do órgão sexual masculino.

A urina geralmente sai por baixo da cabeça do órgão sexual masculino, mas em casos mais graves ela pode ser expelida da base do órgão sexual masculino ou até mesmo do escroto.

Um macho com a condição também pode ter um órgão sexual masculino que aparece acentuadamente curvado para dentro e para baixo em direção ao corpo.

Uma uretra mal colocada pode resultar em falta de controle ao urinar, o que pode acabar pulverizando a urina em várias direções.

A hipospadia não costuma ter uma causa clara. Pode ser uma condição com a qual um menino nasce, embora seja mais provável que ocorra se outros parentes do sexo masculino também tiverem a doença.

Mulheres no final de seus anos férteis ou que usam drogas de fertilidade para engravidar podem ter maior probabilidade de dar à luz filhos com essa condição, o que pode ser devido a níveis de hormônios flutuantes.

A cirurgia pode ser realizada para tratar a hipospádia. Um cirurgião pode remover pedaços de tecido do final do órgão sexual masculino ou no interior da boca e usá-los para redirecionar a uretra para o local correto.

A cirurgia é geralmente feita em bebês do sexo masculino, mas pode ser realizada em homens adultos, se a condição nunca foi descoberta em uma idade mais jovem.

Em casos raros, a cirurgia pode resultar em orifícios perto do local de reconstrução da uretra, o que pode causar a saída de urina das laterais da uretra; no entanto, isso pode ser corrigido com uma segunda cirurgia.

A hipospádia pode resultar em complicações se não for corrigida imediatamente.

Se não for tratada, pode tornar difícil urinar para um homem, especialmente para meninos que estão aprendendo a usar o banheiro por conta própria. Dependendo da localização inadequada da uretra, direcionar uma corrente de urina para um banheiro pode ser um desafio ou mesmo fisicamente impossível.

A condição também pode tornar a relação sexual fisicamente difícil devido à aparência curva do órgão sexual masculino que ela causa.

Causas

Os principais passos na formação do órgão sexual masculino ocorrem entre as semanas 9 e 12 da gravidez. Durante esse tempo, os hormônios masculinos dizem ao corpo para formar a uretra e o prepúcio.

A hipospadia pode ser causada por problemas com hormônios.

Sintomas

Na hipospádia, a abertura da uretra está localizada na parte de baixo do órgão sexual masculino, e não na ponta. Na maioria dos casos, a abertura da uretra está dentro da cabeça do órgão sexual masculino.

Menos frequentemente, a abertura é no meio ou na base do órgão sexual masculino. Raramente, a abertura está dentro ou sob o escroto.

Sinais e sintomas de hipospadia podem incluir:

Abertura da uretra em local diferente da ponta do órgão sexual masculino
Curva descendente do órgão sexual masculino (chordee)
Aparência encapuçada do órgão sexual masculino porque somente a metade superior do órgão sexual masculino é coberta por prepúcio
Pulverização anormal durante a micção

Fonte: www.urologyhealth.org/www.wisegeek.org/www.cdc.govwww.stanfordchildrens.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Síndrome de Couvade

PUBLICIDADE Definição A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos …

Polineuropatia

PUBLICIDADE Definição As polineuropatias são o tipo mais comum de distúrbio do sistema nervoso periférico …

Acrocianose

PUBLICIDADE A acrocianose é uma desordem vascular periférica funcional caracterizada por descoloração malhada ou cianose …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.