Breaking News
Home / Saúde / Leucoderma

Leucoderma

PUBLICIDADE

Definição

Leucoderma é a perda parcial ou total ou ausência de pigmentação marcada principalmente por manchas brancas na pele.

O que é

Leucoderma é uma doença de pele observada por manchas brancas feias na pele.

As manchas brancas são conhecidas como leucoderma, com manchas envolventes sendo geralmente observadas como vitiligo.

Manchas brancas na pele são formadas devido à perda de melanina, um pigmento colorido que dá cor à pele.

A leucodermia geralmente começa com um pequeno adesivo localizado, espalhando-se lentamente por outras partes do corpo com o passar do tempo.

O sintoma mais reconhecível da leucoderma é a perda de pigmento, que produz manchas totalmente sem pigmentação. Tende a se manifestar na pele desprotegida como mãos ou braços.

As membranas mucosas no interior da boca também podem ser afetadas pela leucoderma, com manchas brancas aparecendo também nos lábios.

Um médico pode diagnosticar a leucoderma analisando a pele sob um microscópio para determinar a ausência de melanina.

O médico pode recomendar que um paciente visite um especialista como um dermatologista para uma biópsia adequada para descartar doenças da pele que possam afetar adversamente a pigmentação da pele.

Um exame de sangue pode permitir que o médico visualize os níveis hormonais e as secreções da tireóide, ajudando-o a chegar a uma conclusão sobre o que está causando as manchas brancas.

Os tratamentos para a leucoderma tendem a ser geralmente ineficazes, com pouco ou nenhum sucesso marginal. As tecnologias médicas que podem ajudar a aliviar a condição incluem medicamentos, cremes despigmentantes como a monobenzona para clarear totalmente as áreas mais escuras para um tom de pele mais uniforme e terapia a laser.

A recomendação de um profissional de saúde ou de um especialista em pele deve ser procurada para determinar qual caminho de tratamento será capaz de aliviar as manchas brancas, pois diferentes tipos de pele reagem de maneira diferente aos vários remédios.

Apesar de análises médicas complexas, a comunidade médica ainda está tentando determinar a causa precisa de leucoderma.

A formação do distúrbio tende a ser esporádica, ocorrendo em uma variedade de dados demográficos e grupos de pessoas. Existem inúmeras teorias sobre o que pode causar a doença, com muitas teorias sendo amplamente aceitas pela comunidade médica.

Uma teoria que é comumente promovida é a de identidade defeituosa, onde o sistema imunológico confunde a melanina como um contaminante estranho, o que faz com que o corpo a destrua.

Desequilíbrios químicos no corpo que criam manchas brancas são outra teoria dos profissionais médicos.

A terceira teoria afirma que as células de melanina são destruídas devido à exposição prolongada a produtos químicos externos.

Resumo

Muito semelhante à condição da pele “Vitiligo” a leucoderma é uma doença de pele na qual manchas da pele tendem a perder sua cor natural.

Leucoderma é considerado como a despigmentação da pele, marcada pela localização ou destruição completa dos melanócitos no organismo.

A formação característica de manchas brancas na pele permanece intimamente ligada uma à outra, ao contrário das manchas formadas no Vitiligo.

Leucoderma é particularmente conhecida pela presença de manchas brancas que podem ser localizadas em áreas menores no início. No entanto, com o passar do tempo, as manchas na pele podem aumentar.

A maioria das principais alterações na pele pode se tornar visível por volta dos 10 a 30 anos. Tais alterações na cor da pele são mais visíveis em pessoas com pele mais escura.

Leucoderma é o nome dado às manchas brancas da pele.

Essas manchas brancas são o resultado da perda parcial ou completa da pigmentação da pele.

Leucoderma acaba por ser uma condição rara.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.