Breaking News
Home / Saúde / Macrocefalia

Macrocefalia

PUBLICIDADE

Definição

Macrocefalia (ou “cabeça grande”) é uma razão muito comum para o encaminhamento a um neurocirurgião pediátrico.

As crianças com macrocefalia têm uma circunferência da cabeça (a medida em torno da parte mais larga da cabeça) que é maior que o percentil 98.

Às vezes, uma cabeça grande pode significar que há um problema no cérebro que pode exigir cirurgia.

O que é

Macrocefalia é uma condição na qual a cabeça de uma criança é maior que o normal.

Se a circunferência da cabeça é mais do que dois desvios padrão acima da média para crianças de uma raça e idade similar, a criança será diagnosticada com macrocefalia.

Há uma série de causas para essa condição, que não é curável, porque envolve anormalidades esqueléticas.

Uma vez que o crânio tenha atingido um tamanho anormalmente grande, ele não pode ser reduzido de volta.

Também conhecida como megalocefalia, a macrocefalia é comumente causada por um cérebro aumentado ou por um acúmulo de líquido no crânio. Ambas as condições forçam o crânio a crescer para acomodar um volume maior.

No caso de um cérebro aumentado, nenhum tratamento pode ser recomendado, mas o fluido no cérebro pode ser drenado com um shunt (desvio). Como o crânio de uma criança ainda está crescendo, a drenagem precoce pode retardar o crescimento, permitindo que a cabeça da criança atinja um tamanho normal ou reduza a gravidade da macrocefalia.

Outra causa de macrocefalia é um hematoma subdural crônico, no qual o sangue no cérebro faz com que o crânio cresça para acomodar fluido extra. Essa condição pode ser muito séria.

Todas as causas acima da macrocefalia podem levar a atrasos no desenvolvimento, incluindo distúrbios do movimento, atrasos intelectuais e convulsões. Por esta razão, quando uma cabeça anormalmente grande é identificada, toma-se o cuidado de diagnosticá-la adequadamente para garantir que tudo está sendo feito para o paciente.

A macrocefalia também pode ser benigna por natureza.

A macrocefalia benigna ou familiar não tem problemas associados. Algumas pessoas, em outras palavras, só têm cabeças grandes.

Esta condição também está relacionada com algumas condições genéticas que podem causar uma variedade de problemas médicos que incluem anormalidades no desenvolvimento do crânio.

Essas condições podem ser diagnosticadas durante a gravidez ou após o nascimento, com observação, exames ou estudos de imagens médicas que podem identificar anormalidades.

No caso da macrocefalia benigna, os pais não precisam fazer nada especial para atender às necessidades de seus filhos.

A macrocefalia relacionada a outro problema médico pode exigir mais monitoramento e tratamento, incluindo terapia ocupacional para ajudar crianças com distúrbios do movimento e tratamento das complicações associadas a muitos distúrbios genéticos que levam ao tamanho anormal da cabeça.

É importante que os pais de crianças com anomalias genéticas sejam defensores sinceros dos seus filhos; todas as condições se manifestam de maneira um pouco diferente, e os cuidados proativos podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida, na saúde futura e na independência.

Fonte: www.chadkids.org/www.wisegeek.org/www.nicklauschildrens.org/www.sciencedirect.com/www.med.unc.edu/www.spectrumnews.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.