Breaking News
Home / Saúde / Mioclonia

Mioclonia

PUBLICIDADE

O que é

A mioclonia é um termo usado para descrever a contração ou espasmos de um músculo.

Pessoas saudáveis experimentam mioclonia em uma base regular e também pode ser o sintoma de uma condição médica subjacente que requer atenção médica.

Este movimento muscular involuntário pode assumir uma grande variedade de formas, aparecendo em qualquer músculo do corpo a qualquer momento, dependendo da causa subjacente da mioclonia.

Alguns exemplos de mioclonia normal incluem contrações hipnóticas, que geralmente acontecem quando as pessoas estão adormecendo e soluços.

Este tipo de mioclonia não é motivo de preocupação, embora possa ser surpreendente ou irritante.

As pessoas também podem experimentar espasmos aleatórios e espasmos musculares que não estão associados a um problema médico. Um atleta, por exemplo, pode se contorcer depois de um treino pesado, e às vezes o sistema nervoso experimenta uma falha aleatória que gera uma contração sem motivo aparente.

Em pessoas com distúrbios do sistema nervoso, a mioclonia às vezes pode ser um sintoma revelador.

Condições como traumatismo craniano, danos cerebrais e distúrbios neurológicos progressivos, como a doença de Alzheimer e a epilepsia, podem ter sintomas mioclônicos entre os sintomas, assim como uma série de outros problemas neurológicos.

Contrações musculares também estão associadas a problemas renais, hepáticos e cardíacos.

Mioclonia anormal tende a aparecer em maior freqüência, com mais intensidade, ou em momentos incomuns, e pode envolver uma série de espasmos musculares, ao invés de uma única contração muscular ou empurrão.

Quando contrair-se repentinamente se desenvolve ou se sente anormal, os pacientes devem procurar atenção médica para descobrir o que está acontecendo.

Às vezes pode ser difícil diferenciar entre mioclonia normal em pessoas saudáveis e contrações musculares que indicam uma patologia subjacente que não foi diagnosticada.

Em ambos os casos, é uma boa ideia consultar um neurologista. O neurologista pode entrevistar o paciente para saber mais sobre a mioclonia, e ele ou ela pode recomendar testes que podem ser usados para determinar a causa subjacente, como EEGs do cérebro, junto com estudos de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Se um neurologista não consegue encontrar uma causa para uma mioclonia, mas o espasmo é irritante, ele ou ela pode ter medicamentos para recomendar o que poderia ajudar o paciente a administrar o problema.

Em pacientes com distúrbios neurológicos ou outros distúrbios que estão causando distúrbios mioclônicos, a abordagem da condição subjacente pode resolver ou reduzir o espasmo.

As condições neurológicas podem não ser necessariamente curáveis, mas seus sintomas podem ser gerenciados com medicação, cirurgia e outros tratamentos para manter os pacientes mais confortáveis.

Definição

A mioclonia é um sintoma de uma doença na qual um músculo ou grupo de músculos repentinamente começa a contrair-se ou sacudir-se.

Quando espasmos musculares ocorrem com frequência ou afetam mais de uma área do corpo, eles podem causar problemas em atividades comuns, como caminhar, falar ou comer.

Visão global

Mioclonia refere-se a, um puxão muscular involuntária rápido.

Os soluços são uma forma de mioclonia, assim como os repentinos solavancos, ou “o sono começa”, você pode sentir-se logo antes de adormecer.

Essas formas de mioclonia ocorrem em pessoas saudáveis e raramente apresentam um problema.

Outras formas de mioclonia podem ocorrer devido a um distúrbio do sistema nervoso (neurológico), como epilepsia, uma condição metabólica ou uma reação a um medicamento.

Idealmente, tratar a causa subjacente ajudará a controlar seus sintomas de mioclonia.

Se a causa da mioclonia é desconhecida ou não pode ser tratada especificamente, então o tratamento se concentra na redução dos efeitos da mioclonia na sua qualidade de vida.

Quais são as causas da mioclonia?

A mioclonia pode se desenvolver em resposta à infecção, lesão na cabeça ou na medula espinhal, acidente vascular cerebral, tumores cerebrais, insuficiência renal ou hepática, doença de armazenamento de lipídeos, envenenamento químico ou por drogas ou outros distúrbios.

Prolongada privação de oxigênio no cérebro, chamada hipóxia, pode resultar em mioclonia pós-hipóxica.

Mioclonia pode ocorrer por si só, mas na maioria das vezes é um dos vários sintomas associados a uma ampla variedade de distúrbios do sistema nervoso. Por exemplo, a contração mioclônica pode se desenvolver em pacientes com esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer ou doença de Creutzfeldt-Jakob.

Os mastigamentos mioclônicos geralmente ocorrem em pessoas com epilepsia, um distúrbio no qual a atividade elétrica no cérebro se torna desordenada, levando a convulsões.

Resumo

Mioclonia descreve um sintoma e não um diagnóstico de uma doença. Refere-se ao repentino movimento involuntário de um músculo ou grupo de músculos.

As contrações musculares mioclônicas geralmente são causadas por contrações musculares súbitas, chamadas mioclonia positiva, ou por relaxamento muscular, chamado mioclonia negativa.

Os reflexos mioclônicos podem ocorrer sozinhos ou em seqüência, em um padrão ou sem padrão. Eles podem ocorrer com pouca frequência ou muitas vezes por minuto.

A mioclonia às vezes ocorre em resposta a um evento externo ou quando uma pessoa tenta fazer um movimento. A contração não pode ser controlada pela pessoa que a está experimentando.

Em sua forma mais simples, a mioclonia consiste em um movimento muscular seguido de relaxamento.

Um soluço é um exemplo desse tipo de mioclonia.

Outros exemplos familiares de mioclonia são os idiotas ou “inícios do sono” que algumas pessoas experimentam enquanto dormem.

Essas formas simples de mioclonia ocorrem em pessoas normais e saudáveis e não causam dificuldades.

Quando mais difundida, a mioclonia pode envolver contrações persistentes, semelhantes a choques, em um grupo de músculos.

Em alguns casos, a mioclonia começa em uma região do corpo e se espalha para os músculos de outras áreas.

Casos mais graves de mioclonia podem distorcer o movimento e limitar severamente a capacidade de uma pessoa de comer, conversar ou andar.

Esses tipos de mioclonia podem indicar um distúrbio subjacente no cérebro ou nos nervos.

Fonte: www.ninds.nih.gov/www.mayoclinic.org/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.org/www.epilepsysociety.org.uk/www.bcm.edu/www.hopkinsmedicine.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Filovírus

Filovírus

PUBLICIDADE Definição A febre hemorrágica filoviral está associada a múltiplas manifestações hemorrágicas, comprometimento hepático acentuado, coagulação intravascular …

Radiografia

PUBLICIDADE Radiografia é a arte e ciência do uso da radiação para fornecer imagens dos tecidos, …

Pielonefrite

PUBLICIDADE Pielonefrite é o termo médico para uma infecção nos rins. A pielonefrite é definida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.