Breaking News
Home / Saúde / Neuroblastoma

Neuroblastoma

PUBLICIDADE

O que é neuroblastoma?

O neuroblastoma é um tumor cancerígeno que começa no tecido nervoso de lactentes e crianças muito pequenas. As células anormais são frequentemente encontradas no tecido nervoso que está presente no feto e depois se desenvolve em um tumor detectável. O neuroblastoma é raro em crianças com mais de 10 anos de idade, no entanto, ocorre ocasionalmente em adultos.

O tumor geralmente começa nos tecidos da glândula adrenal encontrada no abdômen, mas também pode começar no tecido nervoso do pescoço, tórax ou medula espinhal. As glândulas supra-renais estão posicionadas no topo dos rins. Essas glândulas secretam hormônios e outras substâncias importantes que são necessárias para funções normais no corpo.

Frequentemente está presente ao nascimento, mas não detectado até que o tumor comece a crescer e comprimir os órgãos circundantes. A maioria das crianças afetadas pelo neuroblastoma foi diagnosticada antes dos 5 anos de idade. Em casos raros, o neuroblastoma pode ser detectado antes do nascimento por uma ultrassonografia fetal. É o câncer de tumor sólido mais comum em bebês.

As células cancerosas do neuroblastoma podem se disseminar (metastatizar) rapidamente para outras áreas do corpo (por exemplo, linfonodos, fígado, pulmões, ossos, sistema nervoso central e medula óssea). Aproximadamente dois terços de todas as crianças diagnosticadas com neuroblastoma terão alguma doença metastática.

O que é

O neuroblastoma em crianças é causado por neuroblastos que não amadurecem. Eles não se tornam os nervos normais ou células adrenais que devem amadurecer no nascimento. Esses neuroblastos imaturos formam um tumor.

Durante o desenvolvimento no útero, um feto produz células nervosas imaturas. Ao nascer, esses neuroblastos devem se transformar em nervos e células adrenais que produzem fibras nervosas e glândulas supra-renais. Na maioria dos recém-nascidos, uma pequena quantidade de neuroblastos imaturos não amadurece e geralmente desaparece. Para algumas crianças, esses neuroblastos permanecem e formam um tumor cancerígeno.

O neuroblastoma em crianças geralmente está presente no nascimento. No entanto, muitas vezes não é detectado até que um tumor apareça e cause sintomas. A maioria das crianças afetadas é diagnosticada até os 5 anos de idade. Em casos raros, um tumor maligno é detectado antes do nascimento em um ultrassom , mas não é comum encontrar tumores antes dos 1 anos de idade.

Os médicos acreditam que o neuroblastoma em crianças é causado por uma anomalia genética no primeiro cromossomo. A extremidade curta desse cromossomo tem uma seção ausente ou rearranjada. Isso causa a amplificação extra do oncogene conhecido como MYCN. Um oncogene é um gene que causa câncer ao tornar uma célula maligna. Uma amplificação de MYCN leva a um crescimento desregulado e rápido de células cancerígenas .

Fonte: www.stanfordchildrens.org/www.wisegeek.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.