Breaking News
Home / Saúde / Neuropsicologia

Neuropsicologia

PUBLICIDADE

Definição

Neuropsicologia é a disciplina que investiga as relações entre comportamento, emoção e cognição, por um lado, e função cerebral, por outro.

Simplificando, é a tentativa de compreender a ligação entre a função cerebral e a anatomia e fisiologia do cérebro.

O que é

A neuropsicologia é o estudo de mudanças no comportamento humano e no funcionamento cognitivo, frequentemente após algum tipo de dano físico ao cérebro. É, portanto, uma intersecção entre psicologia e neurologia clínica.

Na maior parte, a neuropsicologia é uma ciência aplicada, e a maioria dos neuropsicólogos está tentando ativamente ajudar os pacientes em um ambiente clínico.

Fora do tratamento clínico, os neuropsicólogos também podem ser ativos no diagnóstico de mudanças comportamentais em pessoas para processos judiciais, dando uma visão sobre respostas psicológicas rígidas para o design de produtos, estudando respostas de pacientes saudáveis a estímulos ou trabalhando em novos tratamentos clínicos para distúrbios.

Em estudos clínicos, a neuropsicologia geralmente examina pessoas que sofreram algum tipo de lesão no cérebro. Observando o tipo de lesão, a área afetada e os sintomas, eles ajudam a entender melhor como diferentes áreas do cérebro afetam o comportamento e a cognição.

Este trabalho ajudou a criar um mapa melhor para o cérebro nas últimas duas décadas e deu aos neuropsicólogos melhores ferramentas para realizar seu trabalho.

Quando confrontado com um paciente que sofre de algum tipo de distúrbio cognitivo, a primeira tarefa que um neuropsicólogo realiza é tentar descobrir se o distúrbio é causado por uma patologia física real ou se é puramente uma desordem psicológica. Isso é feito usando ferramentas psicológicas e neurológicas.

Por exemplo, um paciente pode realizar vários testes padronizados diferentes, observando sua função de memória, ampla inteligência, retenção visual e associação de palavras.

Eles também podem ser submetidos a um teste de ressonância magnética funcional, ou teste de topografia de emissão de positrões para ver se há problemas visíveis com o cérebro.

Nos últimos anos, a neuropsicologia começou a utilizar simulações computacionais de maneira cada vez mais eficaz.

Referido como conexionismo, essa abordagem da neuropsicologia usa redes neurais artificiais complexas para simular, em um nível muito básico, o cérebro humano.

Uma vez que um modelo razoável tenha sido desenvolvido, ele pode ser artificialmente danificado, simulando lesões ou outros traumas físicos, para ver o que acontece.

Embora nenhuma rede neural artificial se aproxime para simular perfeitamente o cérebro humano, o nível de controle fino e os dados gerados tornam o conexionismo uma maneira muito eficaz de aprender mais sobre as consequências das lesões cerebrais.

Enquanto a maior parte da neuropsicologia ocorre no nível clínico, um grande interesse popular está focado na neuropsicologia experimental. Esta escola estuda indivíduos saudáveis, em vez daqueles que sofrem de algum tipo de trauma cerebral, e analisa como eles respondem a diferentes insumos.

Isso é feito para tentar entender melhor como funcionam os nossos cérebros e como eles são afetados pelas respostas do nosso sistema nervoso, o que, por sua vez, pode ajudar os pesquisadores clínicos a descobrir novas curas e tratamentos.

Por causa de sua natureza popular, estudos realizados por neuropsicólogos experimentais são frequentemente escritos por jornalistas em publicações populares.

O que é um neuropsicólogo?

Um médico especializado em estudar os comportamentos psicológicos de um paciente em relação à sua função cerebral e estrutura cerebral é chamado de neuropsicólogo.

Quando neurocirurgiões, psiquiatras e outros especialistas querem avaliar a função cerebral de um paciente após um trauma cerebral significativo, ele é frequentemente chamado.

Ele geralmente é responsável por testar e avaliar as características neuropsicológicas do paciente.

Um indivíduo que se torna um neuropsicólogo geralmente precisa ter um diploma em psicologia ou doutorado em psicologia. Como psicólogo, ele ou ela pode optar por se submeter a treinamento adicional em neuropsicologia.

Esse treinamento geralmente fornece a ele as ferramentas necessárias para se tornar um especialista na correlação de funções cerebrais e comportamentais em pacientes.

Ele é frequentemente responsável por dizer à família do paciente, além de atender às mudanças comportamentais que podem ser esperadas no paciente, como resultado de um trauma no cérebro.

Estas são avaliações extremamente críticas que podem ajudar muito em lidar com o paciente após tais eventos.

Pacientes jovens, de crianças a adolescentes, podem ter reações diferentes ao trauma cerebral. Se um neuropsicólogo quiser lidar com pacientes nessa faixa etária, ele pode optar por treinamento adicional.

Ele será responsável principalmente na avaliação de crianças que têm funções cerebrais alteradas devido a uma cirurgia no cérebro ou trauma cerebral. Semelhante a neuropsicólogos adultos, ele também deve trabalhar com outros especialistas médicos como parte da equipe que lida com essas crianças.

Alguns estudos em animais também podem exigir a experiência de um neuropsicólogo. Espera-se que ele analise padrões de comportamento animal depois que um animal, geralmente um primata, passa por um procedimento de cirurgia no cérebro ou tenha adquirido uma lesão cerebral. Os processos psicológicos dos animais geralmente variam dos humanos, então um treinamento especializado é freqüentemente requerido para que uma pessoa possa trabalhar com animais.

Muitos neuropsicólogos também se encontram trabalhando regularmente em universidades, principalmente participando de pesquisas básicas e clínicas.

Eles também podem envolver-se em uma ampla variedade de ambientes clínicos, onde auxiliam no tratamento de pacientes que sofrem de problemas neuropsicológicos. Alguns estão trabalhando em ambientes forenses, onde podem emprestar seus conhecimentos em processos judiciais.

Outros podem trabalhar na indústria farmacêutica como design de produtos e consultores de ensaios clínicos.

Cérebro

Fonte: learn.org/www.learnhowtobecome.org/www.wisegeek.org/www.onlinepsychologydegree.info/www.goodtherapy.org/www.sacap.edu.za/www.allpsychologycareers.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada

PUBLICIDADE Definição A tomografia computadorizada é um procedimento que usa um computador conectado a uma máquina de …

Tomografia

PUBLICIDADE Definição A tomografia é o processo para gerar um tomograma, uma imagem bidimensional de uma fatia …

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.