Breaking News
Home / Saúde / Oligúria

Oligúria

PUBLICIDADE

Definição

Oligúria é quando você urina menos que o normal.

Para adultos, isso significa menos de 400 mililitros de urina por dia.

As quantidades específicas para bebês e crianças são baseadas no seu peso (menos de 1 mililitro por quilograma por hora para bebês e menos de 0,5 mililitros por quilograma por hora para crianças).

O que é

A oligúria é uma condição em que é produzida pouca urina.

Uma baixa produção de urina pode ser o resultado do fornecimento insuficiente de líquido aos rins, rins danificados que não conseguem produzir urina ou obstrução que impede a saída de urina do corpo.

As causas mais comuns de oligúria são aquelas, como a desidratação, que envolvem um suprimento inadequado de líquido que chega aos rins, e são conhecidas como causas pré-renais.

O tratamento da oligúria geralmente envolve a correção de qualquer uma das causas subjacentes, se possível.

Se houver risco de insuficiência renal, a diálise pode ser necessária, onde um filtro artificial é usado em vez dos rins para remover resíduos do sangue.

Onde a produção diminuída de urina resulta de causas pré-renais, não há um volume suficientemente grande de líquido atingindo os rins. Isso pode ocorrer como resultado de desidratação, distúrbios cardíacos, como insuficiência cardíaca, onde o sangue não está sendo bombeado com eficiência pelo corpo ou colapso do sistema circulatório, conhecido como choque hipovolêmico, devido a problemas como hemorragia.

Um baixo volume de líquido pode causar falha nos rins, resultando em uma saída mais baixa do sistema urinário.

Nos estágios iniciais da insuficiência renal, também conhecida como lesão renal aguda, os rins respondem ao suprimento reduzido de líquidos, conservando sal e água extras, e se a situação for revertida, o débito urinário poderá retornar ao normal. Se a situação persistir, algumas células renais morrem em uma condição chamada necrose tubular aguda.

Nos casos em que os danos são muito extensos, os rins podem não conseguir produzir uma produção normal de urina, mesmo que a carga de fluido aumente posteriormente.

A necrose tubular aguda é conhecida como causa renal da oligúria, onde há danos nos próprios rins.

Doenças que causam danos nos rins, certos medicamentos tóxicos para os rins e infecção no sangue, podem dar origem a necrose tubular aguda.

Algumas das causas levam a danos renais mais graves do que outras, e a oligúria está associada apenas às formas mais graves.

Para as causas pré-renais e renais da oligúria, os problemas subjacentes são identificados e tratados para dar aos rins a melhor chance de recuperação.

Qualquer perda de fluido é restaurada e a diálise é usada, se necessário.

As causas pós-renais da oligúria, onde há obstrução urinária, geralmente envolvem problemas como bloqueio de um cateter. Cateteres são tubos flexíveis usados para drenar a urina da bexiga. No caso de um bloqueio, ocorre retenção urinária, onde a pessoa geralmente sente vontade de urinar, mas isso não é possível e o início da oligúria é relativamente repentino.

Um bloqueio pode ser causado pelo fato de a bolsa coletora de urina estar posicionada acima da bexiga ou por uma torção no tubo; nesse caso, o simples reposicionamento pode corrigir o problema.

Se o interior do tubo estiver obstruído por sedimentos ou coágulos sanguíneos, o cateter poderá precisar ser substituído.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gripe Espanhola

Gripe Espanhola

PUBLICIDADE Definição A pandemia de gripe espanhola é a catástrofe contra a qual todas as pandemias modernas …

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.