Breaking News
Home / Saúde / Onirismo

Onirismo

PUBLICIDADE

O onirismo (” sonho ” e “doutrina” gregas ) é uma atividade mental que se manifesta em uma síndrome de confusão que é especialmente caracterizada por alucinações visuais, o que pode indicar uma dissolução parcial ou completa com consciência ou realidade.

Psicose
O onirismo também está ligado a psicoses fiscais causadas por muitos fatores, dentre os quais:

Alcoolismo crônico e outras intoxicações ou toxicodependência
Infecções por envenenamento
Por vários processos de deficiência orgânica cerebral
Para os distúrbios circulatórios gerados pelas hemorragias do sistema digestivo

Fatores e características

O Onirismo geralmente é caracterizado por alucinações visuais, mas também pode ser acompanhado por aqueles que envolvem o sentido do toque e muito raramente também inclui alucinações auditivas. Existem combinações mais complexas de onirismo formadas por alucinações que envolvem vários sentidos, que são chamados com o termo “delírio dos sonhos”.

O onirismo é muitas vezes causado por fatores fisiopatológicos como indigestão, fadiga mental ou física, que podem incluir uma combinação de ambos os fatores. Tensão nervosa, uso e abuso de alucinógenos , narcóticos , ansiolíticos , antidepressivos , barbitúricos e álcool , bem como febre muito alta e / ou doenças crônicas que degeneram em muitas condições patológicas que pioram na imagem do delírio dos sonhos.

Significado

Onirismo em medicina se refere a um estado mental que costuma ocorrer em síndromes confusionais e é constituído por um conjunto de alucinações visuais interagindo entre si e com o “sonhador” enquanto este está acordado. É um sintoma de transtornos psicóticos, transtornos degenerativos, mania, abuso de substâncias que tenham efeitos alucinógenos ou ao menos de prolongada privação de sono. A confusão entre realidade e sonho é um tema recorrente em diversas peças de teatro, filmes, livros, poesias, quadrinhos, e desenho animados. Frequentemente é interpretado como uma experiência sobrenatural, podendo ser punida ou estimulada socialmente de acordo com a cultura da região e as características peculiares de cada onirismo. O que define um delírio onírico como patológico e precisando de tratamento ou adequado e saudável são a existência de prejuízos ao indivíduo e a sociedade.

Fonte: es.wikipedia.org/educalingo.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Hiperalgesia

Hiperalgesia

PUBLICIDADE A hiperalgesia é uma resposta dolorosa a estímulos que normalmente não são dolorosos, induzida …

Cetoacidose

PUBLICIDADE A cetoacidose está relacionada à hiperglicemia, é uma condição grave associada à doença ou …

Ciclotimia

Ciclotimia

PUBLICIDADE Definição O distúrbio ciclotímico, uma forma leve de transtorno bipolar, é caracterizado por variações crônicas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.