Breaking News
Home / Saúde / Ortorexia Nervosa

Ortorexia Nervosa

PUBLICIDADE

Definição

Apesar do foco na alimentação, a ortorexia nervosa pode levar a desnutrição, perda de relacionamentos e má qualidade de vida.

Nomeada por Steven Bratman em 1997, a ortorexia nervosa (ON) do grego orto, que significa correto, e orexi, que significa apetite, é classificada como um distúrbio não especificado de alimentação.

O que é

A boa nutrição é uma parte importante de um estilo de vida saudável, e a maioria das pessoas se beneficiaria de se concentrar em comer de maneira mais saudável.

No entanto, para algumas pessoas, uma alimentação saudável pode se transformar em uma obsessão doentia.

Indivíduos para quem a alimentação nutritiva se torna uma obsessão abrangente podem estar sofrendo de um distúrbio alimentar conhecido como ortorexia nervosa.

A Ortorexia nervosa é um termo cunhado pelo Dr. Steven Bratman, especialista em transtornos alimentares do Colorado.

A frase leva o nome da raiz grega das palavras orthos, que significa “certo” e orexis, ou “apetite”.

Embora essa condição tenha ganhado muita atenção na comunidade psiquiátrica, atualmente não é reconhecida na lista de distúrbios alimentares oficiais do Manual de Diagnóstico e Estatística.

Indivíduos que sofrem de ortorexia nervosa podem ficar tão obcecados com uma alimentação saudável que ela se intromete em outras áreas de suas vidas.

Por exemplo, os pacientes frequentemente criam sistemas muito específicos para o que podem comer com base no valor nutricional de seus alimentos.

Em muitos casos, os pacientes restringem suas dietas a ponto de ficarem com baixo peso.

No entanto, diferentemente dos pacientes que sofrem de anorexia nervosa, um distúrbio alimentar motivado pelo desejo de ser magro, os indivíduos com essa condição procuram obter nutrição e pureza ideais através de suas dietas.

A ortorexia nervosa é caracterizada pela compulsão de comer apenas alimentos “puros” ou “corretos”.

Em muitos casos, os pacientes passam muito tempo pensando em alimentação saudável, planejando com frequência cardápios com um dia de antecedência.

À medida que o distúrbio progride, a lista de alimentos que um indivíduo pode comer pode se tornar cada vez mais restritiva.

Por esse motivo, a ortorexia nervosa pode dificultar o consumo de alimentos fora de casa.

Os pacientes podem começar a se sentir isolados dos outros, pois sua dieta restritiva os impede de participar de muitas atividades sociais.

Pacientes com essa condição também podem sofrer de depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo. Geralmente, os pacientes são perfeccionistas, colocando seu valor como indivíduos na capacidade de aderir a uma dieta “perfeita”. Nesse sentido, a doença compartilha muitas características da anorexia nervosa.

Embora a ortorexia nervosa ainda não seja oficialmente reconhecida pela comunidade psiquiátrica, os pacientes geralmente se beneficiam mais com o tratamento psicológico.

Geralmente, os especialistas em transtornos alimentares estão melhor equipados para tratar pacientes.

Como com outros distúrbios alimentares, antidepressivos ou medicamentos anti-ansiedade também podem ser eficazes no tratamento da ortorexia nervosa.

Resumo

Ortorexia nervosa é um termo que designa um distúrbio no qual existe uma obsessão doentia por uma alimentação saudável, uma dedicação extrema a dietas extremas que podem passar fome ao corpo da nutrição básica.

A ênfase está na qualidade, não na quantidade, dos alimentos na dieta.

A ortorexia nervosa não foi reconhecida como uma entidade médica aceita.

O termo foi proposto em 1996 pelo médico americano Steven Bratman. Era para ser paralelo à “anorexia nervosa”.

Do grego “orto-” (correto) + “-exia” (apetite) = apetite correto.

Fonte: www.nationaleatingdisorders.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.psycom.net/www.jwatch.org/www.frontiersin.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Parosmia

PUBLICIDADE A parosmia é um distúrbio do sentido do olfato, especialmente a percepção de odores que não …

Hiposmia

PUBLICIDADE A hiposmia ocorre quando uma pessoa perde parte ou todo o comprometimento do sentido do olfato …

Filovírus

Filovírus

PUBLICIDADE Definição A febre hemorrágica filoviral está associada a múltiplas manifestações hemorrágicas, comprometimento hepático acentuado, coagulação intravascular …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.