Breaking News
Home / Saúde / Pneumocistose

Pneumocistose

PUBLICIDADE

A pneumocistose é uma doença rara, definida por uma infecção por fungo: Pneumocystis jiroveci. Este fungo tem um poder infeccioso em pessoas imunocomprometidas cuja contagem de CD4 é inferior a 200 / mm3 de sangue. Esses CD4s são proteínas encontradas na superfície dos glóbulos brancos, células do sistema imunológico.

A infecção por Pneumocystis jiroveci é considerada oportunista. Ou o fungo só cresce sob condições favoráveis. Nesse sentido, indivíduos imunocomprometidos estão mais preocupados com a doença.A contaminação por este agente infeccioso é essencialmente transmitida pelo ar. Uma vez inalada, geralmente infecta os pulmões. No entanto, infecções extrapulmonares foram relatadas em pacientes com AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida).

Os sintomas geralmente associados a esta patologia são, portanto, pulmonares e respiratórios: tosse, genes respiratórios (dispneia) e muitas vezes acrescentam febre que aparece algum tempo depois. A pneumocistose pode ser letal no sentido de que não é tratada rapidamente e na ausência de tratamento adequado.

A pneumocistose é uma doença causada por um fungo microscópico: Pneumocystis jirovecii.
Este último faz parte do Ascomycetes (família de fungos) e é responsável por pneumonia grave em pacientes imunocomprometidos, especialmente em indivíduos infectados pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e em desenvolvimento de AIDS.

Os sintomas

É possível definir sintomas diferentes associados a pessoas com AIDS e infectadas com P. jirovecii e pessoas imunocomprometidas, mas não infectadas.

Em relação aos sujeitos afetados pelo HIV, duas formas são observáveis:

A forma pulmonar: isto corresponde a uma progressão nos sintomas associados. Essas manifestações clínicas correspondem a febre, tosse seca e dispneia (dificuldades respiratórias);
a forma extrapulmonar é o resultado de uma disseminação do patógeno pelo sangue, atingindo órgãos e tecidos além dos pulmões. Esta forma extra-pulmonar particularmente impactos a taxa, mas também podem ter efeitos significativos sobre o fígado, a medula óssea, a pleura (membrana que cobre os pulmões), gânglios linfáticos, tiróide, mastóideas (posterior inferior da peça do lobo temporal ), o canal auditivo, a retina, etc.). Além disso, formas digestivas pseudotumorais foram demonstradas em alguns casos da doença. É notável que as formas pulmonares da doença raramente estejam associadas às formas pulmonares.
Para pessoas imunocomprometidas, mas não afetadas pela AIDS, elas também podem apresentar sintomas atípicos da doença. Estes casos correspondem a indivíduos que foram submetidos a transplantes de órgãos com uma rejeição deste novo órgão que requer um aumento na dose de imunossupressores. Também as pessoas com doenças do sangue (leucemia, linfoma, etc.) que se submeteram células-tronco hematopoiéticas, que sofrem de doenças do tecido conjuntivo (doença de Wegener, periartrite nodosa, lúpus, etc.). Indivíduos submetidos à quimioterapia também podem ser afetados pelo desenvolvimento de pneumocistose.
Os sintomas associados a esses casos de imunodeficiência são semelhantes àqueles característicos da imunodeficiência relacionada ao HIV, mas com um início sintomático mais abrupto e a progressão dos sintomas geralmente é rápida.

O que é

A pneumonia pneumocystis ou pneumonia pneumonia é uma forma de pneumonia causada pelo organismo Pneumocystis carinii (anteriormente conhecido como Pneumocystis carinii ). É uma doença encontrada em pacientes imunocomprometidos 1 ( infecção oportunista ). Este patógeno é específico para humanos. A infestação por P. jiroveci é muito comum na população geral, da ordem de 70%, mas apenas leva à doença pulmonar quando a contagem de linfócitos T CD4 circulantes é menor que 200 / mm³.

Os dois tipos de pacientes mais afetados são transplantadas sob imunossupressores pacientes HIV e HIV fase sida.

Fonte: www.passeportsante.net/fr.wikipedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Hiperestesia

PUBLICIDADE Definição A hiperestesia é uma condição ou um estado que envolve um aumento anormal da sensibilidade …

Fantosmia

PUBLICIDADE Definição Fantosmia é a palavra médica usada pelos médicos quando uma pessoa sente o cheiro …

Disosmia

PUBLICIDADE Definição A disosmia, também conhecida como disfunção olfatória, é o comprometimento do processamento dos estímulos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.