PUBLICIDADE
Definição
A síndrome de Couvade é uma condição na qual homens com parceiros grávidos começam a apresentar sintomas de gravidez.
As causas da síndrome de Couvade não são totalmente compreendidas, embora existam várias teorias.
Esta condição não foi reconhecida como um problema de saúde médica ou mental.
O que é
A síndrome de Couvade é um fenômeno psicológico observado em alguns parceiros de mães grávidas, em que o parceiro apresenta sintomas da gravidez.
Numerosas culturas notaram a presença desse fenômeno, incluindo antigas culturas humanas, e uma grande quantidade de pesquisas foi conduzida para aprender mais sobre suas origens.
Assim que a mãe dá à luz, a síndrome do couvade geralmente se resolve e o parceiro se sente muito melhor, embora em alguns raros casos os parceiros desenvolvam depressão pós-parto.
A frequência da síndrome de couvade varia em todo o mundo e é difícil obter estatísticas precisas, pois suspeita-se que muitos casos não sejam relatados.
Esta condição geralmente começa a se manifestar em torno do final do primeiro trimestre. Os sintomas podem variar, mas podem incluir ganho de peso, náusea, desconforto físico e alterações de humor.
Conforme a mulher progride durante a gravidez, os sintomas vivenciados pelo parceiro podem mudar.
Algumas pessoas até experimentam dores de parto na forma de cólicas abdominais e desconforto enquanto seus parceiros dão à luz. Normalmente, a entrega traz alívio e o parceiro deve voltar ao normal.
Pesquisadores notaram que, em alguns casos, alterações hormonais podem ser observadas nos parceiros de gestantes, principalmente se os parceiros são próximos.
Nos homens, a liberação de hormônios durante a gravidez tem sido postulada como uma forma de preparação para ajudar o homem a se preparar para a paternidade.
Os hormônios poderiam explicar a síndrome do couvade, já que muitos sintomas da gravidez estão relacionados às alterações hormonais no corpo da mãe.
Outros pesquisadores atribuíram a síndrome do couvade a motivações psicológicas como culpa ou estresse.
Também conhecida como gravidez fantasma ou simpática, a síndrome do couvade persistirá durante a gravidez em vários graus de gravidade.
Quando a mãe dá à luz, os sintomas devem desaparecer, exceto nos casos em que ocorre o desenvolvimento simpático da depressão pós-parto.
Alguns pacientes também desenvolveram hemorragias nasais em associação com a síndrome de couvade.
Durante gravidezes futuras, a condição pode se repetir, e é possível experimentar um conjunto diferente de sintomas, assim como os sintomas podem mudar para as mulheres entre as gravidezes.
O melhor tratamento para essa condição é o manejo dos sintomas. Repouso, exercícios suaves, alimentação balanceada e outras medidas tomadas para aliviar os sintomas da gravidez também podem ajudar nessa condição.
Alguns parceiros esperam que seja útil consultar um psicoterapeuta ou outro profissional de saúde mental para discutir medos e preocupações com a gravidez.
A abordagem de fatores emocionais pode às vezes ajudar a diminuir os sintomas físicos da síndrome de couvade, além de ajudar as pessoas a se prepararem com mais eficácia para o trabalho de parto, parto e co-parentalidade.
Fenômeno
A síndrome de Couvade é o fenômeno comum, mas pouco compreendido, pelo qual o pai expectante experimenta sintomas somáticos durante a gravidez, para os quais não há base fisiológica reconhecida.
Os sintomas geralmente incluem indigestão, aumento ou diminuição do apetite, ganho de peso, diarreia ou constipação, dor de cabeça e dor de dente.
O início é geralmente durante o terceiro mês gestacional com um aumento secundário no final do terceiro trimestre. Os sintomas geralmente desaparecem com o parto.
A síndrome de Couvade tem sido visto como uma expressão de ansiedade somatizada, rivalidade pseudo-irmã, identificação com o feto, ambivalência sobre a paternidade, uma declaração de paternidade ou inveja parturicional.
É provável que a dinâmica da couvade possa variar entre indivíduos e possa ser multideterminada.
Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.goodtherapy.org/www.mjmsr.net/www.merriam-webster.com/www.karger.com