Breaking News
Home / Saúde / Ultrassonografia Mamária

Ultrassonografia Mamária

PUBLICIDADE

Definição

ultrassonografia é uma importante ferramenta indispensável na imagem da mama para a detecção e caracterização de lesões na mama.

O que é

Um ultrassom de mama, Ultrassonografia Mamária, é um estudo de imagens médicas da mama que um médico pode solicitar para saber mais sobre um nódulo ou estrutura incomum, ou se uma mamografia não é adequada para um paciente.

Durante a ultrassonografia, o médico ou um técnico moverá uma sonda pela mama para introduzir ondas sonoras de alta frequência, e a sonda gravará as ondas à medida que elas retornam, gerando uma imagem do interior da mama. Este teste não é invasivo e não traz riscos conhecidos ao paciente. Pode levar cerca de uma hora para ser concluído, incluindo toda a documentação, uma entrevista preparatória e o teste em si.

Um dos motivos pelos quais um médico pode pedir uma ultrassonografia de mama é se um paciente tem seios extremamente densos ou grandes implantes que dificultam a visualização do tecido mamário em uma mamografia.

Embora a mamografia seja o padrão para a detecção precoce de anormalidades mamárias, pode ser difícil avaliar algumas mulheres, portanto, a ultrassonografia pode ser preferível. Um médico também pode pedir um ultrassom se a mamografia ou um exame físico revelar um nódulo ou anormalidade no seio.

Durante uma ultrassonografia da mama, o médico pode identificar quaisquer estruturas na mama e determinar se elas são simplesmente cistos cheios de líquido, tumores cancerígenos ou qualquer outra coisa.

O médico pode solicitar um acompanhamento de ultrassom da mama para monitorar o tamanho e o desenvolvimento de quaisquer anormalidades mamárias.

Também é possível usar o ultrassom Doppler para avaliar o suprimento de sangue para a mama ou para uma lesão específica ou crescimento dentro da mama.

No caso em que um médico acha que uma biópsia seria aconselhável, uma opção é realizar um procedimento guiado por ultrassom.

Durante este procedimento, o médico usa as imagens em tempo real do ultrassom para guiar cuidadosamente uma agulha no local para coletar uma amostra de fluido ou tecido com uma biópsia aspirativa.

Isso é menos invasivo do que algumas outras opções de biópsia e pode ser um bom começo para avaliar um problema médico.

Quando um médico solicita um ultrassom de mama, o paciente pode querer perguntar por que o procedimento é recomendado e o que pode acontecer a seguir.

Essas informações podem ajudar o paciente a se preparar e podem tornar a experiência menos assustadora. Durante o teste em si, o paciente precisará tirar a blusa e o sutiã antes de se deitar em uma mesa e passar o braço para cima e atrás da cabeça para expor o tecido mamário.

O técnico aplicará uma pequena camada de gel condutor para tornar as imagens mais claras e pode aquecer o gel brevemente para maior conforto. Durante o teste, o paciente pode sentir alguma pressão da sonda, mas não deve ser doloroso.

Exame

O ultrassom de mama é um exame de imagem que usa ondas sonoras para observar o interior de seus seios. Pode ajudar seu médico a encontrar problemas na mama.

Ele também permite que seu médico veja como o sangue está fluindo para áreas em seus seios. Este teste é frequentemente usado quando uma alteração é vista em uma mamografia ou quando uma alteração é sentida, mas não aparece em uma mamografia.

O profissional de saúde move um dispositivo parecido com um bastão chamado transdutor sobre a pele para criar as imagens dos seus seios. O transdutor envia ondas sonoras que saltam do tecido mamário.

As ondas sonoras são muito agudas para você ouvir. O transdutor então pega as ondas sonoras ressaltadas. Estes são feitos em fotos do interior de seus seios.

Seu médico pode adicionar outro dispositivo chamado sonda Doppler ao transdutor. Essa sonda permite que o profissional de saúde ouça as ondas sonoras que o transdutor envia.

Ele ou ela pode ouvir o quão rápido o sangue está fluindo através de um vaso sanguíneo e em qual direção ele está fluindo. Nenhum som ou um som fraco pode significar que você tenha um bloqueio no fluxo.

ultrassom é seguro durante a gravidez porque não usa radiação. Também é seguro para as pessoas que são alérgicas contrastarem o corante porque ele não usa corante.

O que é a imagem ultrassonográfica do seio?

O ultrassom é seguro e indolor.

Produz imagens do interior do corpo usando ondas sonoras.

Ele usa uma pequena sonda chamada transdutor e gel colocado diretamente na pele.

Ondas sonoras de alta frequência viajam da sonda através do gel para o corpo. A sonda recolhe os sons que se recuperam. Um computador usa essas ondas sonoras para criar uma imagem.

Exames de ultrassom não usam radiação (como usado em raios-x). Como as imagens são capturadas em tempo real, elas podem mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo.

Eles também podem mostrar sangue fluindo através dos vasos sanguíneos.

A ultrassonografia é um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas.

A ultrassonografia com Doppler é uma técnica especial de ultrassonografia que avalia o movimento de materiais no corpo. Permite ao médico ver e avaliar o fluxo sanguíneo através das artérias e veias do corpo.

A ultrassonografia da mama produz uma imagem das estruturas internas da mama.

Durante um exame de ultrassonografia da mama, o ultrassonografista ou médico que realiza o teste pode usar técnicas de Doppler para avaliar o fluxo sanguíneo ou a falta de fluxo em qualquer massa mamária. Em alguns casos, isso pode fornecer informações adicionais sobre a causa da massa.

Quando é usado o ultra-som da mama?

A ultrassonografia é útil para observar algumas alterações da mama, como caroços (especialmente aqueles que podem ser sentidos, mas não vistos em uma mamografia) ou alterações em mulheres com tecido mamário denso.

Também pode ser usado para observar uma alteração que foi observada em uma mamografia.

O ultrassom de mama é útil porque muitas vezes pode dizer a diferença entre cistos cheios de fluido (que são muito improváveis de ser câncer) e massas sólidas (que podem precisar de mais testes para ter certeza de que eles não são câncer).

O ultrassom também pode ser usado para ajudar a guiar uma agulha de biópsia para uma área, de modo que as células possam ser retiradas e testadas para o câncer.

Isso também pode ser feito em gânglios linfáticos inchados sob o braço.

O ultrassom é amplamente disponível, fácil de ser usado e não expõe a pessoa à radiação. Também custa menos do que muitas outras opções.

Resumo

A ultrassonografia da mama usa ondas sonoras para produzir imagens das estruturas internas da mama.

É usado principalmente para ajudar a diagnosticar nódulos mamários ou outras anormalidades que seu médico possa ter encontrado durante um exame físico, mamografia ou ressonância magnética de mama.

O ultrassom é seguro, não invasivo e não usa radiação.

Este procedimento requer pouca ou nenhuma preparação especial. Deixe jóias em casa e use roupas soltas e confortáveis. Você será solicitado a se despir da cintura para cima e usar um vestido durante o procedimento.

Ultrassonografia Mamária
Ilustração da anatomia do peito feminino, vista frontal

Fonte: pubs.rsna.org/www.radiologyinfo.org/radiopaedia.org/www.cancer.org/www.wisegeek.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.hopkinsmedicine.org/humanhealth.iaea.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Glicerina Vegetal

PUBLICIDADE Definição A glicerina vegetal, também conhecida como glicerol vegetal, é um produto de carboidrato …

Doença de Creutzfeldt-Jakob

PUBLICIDADE Definição A doença de Creutzfeldt-Jakob é um distúrbio cerebral degenerativo que leva à demência …

Xantelasma

PUBLICIDADE Definição Xantelasma são nódulos gordurosos que tendem a se formar perto dos cantos internos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.