Breaking News
Home / Saúde / Visão monocular

Visão monocular

PUBLICIDADE

Definição

Visão monocular é a visão em que cada olho é usado separadamente.

Ao usar os olhos dessa maneira, ao contrário da visão binocular, o campo de visão aumenta, enquanto a percepção de profundidade é limitada.

Os olhos são geralmente posicionados em lados opostos da cabeça do animal, dando-lhe a capacidade de ver dois objetos ao mesmo tempo.

A palavra monocular vem da raiz grega, mono por um, e a raiz latina, oculus por olho.

A maioria dos pássaros e lagartos tem visão monocular. Corujas e outras aves de rapina são exceções notáveis.

O que é a Visão monocular?

O termo “visão monocular ” pode ser usado de duas maneiras diferentes.

No primeiro sentido, refere-se à percepção visual em que os olhos vêem independentemente, em vez de agir como um par, como os olhos humanos.

No segundo sentido, é mais apropriadamente denominado comprometimento da visão monocular, e refere-se a uma pessoa ou animal que só consegue enxergar de um olho.

Isso pode ser congênito ou adquirido e pode levar a prejuízos como resultado de alterações na percepção visual.

Muitos animais vêem com visão monocular, incluindo cavalos, ovelhas e lagartos. Esses animais geralmente têm os olhos bem separados, o que permite uma visão muito ampla.

Isto é especialmente importante para os animais presas, como cavalos e ovelhas, que precisam ser capazes de detectar ameaças de tantas direções quanto possível.

O problema com esse tipo de percepção visual é a falta de percepção de profundidade.

Como os olhos não funcionam em conjunto, é mais difícil fornecer informações úteis sobre a distância entre os objetos e entre eles. Isso seria uma desvantagem para predadores como grandes felinos, que geralmente têm visão binocular.

Existem outras variações na percepção visual entre visão monocular e binocular, dependendo da espécie.

Os olhos vêm em uma variedade de estilos, por assim dizer, incluindo olhos equipados para uma melhor visão noturna ou colorida, bem como olhos capazes de enxergar em uma escala mais ampla que o olho humano. As abelhas, por exemplo, podem ver marcas ultravioletas nas flores.

No caso de comprometimento da visão monocular, um olho é danificado e o outro tem funcionalidade normal. Dependendo do motivo da deficiência visual, o olho não funcional pode ser removido e substituído por uma prótese.

Isto é frequentemente recomendado quando houve traumatismo ocular e os tecidos dos olhos morreram ou foram gravemente danificados. Nos casos em que a perda de visão é causada por trauma no cérebro ou outros problemas, pode ser possível deixar o olho no lugar.

Pessoas com deficiência de visão monocular podem ter alguns problemas de visão. Seu alcance de visão é reduzido, pois eles só têm um olho para ver. Isso faz com que as pessoas tenham um lado cego, onde não possam ver ao longo de um lado do corpo e podem perder as pistas visuais, desde uma garçonete se aproximando até um carro prestes a fundir faixas.

A percepção de profundidade também é pobre e as pessoas terão que se adaptar a isso para realizar tarefas com segurança.

Qual é a diferença entre Visão monocular e binocular?

Visão monocular e binocular cada um serve um propósito único. A diferença entre os dois é a capacidade de julgar distâncias ou ter percepção de profundidade.

Na visão binocular, dois olhos trabalham juntos para se concentrar em um único ponto. O cérebro então processa essa informação para determinar a profundidade ou a distância até esse ponto.

A visão monocular existe em animais com olhos em lados opostos da cabeça, o que impede que os dois olhos tenham um ponto focal comum. Também existe em animais que podem ter visão binocular, mas perderam a visão em um olho.

Ambas as visões binocular e monocular evoluíram entre diferentes espécies. Cada tipo de visão desempenha um papel importante nas interações e interdependência dos animais uns sobre os outros.

Visão monocular e binocular não são as formas mais comuns de visão entre os animais, no entanto. Insetos, os mais numerosos de todas as espécies, geralmente possuem visão composta.

A maioria dos mamíferos carnívoros e todas as aves de rapina têm visão binocular, na qual dois olhos estão voltados para a frente.

A visão binocular permite que os predadores usem as presas com os dois olhos. Eles podem, então, determinar com rapidez e precisão a distância impressionante.

Esta habilidade é algumas vezes referida como acuidade binocular, e é comum a quase todos os predadores, incluindo humanos. Alguns predadores que não confiam na visão binocular são os morcegos, os golfinhos e algumas baleias, que usam a localização do eco para identificar a presa. As cobras usam a sacudidela da língua.

Animais presas como os cervos, que têm olhos em lados opostos da cabeça, precisam de uma ampla gama de visão para informá-los quando um predador está próximo. A maioria das presas possui visão monocular.

Esse tipo de visão não impede o animal de ver um objeto à distância, mas impede que ele seja capaz de dizer exatamente a que distância está o objeto.

Animais presas não precisam da capacidade de avaliar com precisão a localização de um predador, mas estão melhor equipados para sobreviver por ter o campo de visão aumentado que a visão monocular lhes oferece.

Na verdade, os animais com visão monocular podem ver duas cenas completamente diferentes de cada olho simultaneamente, permitindo uma chance maior de detectar um predador.

A visão monocular adquirida ocorre quando um animal com visão binocular perde a visão em um olho.

Os seres humanos que perderam um olho estão cientes das dificuldades de viver sem a capacidade de determinar a percepção de profundidade.

Dirigir um automóvel ou mesmo sair da varanda pode ser traiçoeiro para pessoas que adquiriram visão monocular.

A visão binocular e monocular depende da capacidade do cérebro de processar as imagens. Felizmente, o cérebro é altamente adaptável e capaz de compensar em casos de visão monocular adquirida.

Em última análise, é o cérebro que impulsiona todas as formas de visão.

O que causa a visão monocular em humanos?

Há muitas razões pelas quais as pessoas desenvolvem essas deficiências e isso não pode ser curado facilmente:

Pode acontecer devido a defeitos congênitos quando apenas um olho está funcionando e o outro fica bloqueado completamente
Cataratas podem causar esse problema obscurecendo as lentes de um dos olhos
A córnea fica obstruída devido a alguns problemas de saúde
O foco inadequado da luz pelos olhos também pode levar a tais problemas
Danos à retina devido a qualquer lesão ou acidente

Resumo

Isso pode ser simplesmente explicado como a visão que você obtém de qualquer objeto quando é visto com apenas um olho.

Não é comum que os humanos experimentem essa visão naturalmente, enquanto usamos nossos dois olhos simultaneamente para descobrir qualquer objeto. Mas quando se trata de animais, muitos deles têm visão monocular como seus olhos estão localizados em ambos os lados da cabeça.

Desta forma, eles terão a capacidade de usar cada um deles separadamente. Por outro lado, nossos olhos estão posicionados na mesma direção e isso dá uma visão binocular.

Você pode ter uma ideia clara do que é a visão monocular quando tenta fechar um olho e ver qualquer objeto na frente do seu corpo.

Mais tarde, você pode fechar o outro olho e perceber que o objeto se move ligeiramente do seu ponto de vista.

Se acontecer de você tocar o objeto ao fazer isso, você pode ter dificuldade em alcançar o objeto exatamente como a profundidade do objeto não está bem definida dessa maneira.

Visão monocular – Fotos

Fonte: study.com/www.ucalgary.ca/chect.org.uk/www.wisegeek.org/theopticedge.com/www.definitions.net

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Filovírus

Filovírus

PUBLICIDADE Definição A febre hemorrágica filoviral está associada a múltiplas manifestações hemorrágicas, comprometimento hepático acentuado, coagulação intravascular …

Radiografia

PUBLICIDADE Radiografia é a arte e ciência do uso da radiação para fornecer imagens dos tecidos, …

Pielonefrite

PUBLICIDADE Pielonefrite é o termo médico para uma infecção nos rins. A pielonefrite é definida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.