Breaking News
Home / Saúde / Zumbido

Zumbido

PUBLICIDADE

Definição de zumbido

O zumbido é uma consciência do som nos ouvidos ou na cabeça, que não é de uma fonte externa. Existem muitos tipos diferentes de sons do zumbido.

Descrições comuns são que é um silvo, assobio, zumbido, zumbido ou anel. Ocasionalmente, podem ser segmentos de música. O tom pode ser alto ou baixo e o nível pode variar com o tempo.

O zumbido é uma condição física, experimentada como ruídos ou zumbidos nos ouvidos ou na cabeça quando não há ruído físico externo.

O zumbido geralmente é causado por uma falha no sistema auditivo; é um sintoma, não uma doença em si.

O que é Zumbido?

O zumbido é uma condição médica que é caracterizada por zumbidos, estalidos, tinidos, assobios ou ruídos de chiado no ouvido, apesar da falta de estímulos externos que possam criar esses sons.

Além de ser irritante, essa condição também pode ser um sintoma de problemas subjacentes mais preocupantes, como tumores, infecções ou perda auditiva. Os pacientes que apresentam sintomas devem consultar um médico para determinar qual é a causa e receber tratamento. Um médico pode não conseguir fazer o som desaparecer, mas ele ou ela pode ajudar os pacientes a controlá-lo.

Essa condição pode afetar um ou ambos os ouvidos, dependendo da causa.

A palavra vem do latim zumbido, ou “toque”.

Os seres humanos têm relatado casos de orelhas tocando por milhares de anos, e uma série de tratamentos do mundano ao bizarro foram tentados. Porque as causas dessa condição são tão variadas, também tem sido historicamente desafiador de tratar, e isso permanece verdadeiro hoje.

Existem tecnicamente dois tipos de zumbido.

A grande maioria dos casos é subjetiva, o que significa que apenas o paciente pode ouvir os sons.

Em outros casos, conhecido como zumbido objetivo, o médico também pode ouvir os ruídos quando examina o paciente.

Os dois tipos têm diferentes causas subjacentes e, embora o tipo objetivo seja às vezes tratável, o tipo subjetivo é muito mais intratável.

Zumbido
O zumbido nos ouvidos é um sintoma de um tímpano rompido

As causas comuns de zumbido incluem traumatismo craniano, danos às terminações nervosas do ouvido, canais bloqueados, infecções de ouvido e o uso de certos medicamentos prescritos.

Quando a causa é algo como um tumor ou obstrução do ouvido, a condição pode ser tratada removendo o item ofensivo.

Se a causa for medicação, o médico pode recomendar uma mudança de medicamento ou alterar a dosagem.

Coisas como danos nos nervos não são tão fáceis de tratar, infelizmente.

Um caso de zumbido também pode ser causado por dano temporário aos ouvidos, como exposição a uma explosão ou ruído alto semelhante, caso em que os sintomas desaparecem após um período de tempo.

Quando um paciente se queixa de zumbido, o médico geralmente realiza a triagem para eliminar causas como infecções sistêmicas, apenas para descartar quaisquer causas potenciais não observadas no exame físico. Em um caso em que um médico não pode eliminar a condição, o paciente pode aprender a administrá-lo. Muitos pacientes usam dispositivos de mascaramento, como ventiladores ou implantes de ouvido, para criar um ruído branco agradável. Os pacientes também são encorajados a gerenciar bem o estresse, já que o estresse parece estar ligado ao zumbido recorrente.

Tipos de zumbido

Existem dois tipos principais: zumbido subjetivo e objetivo.

Subjetivo: Isso pode ser ouvido apenas pela pessoa. É de longe o tipo mais comum de zumbido.

Objetivo: Isso pode ser ouvido por alguém que examina a pessoa e é muito incomum. Pode ser causada por uma variedade de efeitos físicos, como espasmos dos pequenos músculos do ouvido médio, anormalidades nos vasos sanguíneos ou aumento do fluxo sanguíneo para o ouvido.

Quais são as causas do zumbido?

Zumbido
Zumbido refere-se a um som de toque ouvido no ouvido sem uma fonte externa

O zumbido é classificado como um som de zumbido nos ouvidos.

Bastante comum, o zumbido afeta quase uma em cada cinco pessoas e geralmente ocorre quando as pessoas envelhecem.

Embora geralmente considerado chato, o zumbido geralmente não é grave e pode ser esclarecido.

As causas do zumbido geralmente incluem exposição a ruídos altos, reações a certos tipos de medicamentos ou doenças, e o processo normal de envelhecimento.

As causas do zumbido costumam estar relacionadas ao contato com sons altos. Quando um indivíduo é constantemente exposto a ruídos altos, os minúsculos pelos dentro da orelha podem dobrar ou até quebrar. Quando isso ocorre, os pequenos pelos enviam arbitrariamente impulsos elétricos ao cérebro, mesmo que nenhum som tenha sido detectado. Ao receber esses sinais, o cérebro decifra-os como ruídos de toque.

Outra causa comum de zumbido nos ouvidos é o envelhecimento, referido clinicamente como presbiacusia. À medida que as pessoas avançam em idade, os neurotransmissores chamados glicina se perdem, causando estragos nos neurônios do corpo. Esse caos faz com que os neurônios se manifestem inesperadamente, resultando em zumbido. A presbiacusia geralmente começa por volta dos 60 anos.

As causas do zumbido também podem estar associadas à ingestão de vários medicamentos. Medicamentos que podem causar zumbido incluem aspirina, quinina, diuréticos, medicamentos contra o câncer e antibióticos. Normalmente, quanto maior a dose, mais intenso o zumbido se torna.

O zumbido no ouvido geralmente cessa quando uma pessoa pára de tomar os medicamentos.

Zumbido
Em alguns casos, o zumbido pode ser causado pelo acúmulo de cera no ouvido interno

Quando o colesterol se acumula no corpo, particularmente em torno dos principais vasos sanguíneos perto do ouvido médio e interno, pode ocorrer zumbido. O acúmulo de colesterol e outros depósitos próximos ao ouvido faz com que os vasos sanguíneos vizinhos diminuam sua flexibilidade. Isso resulta no fluxo sanguíneo ao redor das orelhas tornando-se mais vigoroso, fazendo com que o indivíduo ouça um som de batida.

As causas do zumbido também podem estar relacionadas à orelha. Às vezes, acumula-se cera, e quando muito dela fica presa no ouvido, torna-se difícil removê-la naturalmente. Este aumento da cera resulta em perda auditiva ou irrita o tímpano, produzindo um ruído de toque. Além disso, quando os ossos dentro da orelha se tornam anormalmente mais rígidos, ela também afeta a audição e pode causar zumbido.

Certas condições médicas também podem trazer zumbido. O dano neurológico causado por uma lesão na cabeça ou no pescoço pode afetar os nervos auditivos, o ouvido interno ou o funcionamento relacionado à audição e produzir um som de zumbido no ouvido. Isso geralmente resulta em zumbido em apenas um ouvido.

Estresse e depressão também são condições que normalmente exacerbam o zumbido no ouvido. Distúrbios da articulação temporomandibular, localizados na mandíbula, também podem produzir espasmos musculares que resultam em zumbido.

Fonte: www.hearinglink.org/www.wisegeek.org/www.tinnitus.asn.au/www.hear-it.org/www.audiologymedicalservices.ie/www.nhs.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Viroides

PUBLICIDADE Definição Os viroides são os menores patógenos infecciosos conhecidos, constituídos apenas por um RNA circular …

Supernova

PUBLICIDADE Uma supernova é a explosão de uma estrela na qual a estrela pode atingir …

Animais Invertebrados

PUBLICIDADE Definição de Invertebrado Invertebrados são animais que não têm espinha dorsal. A coluna vertebral …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.